Avaliação Online

A Avaliação On-line tem consequências!

O processo de autoavaliação, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UCS, é fundamental para manter uma escuta qualificada das percepções da comunidade acadêmica
Os resultados dessa escuta são utilizados pelos Gestores Acadêmicos (Coordenadores de Cursos, Diretores de Áreas, Diretores de Campi, Pró-Reitorias e Reitoria) no planejamento de ações para melhoria contínua das condições de oferta dos cursos
Veja aqui as principais ações relatadas pelas Áreas e Campi da UCS

Ações de Melhoria Realizadas


Áreas do Conhecimento

Ações Gerais de Infraestrutura

Laboratórios de Ensino - Bloco S

  • Novos equipamentos no Laboratório de Microscopia 503 - Bloco S:
    • 35 microscópios; Câmera LEICA DM750 + câmera ICC50w (wi-fi)
  • Novos equipamentos no Laboratório de Microscopia 506 - Bloco S:
    • Câmera LEICA DM750 + câmera ICC50w (wi-fi)
  • Laboratório 510 - Bloco S veterinária: compra de datashow
  • Novo Laboratório de Microscopia, Bloco S - 413: 21 microscópios e microscópio com câmera transferidos do Laboratório 503
  • Confeccionados cerca de 1000 lâminas de histologia, para melhorar a qualidade das aulas de histologia/embriologia/patologia dos diferentes cursos.
  • Laboratório Química Farmacêutica 515 - Bloco S: compra de espectrofotômetro de varredura
  • Compra de objetivas de 40x e 100x dos microscópios Zeiss Axiostar para Laboratórios do Bloco S - 102/104/506
  • Manutenção preventiva de todos os microscópios dos Laboratórios Bloco S - 102/104/503/506/510
  • Compra de Fonte para eletroforese digital - Laboratório de Imunologia
  • Espectrofotômetro digital com faixa visível de 325 1000nm - Bloco S - 417 Bioquímica
  • Densitômetro da escala de McFarland - Bloco S - 102/104 Microbiologia utilizado para aulas e pesquisas de TCC/mestrado/doutorado
  • Colocação de pia com torneira no laboratório 503 Histologia
  • Compra de vidrarias
  • Manutenção preventiva Cabine de segurança biológica Classe II
  • Pintura de Laboratórios

Laboratórios de Ensino - Bloco 57:

  • Transferência de um microscópio com câmera do S-506 para o Bloco 57-310: melhoria na qualidade de imagem e dinâmica da aula
  • Compra de objetivas de 40x os laboratórios do Bloco 57 (todos os microscópios foram recuperados)
  • Manutenção preventiva dos microscópios dos Laboratórios Bloco 57-309/310
  • Compra de vidrarias
  • Manutenção preventiva Cabine de segurança biológica Classe II

Laboratório de Simulação da Vida - Bloco H:

  • Utilização plena da infraestrutura do laboratório de simulação da VIDA - Bloco H (demanda de diferentes cursos nos Laboratórios de Habilidades e de simulação)
  • Whatsapp do Laboratório para contato entre técnicos e professores
  • Criação de fluxo de doação de medicamentos e ampolas vencidas de hospitais e clínicas para o Laboratório de Simulação da Vida

Laboratórios de Ensino - Bloco Anatômico:

  • Conserto de tanque dos cadáveres
  • Whatsapp do Laboratório para contato direto entre técnicos e professores
  • Organização dos documentos de cadáveres da instituição

Vila Poliesportiva:

  • Instalação das placas de energia solar para aquecimento da piscina
  • Instalação de projetor nas salas 301 e Sala Rítmica
  • Instalação de caixas de som na piscina para eventos do curso de Educação Física e
  • Atividades da Vila
  • Melhorias nos vestiários masculino e feminino do Ginásio I
  • Compra de 03 Esteiras para Academia

Museu:

  • Manutenção e ambientação do Aquário Grande

IHVET:

  • Inauguração, em 2023, do serviço de Tomografia para animais de pequeno porte: acréscimo nos serviços de Saúde Animal na Serra e no Estado; disponível para a comunidade externa e, em especial, para formação integral dos alunos
  • Finalização, em 2023, da sala multimídia para acompanhamento de cirurgias em tempo real realizadas nos blocos cirúrgicos do IHVET ou em qualquer sala no mundo: alunos acompanham cirurgias em sala externa com alta qualidade de som e imagens

