História da Educação
|
“A ESCOLA” E A EDUCAÇÃO, UM PROJETO LIBERAL PARA O MAGISTÉRIO NO PARANÁ: PRIMEIRAS REFLEXÕES. |
PDF
|
|
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Maria Isabel Moura Nascimento |
|
|
TRAJETÓRIA E DISCURSOS EDUCATIVOS DO JORNALISTA E PROFESSOR RAUL RODRIGUES GOMES NA IMPRENSA PARANAENSE (1907-1975). |
PDF
|
|
Eliezer Felix de Souza |
|
|
A Estrutura das Escolas Municipais de Caxias do Sul de 1937 a 1945 |
PDF
|
|
Paula Cristina Mincato Roso |
|
|
VESTÍGIOS DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA NA CONSTRUÇÃO DA INFÂNCIA DO GRUPO ESCOTEIRO TANGARÁ DE CRICIÚMA (1963-1973) |
PDF
|
|
Cinara Lino Colonetti Bergmann |
|
|
A PROFESSORA E A EDUCAÇÃO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS: MEMÓRIAS DE VIDA E DOCÊNCIA (1940-1970) |
PDF
|
|
JOSÉ EDIMAR DE SOUZA, LUCIANE SGARBI SANTOS GRAZZIOTIN |
|
|
A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS, ETAPAS E ESCOLHAS NO TRABALHO DO HISTORIADOR. |
PDF
|
|
Alessandro Carvalho Bica |
|
|
Ensino de História e Narrativas Cinematográficas Subsidiando Consciências Históricas. |
PDF
|
|
Lara Rodrigues Pereira |
|
|
O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL IMPÉRIO: A RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO |
PDF
|
|
Rosilene Paiva Dias |
|
|
A apropriação de narrativas visuais do Brasil oitocentista no cotidiano escolar: proposições de um estudo em construção |
PDF
|
|
Alessandra Chaves Zen |
|
|
ENTRE HERANÇAS E ESCOLHAS: TRAJETÓRIA SOCIAL DA PROFESSORA EGLÊ MALHEIROS |
PDF
|
|
Maristela da Rosa, Norberto Dallabrida |
|
|
A INTRODUÇÃO DO MÉTODO LANCASTER NO BRASIL: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA |
PDF
|
|
André Paulo Castanha |
|
|
O EMBATE ENTRE A PEDAGOGIA TRADICIONAL E A EDUCAÇÃO NOVA: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA PRIMÁRIA CATARINENSE (1911-1945) |
PDF
|
|
Ana Paula da Silva |
|
|
PERCURSOS UNIVERSITÁRIOS DISTINTOS EM GÊNERO (DÉC. DE 1950) |
PDF
|
|
Leticia Vieira, Dayane Mezuram Trevizoli, Norberto Dallabrida |
|
|
FESTAS, RITUAIS CÍVICOS NO PROCESSO DE NACIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA DAS ESCOLAS ÉTNICAS DO PARANÁ |
PDF
|
|
Valquiria Elita Renk |
|
|
DO PROJETO À PRODUÇÃO GRÁFICA DA COLEÇÃO DIDÁTICA TAPETE VERDE (EDITORA GLOBO, DÉCADA DE 1970) |
PDF
|
|
Chris de Azevedo Ramil |
|
|
A relação formação geral - formação profissional no Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão: uma análise histórica a partir das políticas públicas (1968 e 2009). |
PDF
|
|
ODAIR JOSÉ SPENTHOF |
|
|
CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO E OS ANOS INICIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSM |
PDF
|
|
Carla Vargas Pedroso, Sandra Lucia Escovedo Selles |
|
|
Escola de Enfermagem Madre Justina Inês: profissionalização e ensino superior em Caxias do Sul - (1957 a 1967) |
PDF
|
|
Edlaine Almeida |
|
|
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA E ENSINO DE HISTÓRIA, APORTES DISCIPLINARES DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO COMPARADO |
PDF
|
|
Elaine Rodrigues |
|
|
AS REGRAS DE CIVILIDADE PRESCRITAS PELAS LIGAS DA BONDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO SUL DE SANTA CATARINA (1953-1970) |
