Formação de Professores
|
A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSSOS FORMATIVOS E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA |
PDF
|
|
Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Adriana Martins Figuera |
|
|
A PROPOSTA DO EDUCAR COM PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES |
PDF
|
|
Regiane müller freiberger, Neusi Aparecida Navas Berbel |
|
|
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CRISES NA FORMAÇÃO OU FORMANDOS EM CRISES? |
PDF
|
|
Andréia Guilhen Pinto |
|
|
CONHECIMENTOS MEDIADOS NA ARTICULAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
PDF
|
|
Sandra Maria Wirzbicki, Lenir Basso Zanon, Clarinês Hames |
|
|
QUERO SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: o interesse de licenciados em Educação Física |
PDF
|
|
SUSANA SCHNEID SCHERER |
|
|
A CONSTRUÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS A INCLUSÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES DE MONTENEGRO/RS |
PDF
|
|
Glaé Corrêa Machado |
|
|
As miríades possíveis do desempoderamento docente no cotidiano escolar |
PDF
|
|
janaina boniatti bolson |
|
|
PROFESSORES INICIANTES: LOCALIZANDO ASPECTOS DE SUA TRAJETÓRIA NAS TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES DE 2004 A 2010 |
PDF
|
|
Marinice Souza Simon |
|
|
A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS BRASILEIRAS |
PDF
|
|
Leila Adriana Baptaglin |
|
|
A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTÁGIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: OBSERVAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES |
PDF
|
|
Simone Portella Teixeira de Mello, Luciana Martins Teixeira Lindner |
|
|
A tríade alfabetização-letramento-imaginação na formação de professores |
PDF
|
|
Paloma Dias Silveira, Simone Maggioni |
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: OS JOGOS TEATRAIS COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
PDF
|
|
Thais Philipsen Grutzmann |
|
|
CLASSE MULTISSERIADA E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS DE UMA PROFESSORA DO CAMPO |
PDF
|
|
DÉBORA DE LIMA VELHO JUNGES |
|
|
Estágio como espaço de aprendizagem profissional da docência no curso de Pedagogia |
PDF
|
|
Aline Tamires Kroetz Ayres Castro, Sueli Salva |
|
|
PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DOS EGRESSOS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC |
PDF
|
|
Mônica Piccione Gomes Rios, Lucivani Gazzóla, Ortenila Sopelsa |
|
|
A DIMENSÃO BIOGRÁFICA DO CORPO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RELATO DE DOIS EXPERIMENTOS DE PESQUISA |
PDF
|
|
Andrisa Kemel Zanella |
|
|
Seja um professor: o dizer dos docentes de um curso de Pedagogia |
PDF
|
|
Fabiola Ponzoni Balzan, Regina Maria Varini Mutti |
|
|
Professor pesquisador na visão do acadêmico de licenciatura |
PDF
|
|
Marly Krüger de Pesce |
|
|
A FORMAÇÃO na DOCÊNCIA: processos que tecem trajetórias no Ensino Superior |
PDF
|
|
Rejane Cavalheiro |
|
|
MOTIVAÇÕES, EXPERIÊNCIAS INICIAIS E DESAFIOS: O QUE EXPRESSAM OS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES? |
PDF
|
|
Beatriz Atrib Zanchet, Maurício Vitoria Fagundes, Helenara Facin |
|
|
ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO DE VALORES MORAIS E ÉTICOS NA ESCOLA E PCNS: ESTADO DA ARTE E ALGUMAS IMPLICAÇÕES |
PDF
|
|
Deborah Karla Calegari Alves |
|
|
FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES QUE ATUAM NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA |
PDF
|
|
Ricardo Siewerdt |
|
|
DO REGISTRO REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA AO ATO DE RECONHECER-SE COMO PRODUTOR DE CONHECIMENTOS |
PDF
|
|
João Barros Silva, Tatiane Costa Leite, Maura Heberle, Mari Margarete dos Santos Forster |
|
|
