II Congresso Internacional Florense de Direito e Ambiente
                                                                                    - 23 a 25 de maio de 2012 - Caxias do Sul
PÁGINA INICIAL
O CONGRESSO
PROGRAMAS PARCEIROS
COMISSÃO CIENTÍFICA
FINALIDADES
EIXOS TEMÁTICOS
TRABALHOS APROVADOS
GRUPOS DE TRABALHO
PALESTRANTES
PROGRAMAÇÃO
INSCRIÇÃO
PERGUNTAS FREQUENTES
LOCAL
HOTÉIS
PATROCINADORES


Apresentação
A 2ª edição do Congresso Internacional Florense de Direito e Ambiente tem como tema central as discussões Preparatórias para a Rio+20, eis que o Rio de Janeiro sediará, de 13 a 22 de junho de 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), evento este comemorativo aos vinte anos da histórica Conferência do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992.

Os temas centrais da Rio+20 pautam-se na "economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza" e na "estrutura institucional do desenvolvimento sustentável". Sob este contexto, existe ampla expectativa, nacional e internacional, de que as discussões na cidade carioca constituam oportunidade única para a mobilização dos recursos políticos necessários para desenhar uma saída duradoura para a crise internacional, considerados os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

A CAPES, adiantada e diligente, em razão de seu caracterizado trabalho frente ao processo de desenvolvimento do país em relação a assimetrias, atribuindo destaque à promoção da interdisciplinaridade nas ações de pesquisa e projetos, bem como de internacionalização, participará, com significativo espaço, da programação oficial da Conferência das Nações Unidas no Brasil. Tendo elegido comissão específica para a elaboração de documento base a ser apresentado no evento (Portaria 11/2012-CAPES), avoca uma missão de responsabilidade social admirável. Para tanto, deverá contar com a colaboração de Programas de Pós-Graduação que estão sob sua égide, em especial da Área do Direito, que conta com diversos Cursos experientes em estudos e pesquisas sobre meio ambiente, e que há muito vêm discutindo a temática em nível internacional, em parceria com pesquisadores de Universidades estrangeiras.

O II Congresso Internacional Florense de Direito e Ambiente – Preparatório para a Rio+20, cuja primeira edição contou com a participação de mais de mil pesquisadores das questões ambientais, nacionais e estrangeiros, propõe-se, representando a colaboração da Área do Direito, a auxiliar neste processo, inclusive na coordenação de debates e compilação de propostas da Área.

Os Programas que trabalham com a causa constitucional e ambiental, e que tiverem interessados em aderir a esta proposta, sobretudo auxiliando na construção do documento que será entregue à comissão da CAPES para a Rio+20, poderão entrar em contato com o prof. Dr. Sérgio Augustin, coordenador do PPGDIR-UCS, por meio do endereço: sergioaugustin@gmail.com.

Promoção
Coordenação da Área do Direito – CAPES
Universidade de Caxias do Sul – UCS
Universidade de Fortaleza – UNIFOR
Universidade de Brasília – UnB
Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Comissão Organizadora
Martonio Mont’Alverne Barreto Lima - UNIFOR
Cláudia Rosane Roesler - UnB
Sérgio Augustin - UCS
Gina Vidal Marcílio Pompeu - UNIFOR
Paulo Márcio Cruz - UNIVALI
Enzo Bello - UCS
Mara de Oliveira - UCS
Maria de Fátima Schumacher Wolkmer - UCS
Letícia Gonçalves Dias Lima - Egressa do PPGDIR-UCS

Patrocínio
Fábrica de Móveis Florense Ltda.

Apoio
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Ministério do Meio Ambiente – MMA/Brasil

Informações
Telefone: (54) 3218-2759 – Secretaria do Mestrado em Direito da UCS
E-mail: sergio.augustin@ucs.br e eventosppgdirucs@gmail.com

Realização

 
Enviar por e-mail Imprimir a Página Atual
   UCS : Eventos Acadêmicos : II Congresso Inter... : PÁGINA INICIAL