PDF
|
|
Mariane Rocha Niehues |
|
|
TESTES ABC, ESCOLA NOVA E MÉTODO ANALÍTICO GLOBAL DE ALFABETIZAÇÃO |
PDF
|
|
Darlize Teixeira de Mello |
|
|
O Processo de Interiorização da Educação Superior Catarinense |
PDF
|
|
leticia carneiro carneiro aguiar |
|
|
Colégio Regina Coeli e a história da Educação no Município de Veranópolis |
PDF
|
|
Marina Matiello |
|
|
HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO MUNICÍPIO DE UNIÃO DA VITÓRIA NO ESTADO PARANÁ: 1956-1971 |
PDF
|
|
Roseli Vergopolan |
|
|
"Uma atividade de fixação e avaliação": orientações sobre o ditado escolar em cartilhas e livros de alfabetização (1900 - 1990) |
PDF
|
|
Sylvia Tavares Barum |
|
|
DISCURSOS DA MODERNIDADE NO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO |
PDF
|
|
Valeria Aparecida Schena |
|
|
Narrativas de memórias e a pesquisa em história da educação |
PDF
|
|
Regiane Cristina Custódio |
|
|
A SOCIALIZAÇÃO NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
PDF
|
|
Desire Luciane Dominschek Lima |
|
|
ESCOLA PÚBLICA PRIMÁRIA: A ÉGIDE CULTURAL REPUBLICANA NO DISCURSO OFICIAL DO PARANÁ (1920) |
|
|
Simone Carlos |
|
|
A ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TUNÁPOLIS, SC (1954-1974): EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E DOCENTES |
PDF
|
|
ISABEL SPIES, GABRIEL CITTON |
|
|
O GORJEIO DAS AVES : ALLE VÖGEL SIND SCHON DA... |
PDF
|
|
Maria Angela Peter da Fonseca, Elomar Antonio Callegaro Tambara |
|
|
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/CAMPUS SERTÃO: MEMÓRIAS DE UM EX-ALUNO, HOJE PROFESSOR |
PDF
|
|
Carla Verônica Diefenbach |
|
|
O CAMPO ESTATÍSTICO E A ESTRUTURAÇÃO DE ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DOS NÚMEROS DA EDUCAÇÃO NACIONAL |
PDF
|
|
Natalia Gil |
|
|
“UMA VITÓRIA DA MULHER PARANAENSE”: À FRENTE DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ |
PDF
|
|
João Paulo Souza Silva |
|
|
NOTAS SOBRE A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DA PROFESSORA SYDIA SANT’ANNA BOPP E SUA PRODUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS |
PDF
|
|
Mônica Maciel Vahl |
|
|
A INSPEÇÃO ESCOLAR NA MEMÓRIA DE PROFESSORES PRIMÁRIOS DE SANTA CATARINA (1930-1960) |
PDF
|
|
Raquel de Melo Giacomini |
|
|
O JORNAL O CARAPUCEIRO (1832-1845): O CARÁTER EDUCATIVO NA IMPRENSA DE PERNAMBUCO NO SÉCULO XIX |
PDF
|
|
Adriene Santanna |
|
|
Condorcet e a escola pública, laica, gratuita e universal |
PDF
|
|
Itamaragiba Chaves Xavier, Elomar Tambara |
|
|
AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR NA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS |
PDF
|
|
Dilmar Kistemacher |
|
|
Revista CHRONOS - "Tempo cronista" da Universidade de Caxias do Sul |
PDF
|
|
Eliana Gasparini Xerri |
|
|
COLÉGIO SANTA JOANNA D’ARC: UMA NARRATIVA HISTÓRICA ACERCA DA ESCOLA COMPLEMENTAR E DA PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DE RIO GRANDE/RS |
PDF
|
|
Rita Grecco dos Santos, Francisco Furtado Gomes Riet Vargas, Elomar Callegaro Tambara |
|
|
O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
PDF
|
|
Rodrigo Augusto de Souza |
|
|
A CIVILIDADE COMO PEDAGOGIA DO COMPORTAMENTO |