GOVERNAMENTALIDADE E ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: implicações sobre a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente |
PDF
|
|
Raquel Fröhlich |
|
|
Formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente |
PDF
|
|
Marciele Stiegler Ribas, Solange Toldo Soares |
|
|
Concepções de estágio e aprendizagem da docência: O que escrevem acadêmicos-estagiários de Ciências Biológicas |
PDF
|
|
Katiane de Almeida Gonçalves, Igor Daniel Martins Pereira |
|
|
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E A FUNÇÃO DA ESCOLA-CAMPO DE ESTÁGIO DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
PDF
|
|
Cândida Maria de Sousa Custodio |
|
|
A INTEIREZA DO SER: UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR NA AUTOFORMAÇÃO DE EDUCADORES |
PDF
|
|
Izabel Cristina Feijó de Andrade |
|
|
O ofício docente: da ação à interação comunicativa |
PDF
|
|
Nilson Carlos da Rosa |
|
|
ESCOLA E UNIVERSIDADE: A UNIÃO CAPAZ DE RESSIGNIFICAR NOVAS FORMAS À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES |
PDF
|
|
Indiara Rech, Caroline Ferreira Brezolin, Valeska Maria Fortes de Oliveira |
|
|
DOCÊNCIA REFLEXIVA NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSO DIALÓGICO DE REELABORAÇÃO DOS SABERES |
PDF
|
|
Maria Dinora Baccin Castelli |
|
|
Pesquisa e Seminários: ferramenta metodológica na formação do pedagogo pesquisador |
PDF
|
|
Mara dos Santos Neves |
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA NÃO FORMAL ONLINE: REGIÕES DE APRENDIZ@GENS |
PDF
|
|
Srª Maria Cristina Schefer, Karine dos Santos, Wanderléa Pereira Damasio |
|
|
LEITURA E GÊNEROS DE DISCURSO: ENTRE O CONHECIMENTO E AS ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA |
PDF
|
|
LEANDRO SIQUEIRA PALCHA |
|
|
QUEM É O “BOM PROFESSOR” UNIVERSITÁRIO? ESTUDANTES E PROFESSORES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DIZEM QUAIS SÃO AS (IDEAIS) QUALIDADES DESTE PROFISSIONAL |
PDF
|
|
Suzana Schwartz, Zoraia Aguiar Bittencourt |
|
|
O ESTÁGIO CURRICULAR NO PROCESSO FORMATIVO DE FUTURAS EDUCADORAS |
PDF
|
|
Jeruza da Rosa da Rocha, Simone Barreto Anadon |
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA AÇÃO REFLEXIVA |
PDF
|
|
Alessandra Daniela Buffon, Gisele Palma |
|
|
Digam-me quem vocês são? Marcadores sociológicos e pedagógicos de acadêmicos/as em estágio curricular |
PDF
|
|
Marta Nörnberg |
|
|
O ESTÁGIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES |
PDF
|
|
Luana Rosalie Stahl |
|
|
AS REPERCUSSÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
PDF
|
|
Andressa Wiebusch, Nara Vieira Ramos |
|
|
Para pensar as pesquisas sobre formação de professores e os saberes docentes |
PDF
|
|
Martha Luci Sozo |
|
|
O PAPEL ATRIBUÍDO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
|
Rosemara Perpetua Lopes, Monica Fürkotter |
|
|
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: NOVAS POLÍTICAS PARA VELHAS PRÁTICAS! |
PDF
|
|
Flávia Fernanda Costa |
|
|
UMA METODOLOGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
|
Giovanna Beatriz Kalva Medina, Evelise Maria Labatut Portilho |
|
|
Música e desenvolvimento infantil:reflexões sobre a formação do professor |
PDF
|
|
Cleudet de Assis Scherer |
|
|
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM RELATO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENCONTRADAS NOS ANAIS DA ANPED E DO ENDIPE |
PDF
|
|
Taniamara Vizzotto Chaves |
|
|
ENTRE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS IMPRESSÕES DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL |
PDF
|
|
Helenise Sangoi Antunes, Cinthia Cardona de Ávila, Graziela Franceschet Farias, Thaís Virgínea Borges Marchi |
|
|
A FORMAÇÃO DO AUTOR DO LIVRO DIDÁTICO DO PNLD |
PDF
|
|
SIMONE REGINA MANOSSO CARTAXO |
|
|
APRENDIZAGEM DOCENTE DOS FUTUROS PEDAGOGOS JUNTO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) |