Questões Pedagógicas:

  • Reestruturação curricular dos cursos de Viticultura e Enologia
  • Mais ofertas de cursos de extensão para conteúdos emergentes
  • Capacitação dos professores e feedback da Avaliação on-line individualmente com encaminhamento ao NAPED para suporte pedagógico

Outras ações relacionadas com cursos da Área

Estética e Cosmética:

  • Manutenção de equipamento de vapor, radiofrequência
  • Revitalização de cadeiras e mochos do laboratório 208
  • Aquisição de novos carrinhos auxiliares para Laboratório 208
  • Aquisição de cabeçotes de lED azul, vermelho e infravermelho
  • Aquisição de caneta de jato de plasma para laboratórios 210 e 212
  • Aquisição de material auxiliar para laboratórios, tais como: bandejas de inox, pincéis e demais insumos para área capilar, facial e corporal

Podologia:

  • Manutenção de equipamentos
  • Revitalização de cadeiras e mochos do laboratório 208
  • Aquisição de novos carrinhos auxiliares para laboratório 208
  • Aquisição de cabeçotes de lED azul, vermelho e infravermelho
  • Aquisição de caneta de jato de plasma para Laboratórios 210 e 212
  • Revitalização do Ambulatório de Podologia no CECLIN

Educação Física:

  • Conforme demandas dos alunos na avaliação on-line:
    • Inclusão de data shows nas sala 301 e Sala de Práticas corporais
    • Pintura da entrada do Bloco 70 da Educação Física

Nutrição:

  • Compra de utensílios para o laboratório de técnica dietética
  • Compra de equipamentos de avaliação corporal
  • Compra de materiais para educação alimentar e nutricional
  • Substituição da sala do coordenador do curso
  • Instalação de ar condicionado no Lab de Avaliação e Educação Nutricional

Odontologia:

  • Aquisição de novos equipamentos para implantodontia, periodontia, endodontia e para a central de esterilização

Outras ações de melhoria:

  • Instalação de cobertura entre o Bloco S e Anatômico, com corrimão, para proteção em dias chuvosos.
  • Bloco 57 - disponibilização de sala de estudos e mudança de local do DA da Biologia
  • CECLIN - instalação de ar condicionados nos consultórios
  • Pintura e destinação de vagas para PCD, Gestantes , idosos e autistas em todos os estacionamentos
  • Mudança e Readequação do espaço dos PPGs da área. Novo espaço para PPG saúde animal, PPG Biotecnologia e PPG Saúde: sala de coordenação, sala de reuniões, salas de professores de Tempo Integral/pesquisadores.
  • Melhorias na sala dos coordenadores e sala de professores do bloco 57.
  • Readequação dos espaços de Diretórios acadêmicos no Bloco S.

Melhorias da Área

Infraestrutura

  • Aquisição de novos datashows para os Blocos 71 e V
  • Impermeabilização e pintura interna do Bloco 71
  • Aquisição de aparelhos de ar-condicionado para todos os laboratórios do Bloco 71
  • Melhoria na sinalização e segurança do estacionamento em frente ao Bloco 71, com pintura de faixa de pedestres e isolamento das vagas diante das escadas.
  • Melhoria da calçada entre o Bloco 71 e o 48
  • Adição de máquinas de venda automática de lanches e bebidas no saguão do Bloco 71
  • Pintura dos banheiros dos Blocos G, D e 71.
  • Revitalização do átrio do Bloco G
  • Troca da iluminação e adição de mesas e cadeiras da Área de Convivência entre os Blocos G e V
  • Substituição dos vidros quebrados/trincados do Bloco G
  • Revitalização da sala 118 do Bloco D
  • Melhorias nas janelas e portas do Laboratório de Metrologia (sala 120 do Bloco D) para conforto térmico
  • Adição/substituição das cortinas dos Laboratórios de Física/Química
  • Modernização nas tomadas elétricas do Laboratório de Química
  • Instalação de iluminação entre os Blocos G e o 71
  • Aquisição da cobertura entre os Blocos G e K

