Última alteração: 2025-10-06
Resumo
As instituições financeiras digitais conhecidas como fintechs, surgiram para atender a demanda dos agentes por serviços financeiros digitais com eficiência, acessibilidade e inclusão afim de satisfazer o mercado onde as burocracias, custos e os desafios de um mundo cada vez mais complexo não atende a população conforme suas exigências e evolução dos negócios, remodelando a dinâmica tradicional e estimulando a inovação. Com isso, a pesquisa tem por objetivo investigar a percepção dos usuários em relação à qualidade dos serviços e transações bancárias por meio das inovações tecnológicas oferecidas pelas plataformas digitais, considerando aspectos de comodidade, acessibilidade, agilidade, tecnologia, segurança e relacionamento. A pesquisa survey quantitativa foi aplicada a 227 usuários de todo Brasil através de questões do perfil dos respondentes e qualidade do uso das contas em instituições financeiras digitais, onde quase metade dos usuários informaram utilizar sua conta diariamente por meio da transação de pix em sua maioria, sendo estes resultados fatores importantes para o conhecimento dos usuários que através das variáveis apresentadas é possível acompanhar o aproveitamento dos produtos e serviços através das inovações tecnológicas pelas diferentes gerações e necessidades diárias, mas também com a facilidade de aplicativos e plataformas digitais a concorrência está presente entre as instituições o que percebe-se a necessidade de estar implementando tecnologias e automações nos processos reduzindo custos, agilizando e apresentando layout intuitivos acessos seguros nas plataformas.