Bit Bus - Mergulhando no Mundo da Informática

O Bit Bus caracteriza-se como um espaço científico-cultural itinerante voltada à divulgação científica e tecnológica no interior e no entorno de um veículo automotor do tipo ônibus. Por isso, sua denominação une as palavras bit, em referência ao dígito binário, a menor parcela de informação processada por um computador, e bus, sufixo de ônibus, geralmente caracterizado como um veículo de uso coletivo e temporário por um grande número de pessoas.
A sua missão é promover a formação das pessoas, por meio da construção do conhecimento, com ênfase na área da ciência e tecnologia.

Bit Bus - Mergulhando no Mundo da Informática
bitbus@ucs.br
@bitbus_

Fotos: Bruno Zulian e Bianca Elisa Rossa

Linha do tempo do processamento e do armazenamento
A linha do tempo do armazenamento apresenta itens que relacionados ao armazenamento de dados como cartão perfurado, e os diferentes tamanhos de disquetes: 8, 5.25 e 3.5 polegadas.

Os itens relacionados ao processamento incluem processadores Intel 8080, Pentium e Pentim 4.

Mentes Digitais
O papel da ciência e dos pesquisadores que contribuem para o avanço da computação é destaque no painel Mentes Digitais.

A História da chegada do computador em Caxias do Sul é apresentada por meio de notícias coletadas dos meios de comunicação impresso da cidade.

Como funciona o computador
Para que todos saibam como um computador transforma eletricidade em dados, o painel "Como funciona o computador" visa levar ao visitante o conhecimento técnico sobre o dispositivo.

Dismac
O D-8001 foi um computador doméstico brasileiro produzido pela empresa Dismac (tradicional fabricante de calculadoras eletrônicas) a partir de 1980 e era uma cópia do Apple II.

Obras de arte: Eletrópolis e Caixa D
A obra de arte Eletrópolis, do artista Luiz Acosta, faz uma composição de luz e sombra, transformando placas-mãe em uma cidade eletrônica.

Caixa D é um dispositivo poético que se abre à projeção do espectador. A artista Cristina Lisot entrelaça lembranças domésticas com os resíduos da era digital. Ao receberem uma engenhoca projetora de sombras, essas rendas tecnológicas se transformam em seres.

O Bit Bus - Mergulhando no Mundo da Informática nasceu a partir da iniciativa da professora Dra. Scheila de Ávila e Silva, que começou reunindo equipamentos eletrônicos históricos em uma coleção pessoal. O projeto ganhou força em 2018, quando sua coleção se transformou em uma exposição no Campus da UCS em Vacaria, despertando o interesse da comunidade.

Com apoio das professoras Roberta Tiburti e Aline Fagundes da Silva, a ideia evoluiu para um museu itinerante, capaz de levar conhecimento científico e histórico a diferentes públicos.

Após superar os desafios da pandemia, em 2022 o projeto foi aprovado em um edital de fomento do CNPq, consolidando-se como uma iniciativa de ciência itinerante voltada à popularização da informática e da tecnologia.

Em 2025, o Bit Bus se apresenta como um espaço de aprendizado e memória tecnológica, agora oficialmente lançado para toda a comunidade.

COORDERNAÇÃO:
Prof. Scheila de Avila e Silva

EXPOGRAFIA:
Profa. Roberta Alina Boeira Tiburri e Rafael Susin Baumann

DESIGN GRÁFICO:
Profa. Aline Valéria Fagundes da Silva

CURADORIA DO ACERVO:
Prof. André Gustavo Adami

AÇÕES PEDAGÓGICAS:
Profa. Juçara Bordin

INICIAÇÃO CIENTÍFICA:
Bianca Elisa Rossa, Giovanna Ferrer Takahashi, Keoma da Silva, Laura Bugança Perozzo, Luísa de Vargas Cabral, Maria Antônia Troian Rech, Mirelle Antunes e Pedro do Nascimento

ILUMINAÇÃO E CENOTECNIA:
Luiz Acosta

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS:
Carmen Scariot

TRANSFORMAÇÃO VEICULAR:
Drimer Veículos Especiais

EXECUÇÃO MATERIAL GRÁFICO:
Destake Placas & Letreiros

DESIGN GRÁFICO FACHADA:
Gabriel Radaelli

TRILHA SONORA:
Rodrigo Duarte Maciél, Álvaro De Lazari, Lázaro de Nascimento, Marcelo Poleze da Silva e Francisco Maffei

MECÂNICA E ELÉTRICA:
Briza Eletro Diesel

TOLDO:
Engenharia do Toldo

COSTUREIRA:
Atelier Peretti

  • A denominação Bit Bus une as palavras bit, em referência ao dígito binário (a menor parcela de informação processada por um computador), e bus, sufixo de ônibus, geralmente caracterizado como um veículo de uso coletivo.
  • O projeto possui caráter sustentável, promovendo o reaproveitamento de componentes eletrônicos descartados em grande parte de suas exposições, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental.
  • Mais do que mostrar equipamentos, o Bit Bus propõe uma imersão na evolução da computação, apresentando artefatos históricos e exposições que revelam como a tecnologia transformou a sociedade e continua moldando o cotidiano.
  • Além das exposições itinerantes, o Instituto Científico e Cultural Bit Bus desenvolve ações educativas e de divulgação científica, contemplando atividades como palestras, oficinas, rodas de conversa e minicursos que estimulam o pensamento crítico e a troca de saberes.
  • Fortalecer a inovação apresentando a história da tecnologia computacional a fim de facilitar o engajamento e criatividade em um ambiente de aprendizado não-formal, interativo e experiencial.
  • Fomentar a difusão do conhecimento científico sobre a tecnologia da informação.
  • Promover visão histórica e contextualizada sobre o desenvolvimento tecnológico da área e as implicações na sociedade atual.
  • Disponibilizar acesso gratuito à memória histórico-cultural e ao arcabouço teórico da área.

A história da computação está associada com o espírito de engenhosidade, trabalho em equipe e resolução criativa de problemas. Preservar essas histórias e artefatos e ao mesmo tempo educar e inspirar visitantes de todas as idades e origens é a missão do Bit Bus.

Como uma organização sem fins lucrativos, o Bit Bus depende da sua generosidade. Os doadores são essenciais para apoiar a visão e a missão do Bit Bus. Se você quer fazer uma doação, preencha o Formulário de Doação

A equipe do Bit Bus revisará suas respostas e fará o acompanhamento por e-mail dentro de 30 dias após o envio.
Caso sua oferta seja aceita, a equipe do BitBus entrará em contato para agendar a entrega de sua doação à nossa equipe de arrecadação.

Financiado por:

Parceria

Apoio