|
|
Fernanda Figueira Marquezan |
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO |
PDF
|
|
Lidiane Gonzaga Chiare, Rita Buzzi Rausch |
|
|
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO SOB A ORIENTAÇÃO DE DOCUMENTOS ELABORADOS NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: DA NECESSIDADE DE CONTINUAR O DEBATE |
PDF
|
|
Alessandra Peternella, Maria Terezinha Bellanda Galuch |
|
|
Bullying: um desafio para a formação de professores |
PDF
|
|
Maria Lourdes Gisi |
|
|
PROFESSORES INICIANTES: NARRATIVA COMO EXPERIÊNCIA DE CONSTITUIÇÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA |
PDF
|
|
Marciene Aparecida Santos Reis |
|
|
Gritos de indignação que ressoam desde o século XIX no ensino de arte brasileiro |
PDF
|
|
Jaci Aico Kussakawa |
|
|
Metodologias de pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008 |
PDF
|
|
Eduardo Alvarado Prada, Andrea Maturano Longarezi |
|
|
Formação de Profesores: partilha de saberes e vivências comunicacionais |
PDF
|
|
Lourdes Helena Rodrigues dos Santos |
|
|
TRANSFORMAÇÃO E FORMAÇÃO: POR UMA ÉTICA PLANETÁRIA |
PDF
|
|
Ricardo Tescarolo |
|
|
A heterogeneidade enunciativa: um entrelugar |
PDF
|
|
CARLA CALLEGARO CORREA KADER Kader |
|
|
Refletindo as dimensões presentes nos Diários de Aula das professoras de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
PDF
|
|
Dirce Hechler Herbertz |
|
|
SUPERANDO (IN)SEGURANÇAS NO INÍCIO DE CARREIRA DOCENTE |
PDF
|
|
Elizabete Lyra Paganini |
|
|
RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA: A (RE) DESCOBERTA DA MEMÓRIA E DA IDENTIDADE NA ESCOLA E SUAS INTERFACES NA FORMAÇÃO DOCENTE |
PDF
|
|
Alessandro Carvalho Bica, Maria Janine Dalpiaz Reschke |
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO |
PDF
|
|
Maristela Rosso Walker, Nelci Aparecida Zanette Rovaris |
|
|
O ENSINO DA GRAMÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: ALGUMAS REFLEXÕES |
PDF
|
|
Simone Viapiana |
|
|
Saberes necessários à prática pedagógica dos professores de Educação Profissional e Tecnoloógica de uma Universidade Tecnológica Federal |
PDF
|
|
Nelci Aparecida Zanette Rovaris |
|
|
OS SABERES MOBILIZADOS PELO BOM PROFESSOR NA VISÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE DIREITO |
PDF
|
|
Adilson José Ribeiro, Rita Buzzi Rausch |
|
|
DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE DUAS PROFESSORAS DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS PARA OS SENTIDOS DE SUCESSO DE SUAS PRÁTICAS |
PDF
|
|
Helena Beatriz Mascarenhas de Souza |
|
|
A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS INTERPSICOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA E DA CAPACIDADE DE CONTROLE SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA |
PDF
|
|
Clarice Vaz Peres Alves, Rafael Fonseca de Castro |
|
|
AÇÕES DE EDUCAÇÃO CONTINUADA: interesse das Instituições na autoformação de seus professores numa perspectiva de uma Educação para a Inteireza? |
PDF
|
|
Leda Lisia Franciosi Portal |
|
|
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS-GEPEFE: ESPAÇO DE INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
PDF
|
|
Silvia Christina Madrid Finck |
|
|
SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO: A VIVÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA |
PDF
|
|
Carlos Augusto Candêo Fontanini, Carlos Augusto Candeo Fontanini |
|
|
O “PROFESSOR-ALVO” OU O MITO DO “BOM PROFESSOR”: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO |
PDF
|
|
Matheus Trindade Velasques |
|
|
Gestores Escolares e Formação Centrada na Escola: a rede municipal de Presidente Prudente |
PDF
|
|
Simone Conceição Pereira Deák |
|
|
ALGUNS DISCURSOS DA PEDAGOGIA EM ANÁLISE: CIÊNCIA MODERNA E REDUPLICAÇÃO DO HOMEM |
PDF
|
|
Paula Corrêa Henning, Barbara Hees Garré |
|
|
