Objetivos
Qualificar profissionais quanto às ações didático-pedagógicas relacionadas à literatura infantil e infantojuvenil, em especial à análise e à seleção de obras, bem como à realização de mediação de leitura literária em diferentes espaços, como também a produção de obras literárias.
A quem se destina
Professores em exercício da docência na Educação Básica ou Superior, graduados em licenciaturas, assim como graduados de cursos como Psicologia, Biblioteconomia, Jornalismo, Designer, contadores de histórias, educadores sociais e demais interessados na temática.
Carga horária
400
Plano de Execução Curricular e Corpo Docente Previstos
DISCIPLINAS
Módulo 1: FUNDAMENTOS DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
- História, Natureza e Função da Literatura Infantil e Juvenil
- Poético na Literatura Infantil e Juvenil
- Visualidade e Sentidos no Livro Literário
- Narrativa na Literatura Infantil e Juvenil
Módulo 2: PRÁTICAS METODOLÓGICAS, EDUCAÇÃO LITERÁRIA E MEDIAÇÃO CULTURAL
- Espaços de Mediação de Leitura
- Mediação Cultural: a Contação de Histórias
- Mercado Editorial: Editoras, Escritores, Ilustradores e Designers
- Tendências e Aplicações da Educação Literária e da Mediação Cultural
- Unidade Integradora: da Teoria à Ação
Módulo 3: TENDÊNCIAS DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
- Tecnologias e Literatura: da Escrileitura à Constituição de Subjetividades
- Presença Negra e Indígena na Literatura Infantil e Juvenil
- Representação do Idoso na Literatura Infantil e Juvenil
- Tópicos Especiais de Literatura Infantil
- Tópicos Especiais de Literatura Juvenil
- Elaboração de Projeto: Artigo, Proposta de Mediação ou Obra Literária
- Trabalho de Conclusão de Curso
Módulo 4: INTERNACIONAL OBRIGATÓRIO
- Viagem de Estudo com Apoio de IES Estrangeira
Documentos