Exposição
Aquarela del Sur Traços da Vida e da Cultura Gaúcha
Artista
Diogo Borba
Aquarela Del Sur convida os espectadores a embarcarem em uma jornada visual pelas belezas naturais e culturais do Rio Grande do Sul, Uruguay e Argentina através da fluidez da aquarela.
A exposição reúne nove aquarelas que se dedicam a retratar a riqueza e a diversidade do típico gaúcho, desde sua rotina cotidiana encilhando seu cavalo, até sua indumentária folclórica, e os ricos detalhes dos lenços, facas e guaiacas.
Cada obra apresenta uma visão única e pessoal do artista, refletindo não apenas a paisagem física, mas também as tradições, a história e a identidade cultural do povo gaúcho. A técnica da aquarela, conhecida por sua transparência e luminosidade, cria uma atmosfera única, em contraponto em alguns casos, às cenas retratadas, de rusticidade natural, provocando o espectador a se perder nas nuances de cor e na suavidade das pinceladas.
Os temas abordados nas obras são variados, incluindo paisagens rurais, cenas de trabalho, retratos e elementos da cultura gaúcha, como o tradicionalismo e o nativismo. Cada aquarela é uma janela para um mundo de beleza e poesia, convidando o público a contemplar e apreciar a riqueza do meio regional gaúcho.
A exposição não apenas celebra a arte da aquarela e destaca a importância de preservar e valorizar o patrimônio natural e cultural do Rio Grande do Sul, mas convida a refletir sobre a relação entre o homem e a paisagem, a história e a tradição e a beleza que nos rodeia, muitas vezes tão próxima e tão facilmente esquecida.
Período de Visitação:
De 15 de dezembro de 2025 a 27 de fevereiro de 2026
Horários para Visitação:
Das 8h às 22h30min
Local:
Galeria de Vidro da Galeria Universitária - Campus-Sede
Créditos:
Diogo Borba
Realização
UCS / Áreas do Conhecimento de Artes e Arquitetura / Curso de Artes Visuais 60 anos
Apoio
Arte na Escola / Polo UCS





