Avaliação Online

A Avaliação On-line tem consequências!

O processo de autoavaliação, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UCS, é fundamental para manter uma escuta qualificada das percepções da comunidade acadêmica
Os resultados dessa escuta são utilizados pelos Gestores Acadêmicos (Coordenadores de Cursos, Diretores de Áreas, Diretores de Campi, Pró-Reitorias e Reitoria) no planejamento de ações para melhoria contínua das condições de oferta dos cursos
Veja aqui as principais ações relatadas pelas Áreas e Campi da UCS

Ações de Melhoria Realizadas


Áreas do Conhecimento

  • Reforma e reestruturação do Bloco H que passou a ter nove salas de aulas para 60 pessoas e 100% de acessibilidade
    • 1º andar: salas de aula totalmente readequadas, que impulsionam o uso das metodologias ativas, e auditório para 175 lugares, com melhorias na climatização, transmissão e acessibilidade, e espaços de convivência e descompressão
    • 2º andar: Laboratório de Tecnologias Emergentes - Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR) e Impressão 3D
    • 3º andar: Centro de Simulação da Vida: três salas de simulação avançada; três salas de Debriefing; duas salas de ensino de habilidades; seis consultórios de simulação clínica (salas espelhadas)
  • Outros itens de infraestrutura
    • 35 novos microscópios
    • 6 caixas espelhadas para treinamento de técnicas cirúrgicas com notebook acoplad, carrinho de apoio para caixa espelhada, acessórios e peças p/ caixa de Trein.de Técnica Cirúrgica
    • Mesa digital para aulas de anatomia
    • Retirada dos murais antigos na entrada do Bloco S
    • Diretório Acadêmico para Enfermagem
    • Diretório Acadêmico para Medicina
    • Contratação de mais um técnico para os Laboratórios de Alimentos no Bloco 57
    • Sala de estudos no Bloco do Anatômico
  • Questões pedagógicas
    • Reestruturação curricular dos cursos de Odontologia, Educação Física e Medicina Veterinária conforme DCNs
    • Mais ofertas de cursos de extensão para conteúdos emergentes
    • Capacitação dos professores e feedback da avaliação on-line individualmente com encaminhamento ao NAPED para suporte pedagógico
  • Atualização dos Laboratórios do Bloco 71:
    • Aquisição de 213 novos computadores para salas de aula;
    • Atualização de computadores: monitores com melhor resolução; instalação de discos mais eficientes;
    • Novas mesas para computadores em alguns laboratórios (capacidade para material e notebooks).
  • Organização de áreas multiuso (mesas e cadeiras) nos andares do Bloco 71;
  • Instalação de 6 condicionadores de ar (split) no Bloco V para o conforto térmico;
  • Aquisição do pacote de softwares da Siemens para 3 anos visando a expansão das ferramentas utilizadas em sala de aula dos cursos de Engenharia consonantes com as utilizadas na indústria;
  • Oferta de cursos de extensão para apoiar a aprendizagem em diferentes disciplinas (física, matemática e programação);
  • Atualização dos conteúdos de disciplinas para atender as demandas das novas tecnologias e dificuldades apresentadas pelos alunos em disciplinas iniciais;
  • Melhoria da infraestrutura do Laboratório de Engenharia Civil (áreas de Materiais de Construção Civil e Pavimentação de Rodovias);
  • Re-contratação de técnico para os Laboratórios da Engenharia Civil para apoiar o desenvolvimento de atividades práticas;
  • Reavaliação das metodologias de disciplinas apontadas na Avaliação Online;
  • Criação de ambientes virtuais comuns para disciplinas com múltiplas ofertas para padronização e melhoria dos AVAs das disciplinas.
  • Contratação de técnico para os Laboratórios da Engenharia Mecânica/Automotiva para apoiar o desenvolvimento de atividades práticas.
  • Revisão e atualização contínua dos currículos dos cursos da Área de Humanidades.
  • Atualização de acervo bibliográfico para os cursos da Área.
  • Renovação de testes psicológicos para o Curso de Psicologia e SEPA.
  • Implementado em 2023 o acordo com o Ministério Público para acompanhamento e atendimento de vítimas de violência urbana, com participação dos alunos de Psicologia supervisionados pelos professores.
  • Participação no PARFOR dos cursos: Pedagogia Presencial e as Segundas Licenciaturas EaD em Pedagogia, Letras-Português e Geografia.
  • Incentivo, organização e apoio à continuidade de Semanas Acadêmicas dos Cursos com participação de Diretórios Acadêmicos.
  • Encontros entre estudantes e Coordenações de curso como um espaço de escuta e de alinhamentos sobre o curso da Universidade.
  • II Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Envelhecimento Humano: com envio de trabalhos de estudantes de Humanidades com premiação para estudantes da área
  • Ações de comunicação: criação das redes sociais da Área de Humanidades (@ucshumanas) e envio regular de informes via lista de e-mail.
  • Ações de melhoria de infraestrutura
    • Disponibilização de espaços pedagógicos reformados (salas de aula e auditório) no Bloco H.
    • Atualização gradual de equipamentos disponíveis nas salas de aula dos blocos H e E.
    • Renovação da cobertura entre o Bloco E para os demais blocos do Campus Sede
    • Instalação de versões atualizadas do programa QUANTIM GIS e Google Earth Pro em laboratórios de informática para apoio às disciplinas com conteúdos relacionados aos Sistemas de Informação Geográfica (SIGs)
    • Análise das respostas na Avaliação On-line no âmbito dos Colegiados e NDEs dos cursos e planejamento de melhorias a partir das análises
  • Cursos EaD: melhoria na comunicação com a implantação de novas ferramentas
    • Mktzap, comunicação com alunos via whatsapp; e
    • Ambiente de Comunidades para interação entre alunos e dos alunos com a coordenação