Texto Completo Identificado |
PDF
|
|
Caroline Ramos Barros |
|
|
Um estudo narrativo sobre saberes na contemporaneidade |
PDF
|
|
Róger Albernaz Araujo, Janerlete de Lima Peres, Elisa dos Santos Athaides, Nathana de Mattos Serrat, Livian Lino Netto |
|
|
GESTÃO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO PARANÁ |
PDF
|
|
marcia rakel grahl dal forno, Naura Syria Carapeto Ferreira, Daniel Markowicz |
|
|
ANÁLISE DO DISCURSO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO PROGRAMA PARFOR: PERSPECTIVAS EM MEIO ÀS TEORIAS DO CURRÍCULO |
PDF
|
|
Luiza Gabriela Razêra de Souza, Moisés Alves de Oliveira |
|
|
Formação de Professores na Educação Básica:humanização e cidadania na escola |
PDF
|
|
camila da rosa parigi |
|
|
MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA: INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA |
PDF
|
|
Lucas Visentini, Carina de Souza Avinio, Carmem Elisete Gabbi, Cristiane Montanini, Laís Viera Trevisan, Silvana Tabarelli Kaminski |
|
|
A VOZ DOS PROFESSORES DE UMA IES PÚBLICA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA TRAJETÓRIA FORMATIVA E IDENTITÁRIA |
PDF
|
|
Andréia de Mello Buss de Castro, Luana Rosalie Stahl |
|
|
A ESCRITA (AUTO)BIOGRÁFICA: CAMINHO REFLEXIVO SOBRE TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO |
PDF
|
|
Bernadete Moreira Kroeff |
|
|
Ouvindo Coisas: Transmutando o formato clássico dos eventos para uma formação mais sensível |
PDF
|
|
Nátali Dezordi Fortes |
|
|
A DIDÁTICA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO/PRÁTICA DE ENSINO: DADOS INICIAIS DE UMA PESQUISA COM EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA |
PDF
|
|
Roseli Fatima Pilonetto, Roseli Pilonetto |
|
|
As contribuições de Hans-Georg Gadamer para a Formação de Professores |
PDF
|
|
Marlene ROZEK |
|
|
OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE |
PDF
|
|
MAria Cristina Kogut |
|
|
Uma questão profissional: A identidade do professor enfermeiro |
PDF
|
|
Débora Furlanetto, Marina Patricio De Arruda |
|
|
PARFOR: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CARREGADO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS A CONSTITUIR O SER E O FAZER DOCENTE |
PDF
|
|
Deise Costa Prates |
|
|
RELATOS DE DISCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PUCRS CAMPUS URUGUAIANA SOBRE SUA FORMAÇÃO |
PDF
|
|
Marcio Alessandro Baez |
|
|
CURSO DE PEDAGOGIA: ESPAÇO DE RECONVERSÃO DO PROFESSOR EM SUPERPROFESSOR |
PDF
|
|
Jocemara Triches, Olinda Evangelista |
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: FRONTEIRAS ENTRE A PRODUÇÃO DO ENSINO/PESQUISA E A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
|
MARISTELA FERRARI RUY GUASSELLI |
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROPOSIÇÕES E REFLEXÕES NO CONTEXTO DO FOPE/PRODOCENCIA E DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA |
PDF
|
|
Adriana Regina Santos |
|
|
A CONSTITUIÇÃO DE UM “LUGAR” DE FORMAÇÃO AO FORMADOR DE PROFESSORES |
PDF
|
|
Kelly Cristina Ducatti-Silva |
|
|
A FORMAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS, OUSADIA E SABERES |
PDF
|
|
Olmira Bernadere Dassoler, Denise Maria Soares Lima |
|
|
PROFESSOR TUTOR: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE SI E DO OUTRO |
PDF
|
|
Lauren Hundertmarck Minato |
|
|
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA EDUCAÇÃO RURAL: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA CASA FAMILIAR RURAL DE FREDERICO WESTPHALEN |
PDF
|
|
cleber renato zortea |
|
|
RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO |
PDF
|
|
Denise Puglia Zanon, KELLY CRISTINA DUCATTI-SILVA |
|
|
Práticas de ensino e de pesquisa no estágio supervisionado e a formação do pedagogo |
PDF
|
|
Marilia Marques Mira |
|
|
Formação continuada de professores e reunião pedagógica: construindo um estado de conhecimento |