Laboratórios

  • Aquisição de 109 computadores para o Bloco 71
  • Atualização das máquinas com discos SSD de 3 Laboratórios do Bloco 71
  • Instalação de placas de vídeo dedicadas nos computadores do Laboratório 407 do Bloco 71, de modo a suportar melhor as atividades de modelagem e animação 3D
  • Melhorias no Laboratório de Hidráulica e Pneumática (sala 109 no bloco D): otimização do espaço, pintura e ajustes de bancada)
  • Aquisição de 6 novos microscópios metalográficos para o Laboratório de Materiais e Metalografia (Bloco D)
  • Ampliação do espaço destinado ao Laboratório de manufatura aditiva com a troca da sala D118 pela D116a
  • Aquisição de módulo didático (mini planta de processos químicos) para utilização dos estudantes durante as aulas práticas de diversas disciplinas das Engenharias
  • Aquisição de equipamento digital para lâmpada estroboscópica, gerador eletrostático Van de Graaff 400 KV e tubo espectral de hidrogênio para o Laboratório de Física
  • Aquisição de equipamentos para o laboratório de preparação metalográfica: cortadoras, lixadoras e embutidoras
  • Aquisição de novos bulbos pipetadores para os Laboratórios de Química
  • Novos painéis com a tabela periódica para os Laboratórios de Química
  • Aquisição de manômetro digital para o canal hidráulico do Laboratório de Engenharia Química.

Experiência Acadêmica

  • Oferta de bolsas integrais (auxílio instalação/saúde/seguro, passagens e bolsa) para intercâmbio (Graduação Sanduíche) com universidades francesas para os cursos de Engenharia Automotiva, Elétrica, Mecânica, de Produção e Química
  • Reativação dos Diretórios Acadêmicos: Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Licenciatura em Matemática, Engenharia Automotiva e Engenharia Mecânica.

Melhorias acadêmicas já realizadas e em andamento em 2025

  • Implantação dos novos currículos dos cursos de Licenciatura: Pedagogia, Letras, Letras/Inglês, Filosofia, Geografia e História.
  • Realização da revisão curricular do Curso de Psicologia em atendimento às atuais Diretrizes Curriculares Nacionais.
  • Criação do Observatório de Direitos Humanos, com fomento do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, e parceria com o Centro de Direitos Humanos de Caxias do Sul.
  • Ingresso de novos estudantes beneficiados com bolsas do Programa "Professor do Amanhã"
  • Análise das respostas na Avaliação On-line no âmbito dos Colegiados e NDEs dos cursos e planejamento de melhorias a partir das análises.
  • Qualificação dos processos acadêmicos dos cursos EaD (Pedagogia, Letras, Geografia e Formação Pedagógica).
  • Abertura do Curso de Bacharelado em História prevista para agosto de 2025.

Melhorias de infraestrutura já realizadas e em andamento em 2025

  • Revitalização dos espaços físicos do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA).
  • Realização da primeira etapa de climatização de salas de aula do Bloco E (19 equipamentos de ar condicionado de alta potência já adquiridos).
  • Readequação da distribuição das salas de pesquisa dos professores, de modo a favorecer o atendimento a estudantes em iniciação científica e orientações de Mestrado e Doutorado.
  • Destinação de novo espaço para o Centro Acadêmico de História.
  • Aprovação do projeto de pintura mural a ser realizado na parte externa do Bloco E, voltada para o Centro Cívico Mural "As Humanidades pelas letras".
  • Instalação do Instituto Bruno Segalla no Bloco E, com exposição permanente de obras de arte à comunidade acadêmica e visitantes (já definida, com instalações em processo).
  • Realização da primeira etapa de revitalização do Bloco E (com previsão de início ao longo do ano).