A Área de Humanidades é destaque nas avaliações de cursos pelo MEC/INEP
Conceito de Curso por Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento:

  • Curso de Serviço Social - EaD - Conceito 5
  • Curso de Letras LIBRAS - Conceito 5

Conceito Preliminar de Curso (CPC) (ENADE+insumos):

  • Curso de Serviço Social (presencial) - Conceito 5
  • Curso de Bacharelado em Filosofia - Conceito 5
  • Curso de Licenciatura em Filosofia - Conceito 4
  • Curso de Licenciatura em Pedagogia: Caxias do Sul e Bento Gonçalves (Presencial) - Conceito 4 ; Pedagogia (EaD) - Conceito 4
  • Curso de Licenciatura em História - Conceito 4
  • Curso de Licenciatura em Geografia - Conceito 4
  • Curso de Licenciatura em Letras Inglês - Conceito 4
  • Curso de Licenciatura em Letras Português - Conceito 3
  • Curso de Psicologia - Conceito 4 (Campus de Bento Gonçalves) e Conceito 3 (Campus de Caxias do Sul)

Obs.: em todos esses resultados a avaliação dos estudantes tem destaque (nas entrevistas com as comissões nos processos de reconhecimento ou pela prova e questionário respondidos no ENADE).

  • Pinturas e troca de cortinas para melhoria da iluminação nas salas de aula;
  • Substituição de itens depreciados por novos em banheiros para a qualificação da infraestrutura
  • Redução do número de estudantes em algumas turmas para execução ideal do Plano de Ensino proposto;
  • Alteração de Planos de Ensino de disciplinas para a melhoria das dinâmicas de sala de aula
  • Substituição de telas de data-shows e troca de cabos HDMI para conexão com computadores;
  • Compra de microfones de lapela para estúdio de vídeo;
  • Acréscimo de carga horária de funcionário de Laboratório de Áudio para ampliar o atendimento aos estudantes;
  • Promoção de funcionários que redunda na melhor remuneração do profissional
  • Acréscimo de carga horária de funcionário de Laboratório de Informática para ampliar o atendimento às aulas e passar a prestar serviços em todos os blocos das SOCIAIS.
  • A partir das análises das avaliações dos docentes foram realizadas reuniões com os professores sobre os resultados para procurar, quando necessário, planejar ações para aperfeiçoar práticas e comportamentos em sala de aula
  • Com base em demandas de estudantes e docentes, estão sendo providenciados junto à diretoria administrativa melhorias no mobiliário das salas de aula (classes e cadeiras) e de equipamentos disponíveis, como computadores e outros aparelhos.
  • Turmas de Prática Jurídica passarão a ser realizadas, sempre que possível, no Bloco 71. Os laboratórios do 71 estão sendo renovados e oferecem equipamentos com desempenho excelente potencializando os resultados práticos das atividades
  • Ações de manutenção e reforma nos prédios do Campus 8 envolvendo:
    • Diversas ações de manutenção de peças metálicas e de instalações sanitárias;
    • Impermeabilização de três terraços;
    • Reforma de paredes e da marquise e guarda corpo do terraço sul;
    • Cadeiras reformadas no período de recesso;
    • Manutenção na rede de abastecimento dos bebedouros e instalação de pressurizadores.
  • Bar/cantina: em funcionamento desde 31/07/2023;
  • Utilização de infraestrutura no campus central para o curso de Dança;
  • Laboratório de Informática: computadores adquiridos em fase de configuração para serem instalados;
  • Efetivado um contrato de prestação de serviços para controle de roedores e insetos;
  • Instalação de tomadas de três pinos nas salas de aula para utilização dos notebooks pelos acadêmicos;
  • Realizada troca de cortinas desgastadas;
  • Pianos do auditório e das salas 220 e 221 foram afinados;
  • Troca dos encordoamentos dos violões de estudo no decorrer do semestre;
  • Requalificação do atelier de costura;
  • Retorno de algumas aulas no LABTEC;
  • Instalação de ponto de wi-fi em salas de aula com sinal baixo de internet.

Campi Universitários

  • Cabos HDMI e data-shows que apresentavam problemas estão sendo substituídos;
  • Houve compra de novos computadores para atualização das máquinas dos Laboratórios de Informática e biblioteca;
  • Houve manutenção das cadeiras nas salas de aula com substituição dos estofados;
  • Melhorias nas condições do auditório com a modernização da mesa e microfones;
  • Trocas de cortinas nas salas de aula e demais espaços no Campus;
  • Colocação de mural no saguão para o registro de mensagens e interação dos estudantes, professores e comunidade acadêmica;
  • Manutenção preventiva dos ar-condicionados do Campus;
  • Alinhamento da programação acadêmica para oferta de disciplinas presenciais;
  • Estamos negociando parcerias para salas temáticas;