PDF
|
|
Paula Carolina Teixeira Marroni, Divania Luiza Rodrigues |
|
|
LEI SARAIVA (1881): O ANALFABETISMO É UM PROBLEMA NACIONAL |
PDF
|
|
Michele de Leão |
|
|
REFLEXÕES SOBRE O COTIDIANO DAS RESIDÊNCIAS ESTUDANTIS DE ESCOLAS AGROTÉCNICAS FEDERAIS |
PDF
|
|
Antonio Carlos Espit |
|
|
A ARTE DE LER: UMA ANÁLISE ENTRE HUGO DE SAINT VICTOR E A EDUCAÇÃO |
PDF
|
|
Ana Paula dos Santos Viana, Flávio Rodrigues Oliveira |
|
|
Uma leitura das charges de Claudius Ceccon no Livro Didático “Brasil Vivo”. |
PDF
|
|
Aparecida França Villwock, Silvana de Araújo Vaillões |
|
|
DISCURSOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ: PAULO DE TARSO E EUSÉBIO DE CESARÉIA |
PDF
|
|
Terezinha Oliveira |
|
|
O CONCEITO DE HÁBITO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE MÍDIA E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA |
PDF
|
|
Lais Boveto, Rafael Henrique Santin |
|
|
Meninas no Colégio Militar de Porto Alegre |
PDF
|
|
Patrícia Rodrigues Augusto Carra |
|
|
O PROCESSO CIVILIZADOR SEGUNDO NORBERT ELIAS |
PDF
|
|
Osmar Nascimento de Oliveira, Terezinha Oliveira |
|
|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A EXPANSÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO OESTE DO PARANÁ (1970-1980) |
PDF
|
|
MARIA VALDENY FERREIRA GOMES |
|
|
A DIMENSÃO CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIOGRANDENSE DE PROFESSORES (DOS ANOS 30 AOS ANOS 70) |
PDF
|
|
Sergio Ricardo Pereira Cardoso |
|
|
HIstórisa da implantação da Escola Luterana Concórdia de Marechal Cândido Rondon (1955-1969) no contexto da colonização do Oeste Paranaense |
PDF
|
|
rodrigo pinto andrade, Cézar Alencar Arnaut de Toledo |
|
|
A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO EUGÊNICO NA CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA ORGANIZADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL NA DÉCADA DE 1930 |
PDF
|
|
Eduarda Maria Schneider, Fernanda Aparecida Meglhioratti |
|
|
UM CURRÍCULO PARA OS FILHOS DOS IMIGRANTES ALEMÃES NA DÉCADA DE SETENTA: MEMÓRIAS DE ENTRE RIOS/PR |
PDF
|
|
Manuela Pires Weissböck Eckstein, Solange A. de Oliveira Collares |
|
|
SOBRE A ESTÉTICA DA EXPERIÊNCIA E DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA DE WALTER BENJAMIN |
PDF
|
|
Luciana Haddad Ferreira |
|
|
A PRODUÇÃO DIDÁTICA DA PROFESSORA MARIA DE LOURDES GASTAL E A REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL. |
PDF
|
|
Cícera Marcelina Vieira |
|
|
A educação holística de Ellen White: Sitz im Leben e apontamentos iniciais |
PDF
|
|
Fábio Augusto Darius, Rebeca Pizza Pancotte |
|
|
A PRODUÇÃO DE MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE 1930 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO OS ELEMENTOS QUE ESTRUTURAM E ORGANIZAM OS OBJETOS PARA SUBSIDIAR OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
|
Roberlayne Borges Roballo |
|
|
CONCEPÇÕES DE “CORPO” NA EDUCAÇÃO FÍSICA: APONTAMENTOS HISTÓRICOS |
PDF
|
|
Telma Adriana Martineli, Keros Gustavo Mileski |
|
|
PRÁTICAS ESCOLARES: ENTRE O “TRADICONAL” E O “MODERNO” PENSAMENTO ESCOLANOVISTA |
PDF
|
|
Thais Bento Faria |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .