Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

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APRENDIZAGEM DE MERCADO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL UMA REVISÃO DA LITERATURA
Tatiane Dal Bó Simioni, Deonir De Toni

Última alteração: 2025-10-01

Resumo


Este artigo revisa a literatura sobre a relação entre aprendizagem de mercado, capacidades dinâmicas e desempenho organizacional: elementos cruciais para adaptação e inovação em negócios dinâmicos. A análise integra perspectivas teóricas relevantes, como Estrutura-Conduta-Desempenho (ECD), Visão Baseada em Recursos (VBR) e Teoria das Capacidades Dinâmicas, buscando compreender como aprender com o mercado pode influenciar o desempenho organizacional. A aprendizagem de mercado é descrita como processo contínuo que envolve coleta, disseminação e resposta às informações do mercado, essencial ao desenvolvimento de capacidades dinâmicas. Tais capacidades (sensing, seizing e transforming) oferecem um framework robusto para análise do desempenho organizacional, permitindo que empresas identifiquem oportunidades, adaptem estratégias e inovem. A integração entre aprendizagem de mercado e capacidades dinâmicas possibilita que organizações não apenas reajam às mudanças, mas também as antecipem e moldem, consolidando vantagem competitiva sustentável. O artigo explora ainda os conceitos de exploration (busca por novos conhecimentos) e exploitation (aprimoramento do conhecimento existente), destacando a importância do equilíbrio entre ambos para o sucesso. A capacidade absortiva também é apontada como fundamental ao aprendizado interorganizacional e à transferência de conhecimento. Conclui-se que o desempenho organizacional resulta da integração entre estrutura de mercado, conduta organizacional, recursos valiosos, capacidades dinâmicas e aprendizagem de mercado. A combinação dessas dimensões permite que organizações reajam e antecipem mudanças, inovem e sustentem vantagem competitiva.

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