Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

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INOVAÇÃO FRUGAL EM AMBIENTES CORPORATIVOS: UM ESTUDO SOBRE MINIMERCADOS E O ALINHAMENTO COM O EIXO SOCIAL DO ESG, NA PERSPECTIVA DE GESTORES
Marlei Salete Mecca, Franco Marcelo Oliveira, Isadora Rizzon de Vargas, Carolina Rizzon da Silva

Última alteração: 2025-09-29

Resumo


Diante da crescente exigência por práticas empresariais sustentáveis, este estudo tem como objetivo examinar, sob a perspectiva de gestores, a implementação de minimercados em ambientes corporativos como uma estratégia de inovação frugal, analisando seus impactos no eixo social do ESG, conforme a ABNT PR 2030-1 (2024). A pesquisa de caráter descritivo e exploratório adota uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas com gestores de três empresas da Serra Gaúcha. Os resultados demonstram que os minimercados se configuram como uma inovação frugal, principalmente na perspectiva da empresa, devido ao seu baixo custo de implementação e manutenção. A análise revelou que essa iniciativa gera impactos positivos no eixo social do ESG, como: melhoria no diálogo e interação entre os funcionários, fortalecimento do sentimento de pertencimento, valorização da diversidade e inclusão, e otimização do tempo. A iniciativa também estimulou o consumo consciente e o apoio a fornecedores locais, reforçando o desenvolvimento territorial. Como contribuição teórica, o estudo possibilita examinar a inovação frugal sob a lente do eixo social do ESG, propondo um arcabouço analítico que conecta esses conceitos. No campo gerencial, os resultados servem como referência para empresas que buscam implementar ações de responsabilidade social financeiramente viáveis e eficazes, que fortalecem a cultura organizacional e geram valor para a imagem institucional.



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