O ENADE é uma avaliação que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) conduzido pelo Ministério da Educação. Tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos que estão nas diretrizes curriculares de seus cursos de graduação.
A prova teórica é aplicada por ciclo avaliativo, que identifica os cursos a serem avaliados a cada ano. A partir de 2024, os cursos de licenciatura passaram a ser avaliados anualmente juntamente com a avaliação da prática. Em 2025, o curso de Medicina também será integrado ao processo de avaliação anual.
O Enade é componente curricular obrigatório para a conclusão do curso. Se você for estudante habilitado, precisa fazer o ENADE para conseguir solicitar a sua colação de grau.
Os estudantes habilitados serão informados sobre a sua inscrição para o ENADE.
A partir de 2025, o ENADE mudou o seu formato e será dividido em três provas diferentes. Confira as especificidades de cada uma das modalidades:
Procedimentos de competência do INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior
Portaria MEC Nº 840, de 24 de agosto de 2018
Procedimentos de competência do INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior - Alterações
Portaria MEC Nº 393, de 26 de maio de 2025
Diretrizes e regulamentos referentes ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE
Portaria MEC Nº 359, de 29 de maio de 2025
Dispõe sobre o ENADE de 2025 para os cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia, referentes ao ano I do ciclo avaliativo
Portaria MEC Nº 392, de 26 de maio de 2025
Diretrizes, procedimentos, prazos e demais aspectos relativos a edição do Enade 2025, a serem cumpridos pelo INEP e pelas IES
Edital N.º 57/25-INEP