IX ANPED SUL Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul
Apresentação
Local do Evento - Mapa
Newsletter
Programação Geral
Grupos de Trabalho
Programação dos GT's
Eventos Paralelos
FORPRED Sul
FEPAE Sul
VII Fórum de Secretários
ANFOPE Sul
Lançamento de Livros
Trabalhos Aprovados
Apresentação de Trabalhos
Trabalho Completo
Pôster
Inscrições
Comitê Científico
Organização do Evento
Hospedagem
Anais
Edições Anteriores


 

GT10 – Alfabetização, Leitura e Escrita
Coordenação - Felipe Gustsack – UNISC
Comitê Científico - Dóris Pires Bolzan – UFSM
Convidado para a Sessão Especial do GT - Adriana Dickel - UPF

Ementa
Considerando a importância da alfabetização, compreendida pelo conjunto de aprendizagens necessárias à leitura e à escrita, para a construção de conhecimentos e, portanto, para a educação como um todo, impõe-se como objetivo central deste Grupo de Trabalho discutir as questões da leitura e da escrita a partir das pesquisas e reflexões vinculadas à educação básica; uma vez que ainda estamos vivendo, em nossa região, grandes dificuldades quanto às definições de rumos da leitura e da escrita iniciais, especialmente a partir da implantação do ensino de nove anos e da progressão continuada como modalidade avaliativa.

Tal objetivo também se justifica ao levarmos em conta o fato de que estes temas emergem, muitas vezes, cercados de dúvidas pertinentes e até mesmo de alguns mitos que remetem às 'dificuldades de aprendizagem', à compreensão de que a 'reprovação ajuda' e até mesmo ao 'fracasso escolar', o que tem impactado os sistemas de ensino do estado e da região. Outro elemento importante para uma compreensão da complexidade desse tema é a questão do debate em torno dos métodos, assunto que tem pautado práticas e reflexões significativas entre educadores nos últimos anos. Corroboram, ainda, para destacar o objetivo acima apontado, o debate em torno das críticas que a Pós-Graduação em Educação vem sofrendo norteadas por seu alegado distanciamento em relação à educação básica, apesar da expansão da área do stricto sensu em educação nos últimos anos.

Pensamos que estas comparações e críticas merecem reflexões mais aprofundadas especialmente se considerarmos que são inúmeras as interfaces dos nossos Programas de Pós-Graduação com a Educação Básica. Afinal, uma grande parte de nossos pós-graduandos são professores nesse nível de ensino; desenvolvemos inúmeras ações e parcerias com redes, escolas e outras instâncias educativas da sociedade; realizamos pesquisas e intervenções em múltiplos contextos de aprendizagem. Sabemos, por fim, que os problemas e dificuldades que enfrentamos para o desenvolvimento das pesquisas em torno das aprendizagens da alfabetização, assim como aqueles que dizem respeito à Educação Básica dependem de fatores diversos que vão além de qualquer um desses dois níveis de ensino e das nossas possíveis intervenções, e, por isso mesmo, não podemos ignorar e/ou nos furtar ao seu debate.



           
 
Enviar por e-mail Imprimir a Página Atual
   UCS : Eventos Acadêm... : IX ANPED SUL 2... : Grupos de Trab... : Alfabetização, Le...