Tire suas Dúvidas
Conheça as ações da UCS no enfrentamento à Covid-19.
Central de Atendimento
+55 54 99931-3441 atendimento@ucs.br
"Este é um momento de exercício de cidadania que nos convoca ao protagonismo da empatia."
Nilda Stecanela, pró-reitora Acadêmica, e Juliano Rodrigues Gimenes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.
A Universidade de Caxias do Sul, atenta aos cenários atuais e à necessidade de suspensão de suas atividades acadêmicas, julgou oportuno organizar o presente documento com as dúvidas frequentes que emergiram no âmbito da pandemia do Covid-19, acompanhadas de encaminhamentos e orientações relacionadas à atuação nos espaços de aprendizagem e de convivência para a continuidade das atividades acadêmicas.
A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de março, você, sim, terá aulas, no entanto, elas serão em outro formato, elas acontecerão em plataformas digitais, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UCS: teremos o desafio de promover o encontro em "salas de aulas sem paredes". Seu(sua) professor(a) está trabalhando para minimizar os impactos dessa mudança nas atividades de aprendizagem. Porém, fique tranquilo(a), pois, você receberá aulas de qualidade, aliás, marca da UCS, só que em outro formato, via remota, já que a UCS, Universidade Comunitária que é, está atuando em consonância com as orientações mundiais.
22 de março de 2020.
1. Estou matriculado(a) em disciplinas presencias de graduação, terei aulas?
Sim. Porém, a partir de 23 de março, as aulas serão on-line, síncronas¹, mediadas por tecnologias digitais. Nesse sentido, você e seus(suas) professores(as) manterão as rotinas de estudos nos mesmos horários em que as aulas estão programadas. Ou seja, as aulas serão ao vivo por meio da internet com alunos e professores interagindo, mas cada um de sua casa, com toda a segurança. No entanto, isso não significa que agora suas disciplinas serão a distância, somente serão remotas, nesse período de crise.
¹Síncrona é a expressão utilizada para indicar que a atividade acontecerá on-line e em tempo real. Ou seja, professores e estudantes estarão conectados simultaneamente, no mesmo horário em que as disciplinas ocorrem.
2. Mas como devo proceder para participar das aulas?
As aulas serão todas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UCS, lá, os professores colocarão todas as orientações para sua participação. Além disso, você receberá links para acessar cada aula, nos mesmos dias e horários que já estavam previstas as aulas presenciais.
3. Haverá controle de presença? Poderei assistir às aulas em outros horários?
Sim, mas, com critérios diferentes das aulas presenciais, pois a sua frequência será verificada se você assistir às aulas, interagir no Ambiente Virtual de Aprendizagem e se realizar as tarefas.
4. Vou precisar de algum equipamento, computador ou software especial para participar das aulas?
Fique tranquilo, pois basta um computador com acesso à internet para a participação nas aulas. Até mesmo seu smartphone pode ser utilizado. Mas, é fundamental estar conectado no AVA da UCS por meio do seu usuário e senha, aqueles que você usa no UCSVirtual.
5. Como ficam as atividades práticas, as visitas técnicas e os trabalhos de campo?
Caso não seja possível a efetivação das aulas práticas por recursos remotos/virtuais, tais como simuladores, transmissão por vídeo, etc., essas atividades serão reprogramadas, assim que houver condições para encontros presenciais físicos.
6. Como serão as orientações para os TCCs, de Mestrado e de Doutorado?
Serão consideradas as características de cada tipo de TCC nos distintos cursos, bem como as particularidades dos cursos de Mestrado e de Doutorado. O foco é o de minimizar riscos de contaminação por meio de contato físico ou encontros presenciais com aglomerados de indivíduos. As orientações, quando possíveis, serão prioritariamente efetivadas por meio remoto, com ferramentas que permitam reuniões remotas/virtuais, por meio do AVA, Hangouts, WhatsApp, etc. É fundamental que você esteja em contato com seu(sua) orientador(a), a fim de combinar a melhor forma de orientação.
7. Como serão os estágios?
Assim como nos TCCs, é preciso considerar as características de cada modalidade de estágio nos distintos cursos. Caso os locais de estágio suspendam atividades, sugerimos a realização de um novo calendário para as atividades que exijam a presença física. Se houver possibilidade de realização remota das atividades de estágio, sugerimos a adequação do cronograma e o detalhamento das atividades para considerar essas ações. As orientações, quando possíveis, deverão ser prioritariamente efetivadas por meio remoto, com ferramentas que permitam reuniões virtuais, por meio do AVA, Hangouts, WhatsApp, etc. É fundamental que você esteja em contato com seu(sua) orientador(a), a fim de combinar a melhor forma de orientação.
