O processo de autoavaliação, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UCS, é fundamental para manter uma escuta qualificada das percepções da comunidade acadêmica
Os resultados dessa escuta são utilizados pelos Gestores Acadêmicos (Coordenadores de Cursos, Diretores de Áreas, Diretores de Campi, Pró-Reitorias e Reitoria) no planejamento de ações para melhoria contínua das condições de oferta dos cursos
Veja aqui as principais ações relatadas pelas Áreas e Campi da UCS
Ações de Melhoria Realizadas
Áreas do Conhecimento
Reforma e reestruturação do Bloco H que passou a ter nove salas de aulas para 60 pessoas e 100% de acessibilidade
1º andar: salas de aula totalmente readequadas, que impulsionam o uso das metodologias ativas, e auditório para 175 lugares, com melhorias na climatização, transmissão e acessibilidade, e espaços de convivência e descompressão
2º andar: Laboratório de Tecnologias Emergentes - Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR) e Impressão 3D
3º andar: Centro de Simulação da Vida: três salas de simulação avançada; três salas de Debriefing; duas salas de ensino de habilidades; seis consultórios de simulação clínica (salas espelhadas)
Outros itens de infraestrutura
35 novos microscópios
6 caixas espelhadas para treinamento de técnicas cirúrgicas com notebook acoplad, carrinho de apoio para caixa espelhada, acessórios e peças p/ caixa de Trein.de Técnica Cirúrgica
Mesa digital para aulas de anatomia
Retirada dos murais antigos na entrada do Bloco S
Diretório Acadêmico para Enfermagem
Diretório Acadêmico para Medicina
Contratação de mais um técnico para os Laboratórios de Alimentos no Bloco 57
Sala de estudos no Bloco do Anatômico
Questões pedagógicas
Reestruturação curricular dos cursos de Odontologia, Educação Física e Medicina Veterinária conforme DCNs
Mais ofertas de cursos de extensão para conteúdos emergentes
Capacitação dos professores e feedback da avaliação on-line individualmente com encaminhamento ao NAPED para suporte pedagógico
Atualização dos Laboratórios do Bloco 71:
Aquisição de 213 novos computadores para salas de aula;
Atualização de computadores: monitores com melhor resolução; instalação de discos mais eficientes;
Novas mesas para computadores em alguns laboratórios (capacidade para material e notebooks).
Organização de áreas multiuso (mesas e cadeiras) nos andares do Bloco 71;
Instalação de 6 condicionadores de ar (split) no Bloco V para o conforto térmico;
Aquisição do pacote de softwares da Siemens para 3 anos visando a expansão das ferramentas utilizadas em sala de aula dos cursos de Engenharia consonantes com as utilizadas na indústria;
Oferta de cursos de extensão para apoiar a aprendizagem em diferentes disciplinas (física, matemática e programação);
Atualização dos conteúdos de disciplinas para atender as demandas das novas tecnologias e dificuldades apresentadas pelos alunos em disciplinas iniciais;
Melhoria da infraestrutura do Laboratório de Engenharia Civil (áreas de Materiais de Construção Civil e Pavimentação de Rodovias);
Re-contratação de técnico para os Laboratórios da Engenharia Civil para apoiar o desenvolvimento de atividades práticas;
Reavaliação das metodologias de disciplinas apontadas na Avaliação Online;
Criação de ambientes virtuais comuns para disciplinas com múltiplas ofertas para padronização e melhoria dos AVAs das disciplinas.
Contratação de técnico para os Laboratórios da Engenharia Mecânica/Automotiva para apoiar o desenvolvimento de atividades práticas.
Revisão e atualização contínua dos currículos dos cursos da Área de Humanidades.
Atualização de acervo bibliográfico para os cursos da Área.
Renovação de testes psicológicos para o Curso de Psicologia e SEPA.
Implementado em 2023 o acordo com o Ministério Público para acompanhamento e atendimento de vítimas de violência urbana, com participação dos alunos de Psicologia supervisionados pelos professores.
Participação no PARFOR dos cursos: Pedagogia Presencial e as Segundas Licenciaturas EaD em Pedagogia, Letras-Português e Geografia.
Incentivo, organização e apoio à continuidade de Semanas Acadêmicas dos Cursos com participação de Diretórios Acadêmicos.
Encontros entre estudantes e Coordenações de curso como um espaço de escuta e de alinhamentos sobre o curso da Universidade.
II Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Envelhecimento Humano: com envio de trabalhos de estudantes de Humanidades com premiação para estudantes da área
Ações de comunicação: criação das redes sociais da Área de Humanidades (@ucshumanas) e envio regular de informes via lista de e-mail.
Ações de melhoria de infraestrutura
Disponibilização de espaços pedagógicos reformados (salas de aula e auditório) no Bloco H.
Atualização gradual de equipamentos disponíveis nas salas de aula dos blocos H e E.
Renovação da cobertura entre o Bloco E para os demais blocos do Campus Sede
Instalação de versões atualizadas do programa QUANTIM GIS e Google Earth Pro em laboratórios de informática para apoio às disciplinas com conteúdos relacionados aos Sistemas de Informação Geográfica (SIGs)
Análise das respostas na Avaliação On-line no âmbito dos Colegiados e NDEs dos cursos e planejamento de melhorias a partir das análises
Cursos EaD: melhoria na comunicação com a implantação de novas ferramentas
Mktzap, comunicação com alunos via whatsapp; e
Ambiente de Comunidades para interação entre alunos e dos alunos com a coordenação
A Área de Humanidades é destaque nas avaliações de cursos pelo MEC/INEP Conceito de Curso por Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento:
Curso de Serviço Social - EaD - Conceito 5
Curso de Letras LIBRAS - Conceito 5
Conceito Preliminar de Curso (CPC) (ENADE+insumos):
Curso de Serviço Social (presencial) - Conceito 5
Curso de Bacharelado em Filosofia - Conceito 5
Curso de Licenciatura em Filosofia - Conceito 4
Curso de Licenciatura em Pedagogia: Caxias do Sul e Bento Gonçalves (Presencial) - Conceito 4 ; Pedagogia (EaD) - Conceito 4
Curso de Licenciatura em História - Conceito 4
Curso de Licenciatura em Geografia - Conceito 4
Curso de Licenciatura em Letras Inglês - Conceito 4
Curso de Licenciatura em Letras Português - Conceito 3
Curso de Psicologia - Conceito 4 (Campus de Bento Gonçalves) e Conceito 3 (Campus de Caxias do Sul)
Obs.: em todos esses resultados a avaliação dos estudantes tem destaque (nas entrevistas com as comissões nos processos de reconhecimento ou pela prova e questionário respondidos no ENADE).
Pinturas e troca de cortinas para melhoria da iluminação nas salas de aula;
Substituição de itens depreciados por novos em banheiros para a qualificação da infraestrutura
Redução do número de estudantes em algumas turmas para execução ideal do Plano de Ensino proposto;
Alteração de Planos de Ensino de disciplinas para a melhoria das dinâmicas de sala de aula
Substituição de telas de data-shows e troca de cabos HDMI para conexão com computadores;
Compra de microfones de lapela para estúdio de vídeo;
Acréscimo de carga horária de funcionário de Laboratório de Áudio para ampliar o atendimento aos estudantes;
Promoção de funcionários que redunda na melhor remuneração do profissional
Acréscimo de carga horária de funcionário de Laboratório de Informática para ampliar o atendimento às aulas e passar a prestar serviços em todos os blocos das SOCIAIS.
A partir das análises das avaliações dos docentes foram realizadas reuniões com os professores sobre os resultados para procurar, quando necessário, planejar ações para aperfeiçoar práticas e comportamentos em sala de aula
Com base em demandas de estudantes e docentes, estão sendo providenciados junto à diretoria administrativa melhorias no mobiliário das salas de aula (classes e cadeiras) e de equipamentos disponíveis, como computadores e outros aparelhos.
Turmas de Prática Jurídica passarão a ser realizadas, sempre que possível, no Bloco 71. Os laboratórios do 71 estão sendo renovados e oferecem equipamentos com desempenho excelente potencializando os resultados práticos das atividades
Ações de manutenção e reforma nos prédios do Campus 8 envolvendo:
Diversas ações de manutenção de peças metálicas e de instalações sanitárias;
Impermeabilização de três terraços;
Reforma de paredes e da marquise e guarda corpo do terraço sul;
Cadeiras reformadas no período de recesso;
Manutenção na rede de abastecimento dos bebedouros e instalação de pressurizadores.
Bar/cantina: em funcionamento desde 31/07/2023;
Utilização de infraestrutura no campus central para o curso de Dança;
Laboratório de Informática: computadores adquiridos em fase de configuração para serem instalados;
Efetivado um contrato de prestação de serviços para controle de roedores e insetos;
Instalação de tomadas de três pinos nas salas de aula para utilização dos notebooks pelos acadêmicos;
Realizada troca de cortinas desgastadas;
Pianos do auditório e das salas 220 e 221 foram afinados;
Troca dos encordoamentos dos violões de estudo no decorrer do semestre;
Requalificação do atelier de costura;
Retorno de algumas aulas no LABTEC;
Instalação de ponto de wi-fi em salas de aula com sinal baixo de internet.
Campi Universitários
Cabos HDMI e data-shows que apresentavam problemas estão sendo substituídos;
Houve compra de novos computadores para atualização das máquinas dos Laboratórios de
Informática e biblioteca;
Houve manutenção das cadeiras nas salas de aula com substituição dos estofados;
Melhorias nas condições do auditório com a modernização da mesa e microfones;
Trocas de cortinas nas salas de aula e demais espaços no Campus;
Colocação de mural no saguão para o registro de mensagens e interação dos estudantes,
professores e comunidade acadêmica;
Manutenção preventiva dos ar-condicionados do Campus;
Alinhamento da programação acadêmica para oferta de disciplinas presenciais;
Estamos negociando parcerias para salas temáticas;
Melhorias no paisagismo/jardinagem e entrada do campus;
Capacitação dos professores e atividades de formação continuada de professores;
Aquisição de equipamentos, como câmeras com tripé, para a transmissão das aulas;
Capacitação periódica dos funcionários técnico-administrativos;
Construção de uma quadra de esportes coberta (Em andamento);
Revitalização da comunicação visual do Campus, com adesivagem nas colunas e mensagem
nos degraus da escada central;
Tratativas em andamento para a implementação do Polo Tecnológico do Vale do Caí;
Realização de eventos vinculados ao Poder Judiciário, vinculados a Semana da Justiça pela
Paz em Casa, com o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha, por meio de
ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar
a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.
Colocação de aquecedores em alguns espaços de aula para amenizar o frio;
Capacitação dos professores e atividades de formação continuada de professores;
Aquisição de equipamentos, como câmeras com tripé, para a transmissão das aulas;
Espaço de convivência com colocação de puffs e mesas para estudo nos blocos;
Investimento na segurança das imediações do Campus, com colocação de câmeras de vigilância e ronda motorizada;
Capacitação periódica dos funcionários técnico-administrativos;
Colocação de cabos HDMI nas salas de aula, melhorando a conexão para projeção de material;
Colocação de máquinas self-service com bebidas quentes/frias, lanches, itens de higiene e primeiros socorros, além de fármacos de uso comum. Funcionamento 24 horas, inclusive finais de semana, disponível para a comunidade em geral e acadêmica;
Revitalização da cantina no Bloco A;
Faixas Reflexivas nas escadas do Bloco A e no Bloco C para alunos com deficiência visual;
Implantação da Sala Multifuncional (temática) no Bloco A;
Pintura das faixas de segurança e meios-fios na Alameda do Campus e criação de mais faixas de segurança;
Cantinho da leitura para crianças na Biblioteca;
Instalação de computadores novos nos Laboratórios de Informática: CD-410 - 26 computadores; CD-411 - 26 computadores; CD-413 - 21 computadores;
Atualização de computadores já disponíveis com instalação de SSD e Memória: A-200 - 31 computadores; CD-406 - 26 computadores;
Substituição dos modelos de projetores multimídia por versões mais recentes;
Melhoria e otimização dos computadores de consulta na Biblioteca;
Criação de Laboratório Maker (atividades educativas envolvendo criatividade e materiais alternativos);
Melhoria na acessibilidade à Central de Atendimento.
