A Cátedra Unesco em cidadania global e justiça socioambiental resultou de um longo processo de envolvimento com a temática da cidadania, da internacionalização da educação e da sustentabilidade, em diálogo com universidades no Brasil e no exterior. O projeto proposto para a Unesco foi assinado em dezembro de 2022 pela Diretora geral da Unesco e pelo Reitor da UCS. No caput do acordo consta o seguinte: "The Host Institution shall, in cooperation with UNESCO, establish a Chair entitled UNESCO Chair in Education for Global Citizenship and Socio- Environmental Justice (hereinafter referred to as the "Chair") at Universidade de Caxias do Sul". A implantação efetiva deu-se em março de 2023, com a conferência Inaugural do Professor Moacir Gadotti do Instituto Paulo Freire, tendo como tema o próprio nome da Cátedra. Com o aval da Reitoria, o convite foi estendido a todo o corpo docente da Universidade, promovendo a visibilidade da Cátedra para toda a comunidade acadêmica.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sendo a vice-coordenação exercida por uma docente desta universidade. Desde então, várias universidades têm se vinculando à Cátedra através de projetos de pesquisa, eventos e pós-doutoramentos, dentre elas destacamos as seguintes: UERJ, FURG, UEPG, UEPA, Unisantos e PUC/SP. Há também vinculações com universidades e institutos do exterior: Universidade de Johannesburg (África do Sul); Deusto (Espanha), Sabanci (Turquia), Instituto Max Planck for Human Development (Berlin), Universidade Nacional de Comahue (Argentina), entre outras com atividades mais pontuais. A participação em reuniões de cátedras Unesco revelam um potencial de parcerias que têm sido construídas ao longo do tempo.
A Cátedra tem procurado aprofundar questões relacionados à temática da cidadania global ou planetária através de ensino e formação, de pesquisa e de extensão. Na parte do ensino, cabe destacar a presença do Professor Carlos Alberto Torres, no segundo semestre de 2022 que, junto com um seminário para a pós-graduação, proferiu uma conferência pública sobre o tema do livro Fundamentos teóricos e empíricos da educação para a cidadania global. Este livro foi traduzido e publicado com recursos de projetos vinculados à Cátedra e é uma referência para o trabalho com o tema da cidadania global ou planetária em uma perspectiva crítica.
Na área da pesquisa, conta-se com os seguintes projetos com uma vinculação direta, todos eles contando com financiamento através de editais:
- Educação para a cidadania global e justiça socioambiental: análise comparativa de experiências na América Latina: Sandro de Castro Pitano (FURG) - CNPq
- Educação para a cidadania global e justiça socioambiental no Brasil: mapeamento de iniciativas nacionais em diálogo internacional: Carolina Schenatto da Rosa - FAPERGS/CNPq
- Estudo comparado de concepções e práticas internacionais de educação para a cidadania global: Danilo R. Streck (UCS) - CNPq
- Educação popular e ecopedagogias decoloniais na Amazônia: cidadania global e justiça socioambiental: João Colares da Mota Neto UEPA/UCS) - projeto pós-doc sênior CNPq
- Sistematização internacional de experiências indígenas para a interculturalidade e a cidadania global crítica: Maria Julieta Abba (Unisinos) e Guadalupe Corrêa Mota (Unisantos) - CNPq
- Um estudo comparado sobre educação à distância (Brasil-Suíça: perspectivas para a cidadania global: Paulo Pasqual - CAPES
Também projetos de tese estão buscando vinculação com a Cátedra:
- A integração da abordagem maker na educação como catalisadora para o avanço dos objetivos da Agenda 2030 (Marina Mincato)
- Educação para a Cidadania Global em aulas de língua portuguesa (Valéria Armani)
- As pesquisas desenvolvidas, além de repercutirem na prática nos contextos em que são produzidas, gradativamente ampliam o escopo de publicações.
Um dos papéis da Cátedra é promover o trabalho pedagógico com o tema da cidadania global e da justiça socioambiental nas escolas e outros contextos educacionais. Para isso a Cátedra promove simpósios, integrando acadêmicos e profissionais da educação em escolas e outras organizações educativas.
O primeiro simpósio foi realizado na UCS, em 2023, contando com a importante participação de Leonardo Boff. O segundo simpósio foi organizado pela Unisinos em 2024 e teve como marca a participação de professoras das escolas da região e a reflexão sobre os impactos da enchente de maio do mesmo ano. O terceiro simpósio será organizado pela FURB, em agosto de 2025. Pretende-se, com a itinerância, disseminar o tema e ampliar a possibilidade de impacto social.
As atividades acima elencadas, entre outras, tem a finalidade de impactar a sociedade local em conexão com a comunidade nacional e internacional. Há impactos imediatos evidenciados sobretudo pelo interesse despertado pela temática no âmbito acadêmico. A Cátedra tem contribuído com uma visão ampliada e transfronteiriça de cidadania que, tendo como horizonte a vida no planeta, auxilie a viver mais plena e responsavelmente a cidadania em nível local, regional e nacional.
Danilo Romeu Streck 19/3/2025