  • Melhorias no paisagismo/jardinagem e entrada do campus;
  • Capacitação dos professores e atividades de formação continuada de professores;
  • Aquisição de equipamentos, como câmeras com tripé, para a transmissão das aulas;
  • Capacitação periódica dos funcionários técnico-administrativos;
  • Construção de uma quadra de esportes coberta (Em andamento);
  • Revitalização da comunicação visual do Campus, com adesivagem nas colunas e mensagem nos degraus da escada central;
  • Tratativas em andamento para a implementação do Polo Tecnológico do Vale do Caí;
  • Realização de eventos vinculados ao Poder Judiciário, vinculados a Semana da Justiça pela Paz em Casa, com o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha, por meio de ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.
  • Colocação de aquecedores em alguns espaços de aula para amenizar o frio;
  • Capacitação dos professores e atividades de formação continuada de professores;
  • Aquisição de equipamentos, como câmeras com tripé, para a transmissão das aulas;
  • Espaço de convivência com colocação de puffs e mesas para estudo nos blocos;
  • Investimento na segurança das imediações do Campus, com colocação de câmeras de vigilância e ronda motorizada;
  • Capacitação periódica dos funcionários técnico-administrativos;
  • Colocação de cabos HDMI nas salas de aula, melhorando a conexão para projeção de material;
  • Colocação de máquinas self-service com bebidas quentes/frias, lanches, itens de higiene e primeiros socorros, além de fármacos de uso comum. Funcionamento 24 horas, inclusive finais de semana, disponível para a comunidade em geral e acadêmica;
  • Revitalização da cantina no Bloco A;
  • Faixas Reflexivas nas escadas do Bloco A e no Bloco C para alunos com deficiência visual;
  • Implantação da Sala Multifuncional (temática) no Bloco A;
  • Pintura das faixas de segurança e meios-fios na Alameda do Campus e criação de mais faixas de segurança;
  • Cantinho da leitura para crianças na Biblioteca;
  • Instalação de computadores novos nos Laboratórios de Informática: CD-410 - 26 computadores; CD-411 - 26 computadores; CD-413 - 21 computadores;
  • Atualização de computadores já disponíveis com instalação de SSD e Memória: A-200 - 31 computadores; CD-406 - 26 computadores;
  • Substituição dos modelos de projetores multimídia por versões mais recentes;
  • Melhoria e otimização dos computadores de consulta na Biblioteca;
  • Criação de Laboratório Maker (atividades educativas envolvendo criatividade e materiais alternativos);
  • Melhoria na acessibilidade à Central de Atendimento.
  • Instalação de câmeras de monitoramento para melhorar a segurança
  • Aquisição de novos livros
  • Novos modelos anatômicos e novo esqueleto para o Laboratório de Microscopia e Anatomia Humana utilizado pelo Bacharelado em Nutrição
  • Modernização da Central de Atendimento
  • Melhorias nas condições do auditório com a modernização da mesa de som e caixas de som
  • Implantação de layout diferenciado nas salas de aula
  • Implementação de novos espaços de estudo
  • Aquisição de diversos equipamentos e utensílios nos Laboratórios para os cursos de Gastronomia, Hotelaria e Nutrição
  • Ampliação de salas de atendimento nas disciplinas práticas dos cursos de Direito e Nutrição.
  • Ampliação do sinal da rede wireless
  • Upgrade nos microcomputadores nas salas de atendimento das disciplinas práticas
  • Melhorias em equipamentos para acessibilidade (teclados acessíveis; cadeiras para tamanhos diversos; espaço demarcado para cadeirantes)
  • Trocas de cortinas nas salas de aula, laboratórios de informática e espaços de atendimento das disciplinas práticas.
  • Em relação à avaliação docente:
    • Os coordenadores de cursos conversaram com os professores sobre os resultados das avaliações procurando, quando necessário, encontrar meios para superar dificuldades;
    • Em alguns casos, foram sugeridas capacitações específicas para professores.
  • Em relação à infraestrutura:
    • Cabos HDMI e data-shows que apresentavam problemas estão sendo substituídos;
    • O trabalho de limpeza das salas recebeu o reforço de um novo funcionário;
    • Houve compra de novos computadores para atualização das máquinas dos Laboratórios de Informática e biblioteca;
    • Houve manutenção das cadeiras nas salas de aula com substituição dos estofados;
    • Por questões orçamentárias, não foi possível ainda resolver situações relacionadas com o conforto térmico das salas de aula ou mesmo a substituição dos quadros verdes por brancos. No entanto, essas demandas continuam em pauta no planejamento de melhorias futuras para o campus.