Instalação de câmeras de monitoramento para melhorar a segurança
Aquisição de novos livros
Novos modelos anatômicos e novo esqueleto para o Laboratório de Microscopia e Anatomia Humana utilizado pelo Bacharelado em Nutrição
Modernização da Central de Atendimento
Melhorias nas condições do auditório com a modernização da mesa de som e caixas de som
Implantação de layout diferenciado nas salas de aula
Implementação de novos espaços de estudo
Aquisição de diversos equipamentos e utensílios nos Laboratórios para os cursos de Gastronomia, Hotelaria e Nutrição
Ampliação de salas de atendimento nas disciplinas práticas dos cursos de Direito e Nutrição.
Ampliação do sinal da rede wireless
Upgrade nos microcomputadores nas salas de atendimento das disciplinas práticas
Melhorias em equipamentos para acessibilidade (teclados acessíveis; cadeiras para tamanhos diversos; espaço demarcado para cadeirantes)
Trocas de cortinas nas salas de aula, laboratórios de informática e espaços de atendimento das disciplinas práticas.
Em relação à avaliação docente:
Os coordenadores de cursos conversaram com os professores sobre os resultados das avaliações procurando, quando necessário, encontrar meios para superar dificuldades;
Em alguns casos, foram sugeridas capacitações específicas para professores.
Em relação à infraestrutura:
Cabos HDMI e data-shows que apresentavam problemas estão sendo substituídos;
O trabalho de limpeza das salas recebeu o reforço de um novo funcionário;
Houve compra de novos computadores para atualização das máquinas dos Laboratórios de Informática e biblioteca;
Houve manutenção das cadeiras nas salas de aula com substituição dos estofados;
Por questões orçamentárias, não foi possível ainda resolver situações relacionadas com o conforto térmico das salas de aula ou mesmo a substituição dos quadros verdes por brancos. No entanto, essas demandas continuam em pauta no planejamento de melhorias futuras para o campus.
Com base no resultado das avaliações on-line, o Campus de Guaporé realizou as seguintes melhorias:
Aquisição de equipamentos, como câmeras com tripé, para transmissão das aulas
Colocação de puffs e disponibilidade de mesas no saguão para estudo e/ou convivência
Investimento em câmeras de segurança no Campus
Instalação de aparelhos de ar condicionado em algumas salas de aula totalizando 8 aparelhos
Melhorias no sinal da Internet do Campus em andamento
Alinhamento da programação para oferta de disciplinas presenciais
Para locais mais amplos de estudo, estamos verificando parcerias para salas temáticas
Melhorias no paisagismo/jardinagem e entrada do campus
Iluminação da Rodovia junto com a Prefeitura
Curso de Psicologia implantado e com conceito 5; outros cursos novos em implantação
Atualização do acervo da biblioteca
Atualização dos computadores em andamento
Atualização do Laboratório de Informática: 10 novos computadores serão instalados no laboratório da sala 308;
Cadeiras nas salas de aula: 100 novas cadeiras foram recebidas para substituir cadeiras desgastadas nas salas de aula;
Instalação de tomadas de 3 pinos nas salas de aula estão sendo providenciadas para facilitar o uso de notebooks pelos alunos.
Continuação da implantação de investimentos na área experimental do Curso de Agronomia:
Casa da área experimental equipada com um laboratório de análises agronômicas para apoio na execução de TCCs e aulas práticas;
Contratada funcionária técnica agrícola para a área experimental do Curso;
Aprovada a instalação da estação meteorológica na área experimental do Curso.