Ações acadêmicas já realizadas e em andamento em 2025

  • I Congresso Internacional de Educação Básica.
  • Aula Magna da Área de Humanidades.
  • Programação de ações comemorativas aos 65 anos dos primeiros cursos das Humanidades (Filosofia, Pedagogia e História), por ocasião da criação da Faculdade de Filosofia de Caxias do Sul, em 1060.
  • Incentivo, organização e apoio à continuidade de Semanas Acadêmicas dos Cursos com participação de Diretórios Acadêmicos.
  • Encontros entre estudantes e Coordenações de curso como um espaço de escuta e de alinhamentos sobre o curso da Universidade.
  • III Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Envelhecimento Humano: com envio de trabalhos de estudantes de Humanidades com premiação para estudantes da área.
  • Participação na International Week
  • Participação em eventos comemorativos aos 150 anos da Imigração Italiana no RS.

A Área de Humanidades é destaque nas avaliações de cursos pelo MEC/INEP

Conceito de Curso por Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento:

  • Serviço Social - EaD: Conceito 5
  • Letras LIBRAS: Conceito 5
  • Pedagogia - EaD: Conceito 5
  • Geografia - EaD: Conceito 5
  • Pedagogia/Campus Sede - Presencial: Conceito 5
  • Pedagogia/CARVI: Conceito 5
  • Licenciatura em Filosofia: Conceito 5
  • Bacharelado em Filosofia : Conceito 5
  • Licenciatura em Letras: Conceito 5
  • Licenciatura em Letras-Inglês: Conceito 5
  • Licenciatura em História : Conceito 5

Conceito Preliminar de Curso (CPC) (ENADE+insumos):

  • Curso de Serviço Social (presencial) - Conceito 5
  • Curso de Bacharelado em Filosofia - Conceito 5
  • Curso de Licenciatura em Filosofia - Conceito 4
  • Curso de Licenciatura em Pedagogia: Caxias do Sul e Bento Gonçalves (Presencial) - Conceito 4 ; Pedagogia (EaD) - Conceito 4
  • Curso de Licenciatura em História - Conceito 4
  • Curso de Licenciatura em Geografia - Conceito 4
  • Curso de Licenciatura em Letras Inglês - Conceito 4
  • Curso de Licenciatura em Letras Português - Conceito 3
  • Curso de Psicologia - Conceito 4 (Campus de Bento Gonçalves) e Conceito 3 (Campus de Caxias do Sul)

Obs.: em todos esses resultados a avaliação dos estudantes têm destaque (nas entrevistas com as comissões nos processos de reconhecimento ou pela prova e questionário respondidos no ENADE).

Ações Relacionadas com Infraestrutura e Pessoal Técnico

  • Aquisição de 58 computadores de última geração para laboratórios de informática, sendo que 33 deles com Pacote Adobe
  • Upgrade de computadores em laboratórios de informática e aquisição de novos computadores para secretarias
  • Climatização completa do Bloco F e climatização de salas do Bloco T
  • Reforma completa de todo o piso e banheiros do Bloco F, com melhorias inclusive aos banheiros PCD
  • Reforma ampla e completa da sala dos Diretórios Acadêmicos (Bloco F) e de salas de aulas de graduação e pós-graduação
  • Troca de piso em diversos andares do Bloco F, visando padronização e melhoria estética do bloco
  • Criação de nova sala, ampla e completa, para estudantes da graduação e pós-graduação
  • Substituição de itens depreciados por novos em banheiros para a qualificação da infraestrutura do bloco T
  • Constante substituição de telas de data-shows e troca de cabos HDMI para conexão com computadores
  • Melhorias de layout, rede, telefonia e inserção de adesivação em laboratórios
  • Promoção vertical e horizontal de funcionários que redunda na melhor remuneração do profissional
  • Criação de cenário para gravação de conteúdos de pós-graduação e graduação (Estúdio de Vídeo, Bloco T)

Questões Pedagógicas

  • Reforma curricular de diversos cursos para atendimento às DCNs e qualificação das ofertas
  • Redução do número de estudantes em algumas turmas para execução ideal do Plano de Ensino proposto
  • Alteração de Planos de Ensino de disciplinas para a melhoria das dinâmicas de sala de aula e incorporação de ferramentas e possibilidades de incremento a aulas a partir de parcerias da UCS BUSINESS SCHOOL

Ações de Melhoria da Infraestrutura:

  • Manutenção nas salas de aula, troca de cadeiras, estofados e classes quando danificadas
  • Instalação de ar condicionado nos auditórios, salas de aula e setores administrativos
  • Manutenção do telhado do bloco 58 para evitar infiltração nas salas de aula
  • Aumento da iluminação externa do Bloco 58
  • Substituição dos computadores dos laboratórios de informática no qual são utilizados nas disciplinas de Prática Jurídica
  • Substituição de telas de projeção, manutenção de cabos HDMI e data-shows que apresentaram problemas;
  • Substituição dos quadros verdes por quadros brancos em todas as salas de aula
  • Substituição das tomadas para modelo padrão novo
  • Criação da sala do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento do Curso de Direito, contando com computador, sala para reuniões e ambiente para estudos
  • Pintura da imagem Themis no saguão do Bloco em homenagem aos 65 anos do curso de Direito
  • Reforma da sala 408 do bloco 58 para ser utilizada pelas turmas de doutorado do curso de Direito

Ações de Melhoria Pedagógica:

  • Oferta de cursos de extensão nas diversas áreas do conhecimento jurídico, integralizando a aprendizagem de sala de aula
  • Realização de Sessão Externa de Julgamento dos diversos Tribunais
  • Capacitação e atividades de formação continuada para os professores
  • Constante atualização dos planos de ensino das disciplinas do curso
  • Redução do número de estudantes por turma nas disciplinas e 1º semestre visando melhor monitoramento e acompanhamento pedagógico
  • Implementação do projeto Mentoria aos alunos de 1º semestre com diversas ações visando a retenção deste público
  • Implementação de Projeto de Curricularização da extensão sobre Educação Jurídica e as ODS da ONU

Mudança da sede da Área de Conhecimento do Campus 8 para a Cidade Universitária envolvendo inúmeras melhorias

  • Salas de aulas reformadas e adequadas às atividades pedagógicas de cada um dos cursos;
  • Climatização de todas as salas de aulas na nova sede da Área de Conhecimento de Artes e Arquitetura no Bloco J
  • Ambientes amplos e bastante iluminados e ventilados naturalmente
  • Adequação de todos os sanitários para PNEs
  • Facilidade e diversidade de acesso à ambientes inexistentes no campus 8 como, por exemplo, restaurantes, lancherias, cinema, teatro, atividades da universidade, bancos, central de atendimento ao aluno, auditórios e laboratórios diversos, etc
  • Aumento da facilidade de acesso à grande maioria dos discentes, docentes e funcionários
  • Criação de Galeria de Artes com programação ampla de exposições
  • Salas individuais de atendimento dos coordenadores aos alunos
  • Laboratório de Informática equipado e aberto para utilização dos alunos

Mudança dos Cursos de Graduação de Licenciaturas de Música e Dança para o Bloco 24/Escola de Música, envolvendo inúmera melhorias

Salas de aulas reformadas e adequadas às atividades pedagógicas específicas dos cursos, em especial a adequação de isolamento e tratamento acústico

  • Biblioteca integrada à Biblioteca Central, possibilitando o acesso a todo acervo da Universidade
  • Reativação do Equipamento de Malharia Eletrônica no Laboratório de Malharia

QUESTÕES PEDAGÓGICAS:

  • Reestruturação Curricular do Curso de Graduação de Licenciatura em Artes Visuais
  • Reestruturação Curricular do Curso de Graduação de Licenciatura em Dança
  • Reestruturação Curricular do Curso de Graduação de Licenciatura em Música
  • Oferta de dezenas de Cursos de Extensão de apoio às atividades pedagógicas dos cursos de graduação

Campi Universitários

Melhorias implementadas

  • Infraestrutura:
    • Compra de novos computadores para atualização das máquinas dos Laboratórios de Informática e na biblioteca
    • Construção de uma quadra de esportes coberta
    • Cabos HDMI e data-shows que apresentavam problemas estão sendo substituídos
    • Manutenção das cadeiras nas salas de aula com substituição dos estofados
    • Melhorias nas condições do auditório com a modernização da mesa e microfones
    • Trocas de cortinas nas salas de aula e demais espaços do Campus
    • Colocação de mural com projetor no saguão para o registro de mensagens e interação dos estudantes, professores e comunidade acadêmica
    • Manutenção preventiva dos ar-condicionados do Campus
    • Melhorias no paisagismo/jardinagem e entrada do Campus
    • Aquisição de equipamentos, como câmeras com tripé, para a transmissão das aulas
    • Revitalização da comunicação visual do Campus, com adesivagem nas colunas e mensagem nos degraus da escada central
  • Ações Acadêmicas:
    • Capacitação e atividades de formação continuada para professores
    • Alinhamento da programação acadêmica para oferta de disciplinas presenciais
    • Capacitação periódica dos funcionários técnico-administrativos
    • Realização de eventos vinculados ao Poder Judiciário, relacionados a Semana da Justiça pela Paz em Casa, com o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha, por meio de ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.

Ações Pedagógicas e de Formação Continuada

  • Revisão contínua dos currículos dos Cursos
  • Atividades de formação continuada de professores e funcionários técnico-administrativos
  • Implantação do Laboratório Experimental de Arquitetura e Urbanismo, Design e Engenharia Civil

Ações de Melhoria na Biblioteca

  • Melhoria e otimização dos computadores de consulta na Biblioteca
  • Disponibilização de ambiente de leitura para crianças na Biblioteca
  • Compra de desumidificador de ar para conservação do acervo
  • Atualização do acervo bibliográfico, contemplando, especialmente, os cursos implantados recentemente

Ações de Melhoria na Infraestrutura

  • Disponibilização de computador para uso em sala de aula com Chrome OS
  • Substituição de modelos de projetores multimídia por versões mais recentes
  • Instalação de projetores, cabo HDMI e telas em novas salas
  • Manutenção de cabos HDMI nas salas de aula, melhorando a conexão para projeção de material
  • Aumento no tamanho da área de projeção do datashow em alguns LINFs, Auditórios e Salas, para melhor visualização do material
  • Substituição do sistema de som do Auditório do Bloco B
  • Instalação de ar-condicionado no Laboratório de Fisioterapia e em 8 salas de aula do Bloco A, para conforto térmico
  • Compra de novos equipamentos e reposição de materiais de laboratório e para aulas práticas
  • Aquisição de novos microscópios para Laboratórios da Área da Vida
  • Instalação de nova capela de exaustão de gases no Laboratório A107
  • Realocação de Diretórios Acadêmicos para melhor acomodação
  • Manutenção de cadeiras de sala de aula com encosto e/ou assento desgastados
  • Manutenção de pisos, divisórias e pintura de salas de aula do Bloco B e do Bloco A
  • Manutenção de cortinas e/ou instalação de filme de controle solar em LINFs, salas de aula e no corredor do Bloco B
  • Revitalização da comunicação visual do Campus na entrada dos blocos principais e púlpito dos auditórios

Ações de Melhoria na Acessibilidade

  • Disponibilização de kit de acessibilidade para uso nos LINFs (3 teclados Braille e Baixa Visão + 3 fones de ouvido)
  • Instalação de placas em braile
  • Ampliação da demarcação de espaços para cadeirante em algumas salas de aula, auditórios e laboratórios
  • Pintura de locais de estacionamento para cadeirantes

Com base na avaliação dos estudantes através de registros nos formulários da avaliação, o Campus da Região das Hortênsias implementou as seguintes melhorias:

  • Cursos e Disciplinas
    • Em relação ao desempenho dos professores: Os coordenadores dos cursos de graduação conversaram com os docentes procurando, quando necessário, encontrar meios para superar dificuldades
    • Oferta de atividades - cursos, palestras, oficinas, orientações individuais, pela Universidade visando a formação continuada dos professores
    • Atualização constante do acervo - físico e virtual, da biblioteca do Campus
    • Incentivo à criação de Diretórios acadêmicos dos cursos do campus
  • Infraestrutura
    • Ampliação do Laboratório de Informática 104 com instalação de mais 12 computadores para um melhor atendimento das turmas da graduação em Direito
    • Instalação de 05 computadores nas salas de estudos da biblioteca utilizados para efetivação de trabalhos acadêmicos
    • Reposição permanente de materiais dos laboratórios utilizados pelas graduações em Gastronomia, Nutrição e Hotelaria
    • Manutenção constante em cadeiras e classes das salas de aula
    • Estruturadas mais três salas de aula no térreo, facilitando acessibilidade à sala de aula à pessoas com alguma restrição de locomoção
    • Efetivada a climatização de todas as salas de aula do Campus
    • Ampliação do Laboratório de Nutrição
    • Adequação do Laboratório de Design de Interiores com instalação de 12 computadores com programas específicos para Design
    • Adequação do Laboratório de Psicologia

Em relação à avaliação docente:

  • Os coordenadores de cursos analisaram, em conjunto com os professores, os resultados das avaliações procurando, quando necessário, encontrar meios para superar dificuldades
  • Em alguns casos, foram sugeridas capacitações específicas para professores
  • Os professores das disciplinas de EAD foram encaminhados para os cursos de atualização para o uso do sistema

Em relação à infraestrutura:

  • Renovação dos data-shows;
  • Instalação de novos computadores dos laboratórios de informática, na biblioteca, na sala dos coordenadores, no SAJU e secretaria
  • Substituição parcial dos quadros verdes para quadros brancos
  • Melhoria em acessibilidade:
    • disponibilização de teclados para baixa visão
    • disponibilização de fones para baixa audição
  • Substituição do telhado na área de entrada dos estudantes
  • Substituição do toldo na entrada do Auditório
  • Instalação de toldo na entrada do Coworking
  • Instalação de ar-condicionado no Coworking e na Sala de Estudos da Biblioteca

Melhorias de Infraestrutura

  • Atualização dos computadores do laboratório e aquisição de 10 computadores novos
  • Instalação de câmeras de segurança no Campus
  • Instalação de aparelhos de ar condicionado em algumas salas de aula totalizando 8 aparelhos
  • Instalação de climatizadores no auditório
  • Substituição do fornecedor de internet (de transmissão à rádio para fibra)
  • Aquisição de equipamentos, como câmeras com tripé, para transmissão das aulas
  • Melhorias no paisagismo/jardinagem e entrada do Campus
  • Ampliação da Iluminação da Rodovia (ERS 129) em conjunto com a Prefeitura
  • Substituição de 130 estofados das cadeiras nas salas de aula do Campus (2023 e 2024)
  • Substituição de 30 cadeiras nas salas de aula do Campus em abril de 2025

Melhorias na Experiência Acadêmica e da Comunidade

  • Alinhamento da programação para oferta de disciplinas presenciais
  • Colocação de puffs e disponibilidade de mesas no saguão para estudo e/ou convivência
  • Para locais mais amplos de estudo, estamos verificando parcerias para salas temáticas
  • Atualização do acervo da biblioteca
  • Instalação do Coworking
  • Instalação de Sala de aula corporativa ao lado do Coworking
  • Reforma na sala dos Diretórios Acadêmicos (em andamento)
  • Reforma no hall de entrada do campus, com instalação de arquibancadas para os alunos;
  • Instalação de uma torre para os acadêmicos carregarem celulares, com apoio da Unimed Vale das Antas
  • Instalação de 2 novos datashows
  • Reforma da sala de aula (em andamento)
  • Reforma da Sala de Audiências e Sessões de Julgamento (NPJ- Direito) (em andamento)
  • Doado pela OAB Subseção de Guaporé 30 cadeiras com braço para a Sala de Audiências e Sessões de Julgamento (NPJ- Direito)
  • Novas instalações do SAJU, NAF, UCS Consultoria Jr e SEPA (em andamento)
  • Sala temática OAB (parceria)
  • Curso de Psicologia implantado e com conceito 5; outros cursos novos em implantação

Melhorias em Acessibilidade

  • disponibilização de teclados para baixa visão
  • disponibilização de fones para baixa audição

Infraestrutura em Geral:

  • Substituição de 54 cadeiras nas salas de aula do Campus no final de 2023
  • Substituição de 100 cadeiras nas salas de aula do Campus em fevereiro de 2024
  • Instalação de uma torre para os acadêmicos carregarem celulares, com apoio da Unimed Vale das Antas
  • Instalação de 2 novos datashows
  • Instalação de ar condicionado nas salas 206, 207, 208 e 311
  • Pintura do primeiro andar (área de Agronomia)
  • Instalação de tomadas de 3 pinos nas salas de aula

Disponibilização/Organização de novos espaços:

  • Organização de sala para a Empresa Júnior
  • Salas dos Diretórios Acadêmicos
  • Salas de Estudos para Acadêmicos (308)
  • Instalação de sala assinada pelo Sicredi Ibiraiaras RS/MG (setembro 2024)

    Infraestrutura de Laboratórios:

    • Engenharias
      • Instalação de programas para engenharias: AutoCad 24 (Slinf450); SolidWorks no Laboratório de Informática no 1º Andar (102)
      • Instalação de ar condicionado
    • Informática
      • Novo laboratório com 17 novos computadores (Sala 308)
      • Instalação de 2 aparelhos de ar condicionado
    • Melhorias nos laboratórios e área experimental de agronomia
      • Laboratório de Análises Agronômicas instalado na casa da área experimental para apoio na execução de TCCs e aulas práticas
      • Instalação da Estação Meteorológica
      • Pomar e irrigação
      • Cercamento da área experimental
      • Estufa
      • Contratação de funcionária técnica agrícola para a área experimental
    • Melhorias nos laboratórios do curso de agronomia: laboratório de química; laboratório de lupas e microscopia; laboratório de alimentos; laboratório multidisciplinar

    Biblioteca:

    • Atualização da biblioteca com novos livros para o curso de Direito:
      • Vade Mecum: Vade Mecum RT 2024; Vade Mecum Saraiva - Tradicional - 37ª edição 2024; Vade Mecum Acadêmico de Direito Rideel 38ª Edição - 2024
      • CLT (atualizada): CLT-LTr 2023: Edição Comemorativa dos 80 anos da CLT; Clt Acadêmica Saraiva - 23ª edição 2023
      • Direito do Trabalho (atualizado): Curso de Direito Do Trabalho - 15ª edição 2023; Direito do Trabalho Esquematizado - 9ª edição 2023; Direito do Trabalho - 2023
      • Código de Processo Civil (atualizado): Código de Processo Civil Comentado - 21º edição 2023 - RT; Código de Processo Civil e Legislação Processual em Vigor - 54ª edição 2023; Curso de Processo Civil - 2023 - RT
    • Atualização da biblioteca com novos livros para Engenharias:
      • Duas edições de Introdução à Engenharia
      • Fundamentos de Desenho Técnico Mecânico
      • Desenho Técnico Mecânico
    • Instalação de 2 aparelhos de ar condicionado
    • Disponibilização de nova área para estudos e convivência
  • Infraestrutura:
    • Aquisição e instalação de novos equipamentos Data Show para as salas de aula
    • Trocas de cortinas nas salas de aula e demais espaços do Campus
    • Melhorias no paisagismo/jardinagem e entrada do campus
    • Aquisição de equipamentos, como câmeras com tripé, para a transmissão das aulas
    • Substituição parcial dos quadros verdes para quadros brancos
    • Laboratório de Análises Agronômicas instalado na casa da área experimental para apoio na execução de TCCs e aulas práticas
    • Criação e capacitação da Brigada de Incêndio
    • Revitalização dos Pomares do CAMVA - replantio
    • Irrigação e cuidados com a área Experimental do Curso de Agronomia
    • Melhorias na Estufa - utilizada pelo curso de Agronomia
  • Ações Acadêmicas:
    • Capacitação e atividades de formação continuada para professores
    • Alinhamento da programação acadêmica para oferta das disciplinas presenciais
    • Capacitação periódica dos funcionários técnico-administrativos
    • Oferta de atividades - cursos, palestras, oficinas, orientações individuais visando a formação continuada dos professores
  • Atividades de Extensão e Pós-Graduação
    • Realização de Cursos de Extensão nas áreas de Educação e Cidadania, ofertados em parceria com as Secretarias de Educação da Região de Abrangência do Campus
    • Especialização em Proteção de Plantas Cultivadas - 2ª edição em andamento
    • Pós-Graduação MBA em Fruticultura de Clima Temperado em andamento
    • Oferta de turmas dos Mestrados em Direito, em História, em Administração, em Letras e Cultura e em Ensino de Ciências e Matemática
    • Oferta de turma do Doutorado em Educação em andamento

Melhorias reportadas até abril de 2025