Cada participante poderá submeter até dois trabalhos como autor(a) e/ou coautor(a). A submissão deve ser feita até 10 de outubro de 2025 por meio do e-mail: ucsculturapazdh@gmail.com
Estrutura com 7 GTs, elaborada com base no eixo temático geral do evento e nas áreas mais comuns que dialogam com paz, guerra, direitos humanos, deslocamentos e justiça global.
Eixos temáticos e Grupos de Trabalho (GTs)
GT 1- Conflitos armados, geopolítica, trabalho escravo e violações de direitos humanos Este GT acolhe trabalhos que investigam conflitos armados contemporâneos ou históricos, seus impactos geopolíticos, econômicos e sociais, e as violações de Direitos Humanos decorrentes. Também são bem-vindas análises sobre a atuação de organismos internacionais, mediação de conflitos e segurança global.
GT 2 - Refúgio, migração forçada, ação humanitária e hospitalidade Focado nos deslocamentos populacionais forçados por guerras, perseguições, crises climáticas ou políticas, este GT acolhe pesquisas sobre refúgio, migração, apatridia e as respostas institucionais, humanitárias (como o papel do ACNUR, ONGs, e redes de acolhimento) e das comunidades. Também interessam temas como inclusão, diversidade, xenofobia, xenofobia racializada, políticas de fronteira e deslocamentos internos ambientais.
GT 3 - Cultura de paz, educação e práticas de não-violência Este GT propõe a discussão de propostas teóricas e práticas relacionadas à construção da cultura de paz, da justiça restaurativa e da mediação de conflitos. Acolhe pesquisas que investigam o papel da educação, das políticas públicas, das juventudes e das comunidades na promoção da não-violência e da cultura de paz.
GT 4 - Gênero, sexualidades, infância e violência estrutural Voltado à análise crítica das múltiplas formas de violência que afetam grupos minoritários e vulneráveis, este GT reúne trabalhos sobre os impactos de guerras e conflitos sobre mulheres, crianças, pessoas idosas, pessoas com deficiência, comunidades LGBTQIA+, populações racializadas e povos tradicionais. Também aborda as intersecções entre identidade de gênero, orientação sexual, colonialidade, pobreza e Direitos Humanos.
GT 5 - Arte, memória e resistência nos contextos de guerra e paz O GT reúne estudos que analisam o papel da arte, da cultura, da literatura, do cinema e da memória histórica na construção de narrativas sobre guerra, trauma, violências, resistência e paz. Ainda, são aceitas propostas sobre expressões artísticas como denúncia, reparação simbólica ou reconstrução da dignidade humana.
GT 6 - Democracia, justiça global e direitos humanos Com foco nas estruturas institucionais e nos debates contemporâneos sobre justiça global, este GT acolhe trabalhos que tratem de autoritarismo, repressão estatal, sistemas jurídicos, justiça transicional, tribunais internacionais e políticas públicas voltadas à promoção e defesa dos Direitos Humanos em diferentes escalas.
GT 7 - Estudos e práticas sobre construção da cultura da paz e não violência Educação e justiça socioambiental: a educação frente às violências sócio-político-ambientais
Neste eixo temático serão acolhidos e apresentados trabalhos que tenham como foco o papel da educação na relação entre a crise ambiental e a conjuntura social e política. Compreende-se que há uma trama de violências que se constituem como desafios para as práticas educacionais e para a pesquisa na educação e áreas afins. Será um espaço de compartilhamento de experiências em escolas e outros contextos educacionais e de pesquisas e reflexões teóricas.