8. Como ficam as avaliações?
Os professores irão diversificar as estratégias avaliativas, de acordo com as características de cada disciplina ou conteúdo.
9. E as disciplinas ou cursos EaD terão alguma alteração?
Não, as disciplinas a distância de cursos presenciais ou cursos totalmente a distância seguirão exatamente da mesma forma que estão programadas, sem qualquer alteração.
10. Haverá algum prejuízo em relação ao calendário acadêmico? O semestre irá atrasar?
Não haverá prejuízo em relação ao calendário acadêmico, talvez alguma flexibilização de datas poderá ocorrer, mas pretendemos encerrar o semestre letivo no máximo uma semana após o programado originalmente. Eventuais necessidades de alterações serão comunicadas previamente.
11. Em algum momento vou precisar ir até a UCS neste período?
Não, o objetivo é que você fique em casa ou em algum lugar seguro, participando das aulas nesse novo formato, sem contato físico, pelas plataformas digitais.
12. Como ficam as aulas no UCS Línguas Estrangeiras?
13. Como ficam as aulas no UCS Sênior?
Seguindo orientações da OMS, e considerando a característica de composição de um grupo de risco, essas atividades serão adiadas.
14. Como ficam as aulas nos cursos de extensão que já iniciaram?
Os cursos presenciais serão suspensos temporariamente. Entretanto, os cursos a distância seguem normalmente.
15. Como ficam as aulas das disciplinas em fluxo contínuo, cujo início estava previsto para 16 de março?
Todas as disciplinas previstas para iniciar dia 16 de março estão adiadas para 11 de maio. Os professores entrarão em contato com os(as) alunos(as) para mantê-los(as) informados(as).
16. Quais orientações para os estudantes em intercâmbio na UCS e em Universidades fora do país?
A UCS se solidariza com a condição de temeridade e, por meio da Assessoria de Relações Internacionais, coloca-se à disposição para intermediar o que for possível e estiver ao alcance a respeito do retorno ao Brasil. Além disso, a Assessoria de Relações Internacionais acompanhará os alunos estrangeiros de acordo com suas particularidades e demandas específicas. Contatos: mobilidade1@ucs.br; internacionais@ucs.br ou (54) 3218 2412.
17. Como será o funcionamento da Vila Poliesportiva?
18. Se eu precisar manter contato com o(a) Coordenador(a) do meu Curso no período de contingencionamento?
Os(As) Diretores(as) de Áreas do Conhecimento ou Campi e Coordenadores(as) de Curso disponibilizarão canais on-line de atendimento aos estudantes e professores(as), nos horários estabelecidos para o semestre em andamento.
19. Como serão conduzidas as disciplinas presenciais nos cursos de mestrado e doutorado?
Deverão seguir as mesmas métricas e orientações das disciplinas presenciais da graduação, considerando eventuais especificidades de cada curso.
20. Como serão conduzidas as bancas de qualificação de projetos e de trabalhos finais em Mestrado e Doutorado?
Poderão ser mantidas as datas e as bancas serão realizadas por tele-conferência. As coordenações de secretarias dos Programas estarão aptas para instruir estudantes, orientadores, membros de bancas e convidados, sobre como serão os procedimentos técnicos e operacionais.
21. Como serão conduzidas as disciplinas dos cursos de pós-graduação Lato Sensu (especializações, MBAs, etc.)?
Considerando a maior flexibilidade dos cronogramas dessas modalidades de cursos, serão suspensas as aulas presencias até o dia 3 de abril de 2020, com posterior ajustes no cronograma e reorientações sobre como proceder. A Coordenação de cada curso estará disponível para dirimir dúvidas e orientar quanto aos procedimentos.
22. Estou ingressando agora na UCS, como devo proceder?
As direções de cada Área do Conhecimento, Campi e Coordenações de cursos de Graduação e de Pós-graduação organizarão grupos de estudantes para serem acompanhados por professores de modo a mantê-los informados e integrados.
23. E se eu em precisar de algum livro ou material bibliográfico?
Deve ser priorizada a utilização das bibliotecas virtuais da UCS que, a propósito, são bem completas. Se vocês estiverem com algum livro da Biblioteca, não se preocupem, os prazos foram prorrogados automaticamente, pois a Biblioteca estará fechada.
24. Qual o horário de atendimento das Centrais de Atendimento?
As Centrais de Atendimento estarão fechadas para atendimento presencial. Por isso, a UCS criou um novo canal de comunicação de ATENDIMENTO VIRTUAL que funcionará, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30min, via Whatsapp (+54) 9 9931 3441 ou pelo e-mail atendimento@ucs.br. Adicione o Whats oficial da UCS pelo link https://www.ucs.br/site/watend. Aqui, nossas equipes estão segmentadas pelos principais interesses e poderão atendê-los(as).