Objetivos
Compreender a etiologia dos processos de aprendizagem e suas dificuldades, através da avaliação e intervenção psicopedagógica individual e ou grupal nos contextos clínico e institucional para à superação de problemas que interferem o processo de aprender nas principais etapas da vida: infância, adolescência, fase adulta e velhice.
A quem se destina
Diplomados de curso superior nas áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Serviço Social, licenciaturas em geral e outras áreas afins.
Carga horária
600
Plano de Execução Curricular e Corpo Docente Previstos
DISCIPLINAS
Módulo 1: BASES TEÓRICAS
- Psicologia Sistêmica na Psicopedagogia
- Gestão Educacional e Psicopedagogia Institucional
- Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada na Psicopedagogia
- Contribuições da Psicanálise à Psicopedagogia
- Relações Familiares e Aprendizagem
- Unidade Integradora
Módulo 2: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
- Teorias e Fatores Intervenientes na Aprendizagem
- Desenvolvimento Psicossocial da Criança e do Adolescente
- Aspectos Psicossociais do Adulto e Idoso
- Teorias Psicogenéticas da Aprendizagem
- Neurobiologia da Aprendizagem e dos Transtornos Cognitivos e de Aprendizagem
- Processos Inclusivos: Avaliação e Intervenção Psicopedagógica
- Psicomotricidade: Avaliação e Intervenção Psicopedagógica
- Unidade Integradora
Módulo 3: PRÁTICAS EM PSICOPEDAGIA
- Estimulação Cognitiva: da Infância à Velhice
- Processos de Leitura e Escrita: Avaliação e Intervenção
- Aquisição de Conceitos Matemáticos: Avaliação e Intervenção Psicopedagógica
- Processos Lúdicos e as Novas Tecnologias na Psicopedagogia
- Interpretação do Desenho Infantil na Psicopedagogia
- Gestão do Conflito Escolar e Técnicas Vivenciais na Psicopedagogia Institucional
- Psicopedagogia Clínica e Institucional: Diagnóstico e Intervenção
- Seminários Avançados
- Unidade Integradora
- Estágio em Psicopedagogia
Documentos