PDF
|
|
Grasiela Zimmer Vogt |
|
|
PRECONCEITO OU DESPREPARO? Uma investigação acerca da percepção dos docentes de Pedagogia sobre formação de professores na modalidade EAD |
PDF
|
|
Lucia M M Giraffa, Carla Netto |
|
|
PARFOR E AS INICIATIVAS DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NO ESTADO DE SANTA CATARINA |
PDF
|
|
Franciela Mara Córdova Ransolin |
|
|
A Criação de Universidades no Brasil e a Formação de Professores de Matemática |
PDF
|
|
Denise Therezinha Rodrigues Marques Wolski |
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES E ENTENDIMENTOS DE PROFESSORES DE UM CURSO DE HOTELARIA |
PDF
|
|
Marcelo Oliveira da Silva |
|
|
LICENCIATURA E ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. |
PDF
|
|
Flavia Wegrzyn Martinez, Susana Soares Tozetto |
|
|
USO DE ÁLCOOL POR JOVENS MULHERESE E SEXO NÃO SEGURO: TEMAS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
|
Luana Dallo, Graziela Vanessa Parreira, Raul Aragão Martins |
|
|
REPRESENTAÇÕES EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA |
PDF
|
|
Srt.ª Verginia Batista |
|
|
RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO PARA O PROEJA |
PDF
|
|
Marcia Isabel de Vargas Benaduce |
|
|
EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Narrativas docentes em pauta. |
PDF
|
|
Milena Aragão, Lúcio Kreutz |
|
|
DES/CONTINUIDADES NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: QUE FORMAÇÃO? QUAL/IS CONCEPÇÃO/ÇÕES DE PROFESSOR/ES? |
PDF
|
|
Tiago Locatelli |
|
|
: PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PARA SI E O OUTRO: MEMÓRIAS EM MOSAICOS DE (AUTO)FORMAÇÃO? |
PDF
|
|
Denise Aquino Alves Martins |
|
|
A hora atividade como processo de formação continuada |
PDF
|
|
cristhyane ramos haddad, Cristhyane Ramos Haddad, Daniel Vieira Silva |
|
|
OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE TARDIF E GAUHIER: CONRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DE PESQUISA SOBRE OS SABERES DOCENTES NO BRASIL |
PDF
|
|
Aliana Anghinoni Cardoso, Mauro Augusto Burkert Del Pino, Caroline Lacerda Dorneles |
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PEDAGOGOS A PARTIR DA REFORMA EDUCACIONAL DOS ANOS DE 1990: REFLEXOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA? |
PDF
|
|
Solange Toldo Soares |
|
|
A EMERGÊNCIA DA ANÁLISE DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PESQUISAS AFINS |
PDF
|
|
Carla Regina Calone Yamashiro, Yoshie Ussami Ferrari Leite |
|
|
POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DO PIBID ENQUANTO POLÍTICA DE PROMOÇÃO E VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE |
PDF
|
|
Silvia Regina Canan |
|
|
Novos olhares à Pedagogia |
PDF
|
|
jaqueline menezes Poças |
|
|
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO EM EAD NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE SANTA CATARINA |
PDF
|
|
zuleide demetrio minatti, Nilson Thomé |
|
|
O SENTIDO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSOR PRESENTE NOS LICENCIANDOS |
PDF
|
|
Marilisa Bialvo Hoffmann, Patricia Caldeira Tolentino |
|
|
A formação docente no contexto do Ensino Superior |
PDF
|
|
Maristela Pedrini |
|
|
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ESPECIALISTAS DA ÁREA DA SURDOCEGUEIRA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE |
PDF
|
|
Shirley Alves Godoy, Celia Regina VITALIANO, Rozi Terra Fabri |
|
|
HORIZONTES DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA DOCENTE |
PDF
|
|
Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, Jaqueline Ritter-Pereira, Tiago Anderson Brutti, Otavio Aloisio Maldaner |
|
|
SABERES PEDAGÓGICOS E A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR: O que expressam acadêmicos em estágio dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas |
PDF
|
|
Igor Daniel Martins Pereira, Marta Nörnberg |
|
|
Pensando a formação de professores pela perspectiva grupal: significações imaginárias de participantes de um grupo de pesquisas |
PDF
|
|
Caroline Ferreira Brezolin, Indiara Rech, Valeska Maria Fortes de Oliveira |
|
|
A PESQUISA SOBRE O LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL: CONTEXTO, CARACTERIZAÇÃO E REFERENCIAIS DE ANÁLISE NO PERÍODO 1999-2010 |
PDF
|
|
RUBIA EMMEL, Maria Cristina Pansera-de-Araújo |
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES ENFOQUES E ALGUMAS CONTRADIÇÕES |
PDF
|
|
Roberta Negrão Araújo, Silvia Alves dos Santos, Júlia Malanchen |
|
|
AS COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS FORMATIVAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS DE UMA IES FEDERAL A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE SEUS ESTUDANTES |
PDF
|
|
camila fleck dos santos, Andréia de Mello Buss de Castro |
|
|
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM UM TERRITÓRIO CONTESTADO |
PDF
|
|
Karine Fiorio, Vanessa Bellani Lyra |
|
|
OS ENCONTROS SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA COMO ESPAÇOS DE INTERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUA E CONTINUADA DOS PROFESSORES DA ESCOLA |
PDF
|
|
Taíse Ceolin, Maria Cristina Pansera de Araújo |
|
|
Aspectos reflexivos sobre a formação de professores e sua atualização permanente no Paraná: considerações preliminares sobre o PIBID e o PDE. |
PDF
|
|
DANIEL SOCZEK |
|
|
A experiência do professor com livros didáticos |
PDF
|
|
Rosane de Fátima Batista Teixeira |
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE DE GRUPO DE ESTUDOS: REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE |
PDF
|
|
Andréia Veridiana Antich, Mari Margarete dos Santos Forster |
|
|
FORMAÇÃO PERMANENTE: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE |
PDF
|
|
Rogéria Novo Silva, Priscila Monteiro CHAVES, Gomercindo GHIGGI |
|
|
A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E DA BIOLOGIA NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO PARANÁ |
PDF
|
|
Vinícius Colussi Bastos, Bettina Heerdt, Irinéa de Lourdes Batista |
|
|
GESTÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES EM BUSCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CANOAS. |
PDF
|
|
Elisângela Krafchinski Trentin |
|
|
ORGANIZANDO CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A PARTIR DE TRAJETÓRIAS PERSONALIZAVEIS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES |
PDF
|
|
Pricila Kohls dos Santos, Lucia Maria Martins Giraffa |
|
|
A DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS: EXPERIÊNCIA DOS GRADUANDOS. |
PDF
|
|
Josiane Facundo de Almeida, Célia Regina Vitaliano |
|
|
Futuros professores: representações discentes da docência |
PDF
|
|
Dirce Moraes Foletto Moraes |
|
|
TRABALHO DOCENTE: DESDOBRAMENTOS E NOVOS RUMOS PARA A FORMAÇÃO |
PDF
|
|
IEDA MARIA KLEINERT CASAGRANDE, ETIANE FAGUNDES BRAGA BALSAN |
|
|
MUNDO INTERNO E MUNDO EXTERNO: ESPAÇOS CONSTITUTIVOS DO PROFESSOR-ORIENTADOR? |
PDF
|
|
Mirian Haubold Barbosa, Silvia Isaia |
|
|
É POSSÍVEL FAZER A DIFERENÇA? FAÇA DISTO UMA MOTIVAÇÃO! |
PDF
|
|
Daiane da Silva Freitas, Cristhianny Bento Barreiro |
|
|
Avaliação da Aprendizagem na Formação de Professores: estão os futuros professores preparados para avaliar? |
PDF
|
|
Flávia Renata Pinto Barbosa |
|
|
A (re) construção dos saberes docentes na perspectiva da autonomia pedagógica |
PDF
|
|
Marlize Dressler |
|
|
Práticas Pedagógicas de Letramento: uma visão ideológica |
PDF
|
|
Silvania Faccin Colaço |
|
|
COM A PALAVRA O PROFESSOR: O QUE OS DOCENTES TÊM A DIZER SOBRE EVENTOS DE FORMAÇÃO |
PDF
|
|
Cristhianny Bento Barreiro, Jose Mabel Pereira Lopes das Neves |
|
|
Um Olhar sobre o Pensar a Prática |
PDF
|
|