Com base no resultado das avaliações on-line, o Campus de Guaporé realizou as seguintes melhorias:

  • Aquisição de equipamentos, como câmeras com tripé, para transmissão das aulas
  • Colocação de puffs e disponibilidade de mesas no saguão para estudo e/ou convivência
  • Investimento em câmeras de segurança no Campus
  • Instalação de aparelhos de ar condicionado em algumas salas de aula totalizando 8 aparelhos
  • Melhorias no sinal da Internet do Campus em andamento
  • Alinhamento da programação para oferta de disciplinas presenciais
  • Para locais mais amplos de estudo, estamos verificando parcerias para salas temáticas
  • Melhorias no paisagismo/jardinagem e entrada do campus
  • Iluminação da Rodovia junto com a Prefeitura
  • Curso de Psicologia implantado e com conceito 5; outros cursos novos em implantação
  • Atualização do acervo da biblioteca
  • Atualização dos computadores em andamento
  • Atualização do Laboratório de Informática: 10 novos computadores serão instalados no laboratório da sala 308;
  • Cadeiras nas salas de aula: 100 novas cadeiras foram recebidas para substituir cadeiras desgastadas nas salas de aula;
  • Instalação de tomadas de 3 pinos nas salas de aula estão sendo providenciadas para facilitar o uso de notebooks pelos alunos.
  • Continuação da implantação de investimentos na área experimental do Curso de Agronomia:
    • Casa da área experimental equipada com um laboratório de análises agronômicas para apoio na execução de TCCs e aulas práticas;
    • Contratada funcionária técnica agrícola para a área experimental do Curso;
    • Aprovada a instalação da estação meteorológica na área experimental do Curso.