Carmen Rosane Bozzetti Rodrigues |
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES: TEMÁTICA NOS TRABALHOS DA ANPED NO PERÍODO DE 2008- 2010 |
PDF
|
|
Claudia Martins Leirias |
|
|
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COMO POTENCIALIZADOR DA FORMAÇÃO DO SUJEITO POLÍTICO |
PDF
|
|
Berenice Lurdes Borssoi |
|
|
Os cursos de Formação de Professores no Instituto Federal do Rio Grande do Sul: algumas considerações iniciais |
PDF
|
|
Ângela Flach |
|
|
A COMUNICAÇÃO, A PARTILHA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
|
Tania Esperon Porto, Lourdes Rodrigues dos Santos, Maristani Polidori Zamperetti |
|
|
EDUCAÇÃO RURAL E DIREITOS HUMANOS: NARRATIVAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA. |
PDF
|
|
Thaís Virgínea Borges Marchi, Helenise Sangoi Antunes |
|
|
Formação continuada de professores municipais: Análise da experiência do Rio Grande do Sul |
PDF
|
|
Marta Luz Sisson de Castro |
|
|
FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR |
PDF
|
|
Luiz Gonzaga Melo, Silvia Christina Madrid Finck |
|
|
CONHECENDO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OUTRA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL? |
PDF
|
|
Carmem Lúcia Lascano Pinto, Ires de Oliveira Furtado, Ivana Krüger Tuchtenhagen, Vinícius Nizoli Becker |
|
|
FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: A ATIVIDADE DOCENTE DE ESTUDO E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA |
PDF
|
|
Gislaine A. R. da Silva Rossetto, Srta. Leila Adriana Baptaglin |
|
|
CIDADANIA LEGAL: DESAFIO E ENFRENTAMENTO DA FORMAÇÃO DE |
PDF
|
|
Neusa Maria Zangelini |
|
|
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UM DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
PDF
|
|
Marja Leao Braccini |
|
|
ALGUNS INDÍCIOS NA FORMAÇÃO DA PROFESSORA-POETA THEREZINHA LUCAS TUSI |
PDF
|
|
Janine Bochi do Amaral |
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES e PROFISSIONALIDADE DO PROFESSOR INICIANTE: O QUE DIZEM OS TEXTOS APROVADOS NA ANPED SUL, EM 2010 |
PDF
|
|
Romilda Teodora Ens, Sueli Pereira Donato |
|
|
Sabedoria Oriental na Formação de Educadores: uma narrativa de pesquisadora |
PDF
|
|
Rita Tatiana Cardoso Erbs |
|
|
PRINCÍPIOS NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOCENTE |
PDF
|
|
Vilisa Rudenco Gomes |
|
|
Políticas e representações sociais de professores da escola báisca sobre o bullying |
PDF
|
|
Jociane Emídia Silva Geronasso |
|
|
A competitividade na docência do ensino superior |
PDF
|
|
ilciane maria sganzerla |
|
|
O PROGRAMA PARA REFORMA EDUCACIONAL NA AMÉRICA LATINA E CARIBE (PREAL) E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL NA DÉCADA DE 90 |
PDF
|
|
Adriana da Cunha Werlang, Edaguimar Orquizas Viriato |
|
|
FORMAÇÃO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR: NOVAS PRIORIDADES PARA AS LICENCIATURAS A PARTIR DO PIBID |
PDF
|
|
Márcia Marlene Stentzler |
|
|
PERCURSOS E IDENTIDADES DOCENTES: UM ESTUDO SOBRE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA |
PDF
|
|
Sônia Regina Fernandes, Idorlene da Silva Hoepers, Márcia Cristina Taborda Fonseca |
|
|
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE CURSOS BACHARELADOS DE UMA IES PÚBLICA |
PDF
|
|
Maria Consoladora Parisotto Oro |
|
|
O EDUCADOR BRASILEIRO E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE |
PDF
|
|
Marta Maria Simionato |
|
|
A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS ESTADUAIS NO INTERIOR DE MT: EFEITOS DE SENTIDOS NO DISCURSO DOS PROFESSORES |
PDF
|
|
CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS |
|
|
UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DAS TECNOLOGIAS CULTURAIS MIDIÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO |
|
|
Elvio Carvalho |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .