O processo de autoavaliação, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UCS, é fundamental para manter uma escuta qualificada das percepções da comunidade acadêmica
Os resultados dessa escuta são utilizados pelos Gestores Acadêmicos (Coordenadores de Cursos, Diretores de Áreas, Diretores de Campi, Pró-Reitorias e Reitoria) no planejamento de ações para melhoria contínua das condições de oferta dos cursos
Veja aqui as principais ações relatadas pelas Áreas e Campi da UCS
Ações de Melhoria Realizadas
Áreas do Conhecimento
Ações Gerais de Infraestrutura
Laboratórios de Ensino - Bloco S
Novos equipamentos no Laboratório de Microscopia 503 - Bloco S:
Novos equipamentos no Laboratório de Microscopia 506 - Bloco S:
Câmera LEICA DM750 + câmera ICC50w (wi-fi)
Laboratório 510 - Bloco S veterinária: compra de datashow
Novo Laboratório de Microscopia, Bloco S - 413: 21 microscópios e microscópio com câmera transferidos do Laboratório 503
Confeccionados cerca de 1000 lâminas de histologia, para melhorar a qualidade das aulas de histologia/embriologia/patologia dos diferentes cursos.
Laboratório Química Farmacêutica 515 - Bloco S: compra de espectrofotômetro de varredura
Compra de objetivas de 40x e 100x dos microscópios Zeiss Axiostar para Laboratórios do Bloco S - 102/104/506
Manutenção preventiva de todos os microscópios dos Laboratórios Bloco S - 102/104/503/506/510
Compra de Fonte para eletroforese digital - Laboratório de Imunologia
Espectrofotômetro digital com faixa visível de 325 1000nm - Bloco S - 417 Bioquímica
Densitômetro da escala de McFarland - Bloco S - 102/104 Microbiologia utilizado para aulas e pesquisas de TCC/mestrado/doutorado
Colocação de pia com torneira no laboratório 503 Histologia
Compra de vidrarias
Manutenção preventiva Cabine de segurança biológica Classe II
Pintura de Laboratórios
Laboratórios de Ensino - Bloco 57:
Transferência de um microscópio com câmera do S-506 para o Bloco 57-310: melhoria na qualidade de imagem e dinâmica da aula
Compra de objetivas de 40x os laboratórios do Bloco 57 (todos os microscópios foram recuperados)
Manutenção preventiva dos microscópios dos Laboratórios Bloco 57-309/310
Compra de vidrarias
Manutenção preventiva Cabine de segurança biológica Classe II
Laboratório de Simulação da Vida - Bloco H:
Utilização plena da infraestrutura do laboratório de simulação da VIDA - Bloco H (demanda de diferentes cursos nos Laboratórios de Habilidades e de simulação)
Whatsapp do Laboratório para contato entre técnicos e professores
Criação de fluxo de doação de medicamentos e ampolas vencidas de hospitais e clínicas para o Laboratório de Simulação da Vida
Laboratórios de Ensino - Bloco Anatômico:
Conserto de tanque dos cadáveres
Whatsapp do Laboratório para contato direto entre técnicos e professores
Organização dos documentos de cadáveres da instituição
Vila Poliesportiva:
Instalação das placas de energia solar para aquecimento da piscina
Instalação de projetor nas salas 301 e Sala Rítmica
Instalação de caixas de som na piscina para eventos do curso de Educação Física e
Atividades da Vila
Melhorias nos vestiários masculino e feminino do Ginásio I
Compra de 03 Esteiras para Academia
Museu:
Manutenção e ambientação do Aquário Grande
IHVET:
Inauguração, em 2023, do serviço de Tomografia para animais de pequeno porte: acréscimo nos serviços de Saúde Animal na Serra e no Estado; disponível para a comunidade externa e, em especial, para formação integral dos alunos
Finalização, em 2023, da sala multimídia para acompanhamento de cirurgias em tempo real realizadas nos blocos cirúrgicos do IHVET ou em qualquer sala no mundo: alunos acompanham cirurgias em sala externa com alta qualidade de som e imagens
Questões Pedagógicas:
Reestruturação curricular dos cursos de Viticultura e Enologia
Mais ofertas de cursos de extensão para conteúdos emergentes
Capacitação dos professores e feedback da Avaliação on-line individualmente com encaminhamento ao NAPED para suporte pedagógico
Outras ações relacionadas com cursos da Área
Estética e Cosmética:
Manutenção de equipamento de vapor, radiofrequência
Revitalização de cadeiras e mochos do laboratório 208
Aquisição de novos carrinhos auxiliares para Laboratório 208
Aquisição de cabeçotes de lED azul, vermelho e infravermelho
Aquisição de caneta de jato de plasma para laboratórios 210 e 212
Aquisição de material auxiliar para laboratórios, tais como: bandejas de inox, pincéis e demais insumos para área capilar, facial e corporal
Podologia:
Manutenção de equipamentos
Revitalização de cadeiras e mochos do laboratório 208
Aquisição de novos carrinhos auxiliares para laboratório 208
Aquisição de cabeçotes de lED azul, vermelho e infravermelho
Aquisição de caneta de jato de plasma para Laboratórios 210 e 212
Revitalização do Ambulatório de Podologia no CECLIN
Educação Física:
Conforme demandas dos alunos na avaliação on-line:
Inclusão de data shows nas sala 301 e Sala de Práticas corporais
Pintura da entrada do Bloco 70 da Educação Física
Nutrição:
Compra de utensílios para o laboratório de técnica dietética
Compra de equipamentos de avaliação corporal
Compra de materiais para educação alimentar e nutricional
Substituição da sala do coordenador do curso
Instalação de ar condicionado no Lab de Avaliação e Educação Nutricional
Odontologia:
Aquisição de novos equipamentos para implantodontia, periodontia, endodontia e para a central de esterilização
Outras ações de melhoria:
Instalação de cobertura entre o Bloco S e Anatômico, com corrimão, para proteção em dias chuvosos.
Bloco 57 - disponibilização de sala de estudos e mudança de local do DA da Biologia
CECLIN - instalação de ar condicionados nos consultórios
Pintura e destinação de vagas para PCD, Gestantes , idosos e autistas em todos os estacionamentos
Mudança e Readequação do espaço dos PPGs da área. Novo espaço para PPG saúde animal, PPG Biotecnologia e PPG Saúde: sala de coordenação, sala de reuniões, salas de professores de Tempo Integral/pesquisadores.
Melhorias na sala dos coordenadores e sala de professores do bloco 57.
Readequação dos espaços de Diretórios acadêmicos no Bloco S.
Melhorias da Área
Infraestrutura
Aquisição de novos datashows para os Blocos 71 e V
Impermeabilização e pintura interna do Bloco 71
Aquisição de aparelhos de ar-condicionado para todos os laboratórios do Bloco 71
Melhoria na sinalização e segurança do estacionamento em frente ao Bloco 71, com pintura de faixa de pedestres e isolamento das vagas diante das escadas.
Melhoria da calçada entre o Bloco 71 e o 48
Adição de máquinas de venda automática de lanches e bebidas no saguão do Bloco 71
Pintura dos banheiros dos Blocos G, D e 71.
Revitalização do átrio do Bloco G
Troca da iluminação e adição de mesas e cadeiras da Área de Convivência entre os Blocos G e V
Substituição dos vidros quebrados/trincados do Bloco G
Revitalização da sala 118 do Bloco D
Melhorias nas janelas e portas do Laboratório de Metrologia (sala 120 do Bloco D) para conforto térmico
Adição/substituição das cortinas dos Laboratórios de Física/Química
Modernização nas tomadas elétricas do Laboratório de Química
Instalação de iluminação entre os Blocos G e o 71
Aquisição da cobertura entre os Blocos G e K
Laboratórios
Aquisição de 109 computadores para o Bloco 71
Atualização das máquinas com discos SSD de 3 Laboratórios do Bloco 71
Instalação de placas de vídeo dedicadas nos computadores do Laboratório 407 do Bloco 71, de modo a suportar melhor as atividades de modelagem e animação 3D
Melhorias no Laboratório de Hidráulica e Pneumática (sala 109 no bloco D): otimização do espaço, pintura e ajustes de bancada)
Aquisição de 6 novos microscópios metalográficos para o Laboratório de Materiais e Metalografia (Bloco D)
Ampliação do espaço destinado ao Laboratório de manufatura aditiva com a troca da sala D118 pela D116a
Aquisição de módulo didático (mini planta de processos químicos) para utilização dos estudantes durante as aulas práticas de diversas disciplinas das Engenharias
Aquisição de equipamento digital para lâmpada estroboscópica, gerador eletrostático Van de Graaff 400 KV e tubo espectral de hidrogênio para o Laboratório de Física
Aquisição de equipamentos para o laboratório de preparação metalográfica: cortadoras, lixadoras e embutidoras
Aquisição de novos bulbos pipetadores para os Laboratórios de Química
Novos painéis com a tabela periódica para os Laboratórios de Química
Aquisição de manômetro digital para o canal hidráulico do Laboratório de Engenharia Química.
Experiência Acadêmica
Oferta de bolsas integrais (auxílio instalação/saúde/seguro, passagens e bolsa) para intercâmbio (Graduação Sanduíche) com universidades francesas para os cursos de Engenharia Automotiva, Elétrica, Mecânica, de Produção e Química
Reativação dos Diretórios Acadêmicos: Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Licenciatura em Matemática, Engenharia Automotiva e Engenharia Mecânica.
Melhorias acadêmicas já realizadas e em andamento em 2025
Implantação dos novos currículos dos cursos de Licenciatura: Pedagogia, Letras, Letras/Inglês, Filosofia, Geografia e História.
Realização da revisão curricular do Curso de Psicologia em atendimento às atuais Diretrizes Curriculares Nacionais.
Criação do Observatório de Direitos Humanos, com fomento do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, e parceria com o Centro de Direitos Humanos de Caxias do Sul.
Ingresso de novos estudantes beneficiados com bolsas do Programa "Professor do Amanhã"
Análise das respostas na Avaliação On-line no âmbito dos Colegiados e NDEs dos cursos e planejamento de melhorias a partir das análises.
Qualificação dos processos acadêmicos dos cursos EaD (Pedagogia, Letras, Geografia e Formação Pedagógica).
Abertura do Curso de Bacharelado em História prevista para agosto de 2025.
Melhorias de infraestrutura já realizadas e em andamento em 2025
Revitalização dos espaços físicos do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA).
Realização da primeira etapa de climatização de salas de aula do Bloco E (19 equipamentos de ar condicionado de alta potência já adquiridos).
Readequação da distribuição das salas de pesquisa dos professores, de modo a favorecer o atendimento a estudantes em iniciação científica e orientações de Mestrado e Doutorado.
Destinação de novo espaço para o Centro Acadêmico de História.
Aprovação do projeto de pintura mural a ser realizado na parte externa do Bloco E, voltada para o Centro Cívico Mural "As Humanidades pelas letras".
Instalação do Instituto Bruno Segalla no Bloco E, com exposição permanente de obras de arte à comunidade acadêmica e visitantes (já definida, com instalações em processo).
Realização da primeira etapa de revitalização do Bloco E (com previsão de início ao longo do ano).
Ações acadêmicas já realizadas e em andamento em 2025
I Congresso Internacional de Educação Básica.
Aula Magna da Área de Humanidades.
Programação de ações comemorativas aos 65 anos dos primeiros cursos das Humanidades (Filosofia, Pedagogia e História), por ocasião da criação da Faculdade de Filosofia de Caxias do Sul, em 1060.
Incentivo, organização e apoio à continuidade de Semanas Acadêmicas dos Cursos com participação de Diretórios Acadêmicos.
Encontros entre estudantes e Coordenações de curso como um espaço de escuta e de alinhamentos sobre o curso da Universidade.
III Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Envelhecimento Humano: com envio de trabalhos de estudantes de Humanidades com premiação para estudantes da área.
Participação na International Week
Participação em eventos comemorativos aos 150 anos da Imigração Italiana no RS.
A Área de Humanidades é destaque nas avaliações de cursos pelo MEC/INEP
Conceito de Curso por Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento:
Serviço Social - EaD: Conceito 5
Letras LIBRAS: Conceito 5
Pedagogia - EaD: Conceito 5
Geografia - EaD: Conceito 5
Pedagogia/Campus Sede - Presencial: Conceito 5
Pedagogia/CARVI: Conceito 5
Licenciatura em Filosofia: Conceito 5
Bacharelado em Filosofia : Conceito 5
Licenciatura em Letras: Conceito 5
Licenciatura em Letras-Inglês: Conceito 5
Licenciatura em História : Conceito 5
Conceito Preliminar de Curso (CPC) (ENADE+insumos):
Curso de Serviço Social (presencial) - Conceito 5
Curso de Bacharelado em Filosofia - Conceito 5
Curso de Licenciatura em Filosofia - Conceito 4
Curso de Licenciatura em Pedagogia: Caxias do Sul e Bento Gonçalves (Presencial) - Conceito 4 ; Pedagogia (EaD) - Conceito 4
Curso de Licenciatura em História - Conceito 4
Curso de Licenciatura em Geografia - Conceito 4
Curso de Licenciatura em Letras Inglês - Conceito 4
Curso de Licenciatura em Letras Português - Conceito 3
Curso de Psicologia - Conceito 4 (Campus de Bento Gonçalves) e Conceito 3 (Campus de Caxias do Sul)
Obs.: em todos esses resultados a avaliação dos estudantes têm destaque (nas entrevistas com as comissões nos processos de reconhecimento ou pela prova e questionário respondidos no ENADE).
Ações Relacionadas com Infraestrutura e Pessoal Técnico
Aquisição de 58 computadores de última geração para laboratórios de informática, sendo que 33 deles com Pacote Adobe
Upgrade de computadores em laboratórios de informática e aquisição de novos computadores para secretarias
Climatização completa do Bloco F e climatização de salas do Bloco T
Reforma completa de todo o piso e banheiros do Bloco F, com melhorias inclusive aos banheiros PCD
Reforma ampla e completa da sala dos Diretórios Acadêmicos (Bloco F) e de salas de aulas de graduação e pós-graduação
Troca de piso em diversos andares do Bloco F, visando padronização e melhoria estética do bloco
Criação de nova sala, ampla e completa, para estudantes da graduação e pós-graduação
Substituição de itens depreciados por novos em banheiros para a qualificação da infraestrutura do bloco T
Constante substituição de telas de data-shows e troca de cabos HDMI para conexão com computadores
Melhorias de layout, rede, telefonia e inserção de adesivação em laboratórios
Promoção vertical e horizontal de funcionários que redunda na melhor remuneração do profissional
Criação de cenário para gravação de conteúdos de pós-graduação e graduação (Estúdio de Vídeo, Bloco T)
Questões Pedagógicas
Reforma curricular de diversos cursos para atendimento às DCNs e qualificação das ofertas
Redução do número de estudantes em algumas turmas para execução ideal do Plano de Ensino proposto
Alteração de Planos de Ensino de disciplinas para a melhoria das dinâmicas de sala de aula e incorporação de ferramentas e possibilidades de incremento a aulas a partir de parcerias da UCS BUSINESS SCHOOL
Ações de Melhoria da Infraestrutura:
Manutenção nas salas de aula, troca de cadeiras, estofados e classes quando danificadas
Instalação de ar condicionado nos auditórios, salas de aula e setores administrativos
Manutenção do telhado do bloco 58 para evitar infiltração nas salas de aula
Aumento da iluminação externa do Bloco 58
Substituição dos computadores dos laboratórios de informática no qual são utilizados nas disciplinas de Prática Jurídica
Substituição de telas de projeção, manutenção de cabos HDMI e data-shows que apresentaram problemas;
Substituição dos quadros verdes por quadros brancos em todas as salas de aula
Substituição das tomadas para modelo padrão novo
Criação da sala do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento do Curso de Direito, contando com computador, sala para reuniões e ambiente para estudos
Pintura da imagem Themis no saguão do Bloco em homenagem aos 65 anos do curso de Direito
Reforma da sala 408 do bloco 58 para ser utilizada pelas turmas de doutorado do curso de Direito
Ações de Melhoria Pedagógica:
Oferta de cursos de extensão nas diversas áreas do conhecimento jurídico, integralizando a aprendizagem de sala de aula
Realização de Sessão Externa de Julgamento dos diversos Tribunais
Capacitação e atividades de formação continuada para os professores
Constante atualização dos planos de ensino das disciplinas do curso
Redução do número de estudantes por turma nas disciplinas e 1º semestre visando melhor monitoramento e acompanhamento pedagógico
Implementação do projeto Mentoria aos alunos de 1º semestre com diversas ações visando a retenção deste público
Implementação de Projeto de Curricularização da extensão sobre Educação Jurídica e as ODS da ONU
Mudança da sede da Área de Conhecimento do Campus 8 para a Cidade Universitária envolvendo inúmeras melhorias
Salas de aulas reformadas e adequadas às atividades pedagógicas de cada um dos cursos;
Climatização de todas as salas de aulas na nova sede da Área de Conhecimento de Artes e Arquitetura no Bloco J
Ambientes amplos e bastante iluminados e ventilados naturalmente
Adequação de todos os sanitários para PNEs
Facilidade e diversidade de acesso à ambientes inexistentes no campus 8 como, por exemplo, restaurantes, lancherias, cinema, teatro, atividades da universidade, bancos, central de atendimento ao aluno, auditórios e laboratórios diversos, etc
Aumento da facilidade de acesso à grande maioria dos discentes, docentes e funcionários
Criação de Galeria de Artes com programação ampla de exposições
Salas individuais de atendimento dos coordenadores aos alunos
Laboratório de Informática equipado e aberto para utilização dos alunos
Mudança dos Cursos de Graduação de Licenciaturas de Música e Dança para o Bloco 24/Escola de Música, envolvendo inúmera melhorias
Salas de aulas reformadas e adequadas às atividades pedagógicas específicas dos cursos, em especial a adequação de isolamento e tratamento acústico
Biblioteca integrada à Biblioteca Central, possibilitando o acesso a todo acervo da Universidade
Reativação do Equipamento de Malharia Eletrônica no Laboratório de Malharia
QUESTÕES PEDAGÓGICAS:
Reestruturação Curricular do Curso de Graduação de Licenciatura em Artes Visuais
Reestruturação Curricular do Curso de Graduação de Licenciatura em Dança
Reestruturação Curricular do Curso de Graduação de Licenciatura em Música
Oferta de dezenas de Cursos de Extensão de apoio às atividades pedagógicas dos cursos de graduação
Campi Universitários
Melhorias implementadas
Infraestrutura:
Compra de novos computadores para atualização das máquinas dos Laboratórios de Informática e na biblioteca
Construção de uma quadra de esportes coberta
Cabos HDMI e data-shows que apresentavam problemas estão sendo substituídos
Manutenção das cadeiras nas salas de aula com substituição dos estofados
Melhorias nas condições do auditório com a modernização da mesa e microfones
Trocas de cortinas nas salas de aula e demais espaços do Campus
Colocação de mural com projetor no saguão para o registro de mensagens e interação dos estudantes, professores e comunidade acadêmica
Manutenção preventiva dos ar-condicionados do Campus
Melhorias no paisagismo/jardinagem e entrada do Campus
Aquisição de equipamentos, como câmeras com tripé, para a transmissão das aulas
Revitalização da comunicação visual do Campus, com adesivagem nas colunas e mensagem nos degraus da escada central
Ações Acadêmicas:
Capacitação e atividades de formação continuada para professores
Alinhamento da programação acadêmica para oferta de disciplinas presenciais
Capacitação periódica dos funcionários técnico-administrativos
Realização de eventos vinculados ao Poder Judiciário, relacionados a Semana da Justiça pela Paz em Casa, com o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha, por meio de ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.
Ações Pedagógicas e de Formação Continuada
Revisão contínua dos currículos dos Cursos
Atividades de formação continuada de professores e funcionários técnico-administrativos
Implantação do Laboratório Experimental de Arquitetura e Urbanismo, Design e Engenharia Civil
Ações de Melhoria na Biblioteca
Melhoria e otimização dos computadores de consulta na Biblioteca
Disponibilização de ambiente de leitura para crianças na Biblioteca
Compra de desumidificador de ar para conservação do acervo
Atualização do acervo bibliográfico, contemplando, especialmente, os cursos implantados recentemente
Ações de Melhoria na Infraestrutura
Disponibilização de computador para uso em sala de aula com Chrome OS
Substituição de modelos de projetores multimídia por versões mais recentes
Instalação de projetores, cabo HDMI e telas em novas salas
Manutenção de cabos HDMI nas salas de aula, melhorando a conexão para projeção de material
Aumento no tamanho da área de projeção do datashow em alguns LINFs, Auditórios e Salas, para melhor visualização do material
Substituição do sistema de som do Auditório do Bloco B
Instalação de ar-condicionado no Laboratório de Fisioterapia e em 8 salas de aula do Bloco A, para conforto térmico
Compra de novos equipamentos e reposição de materiais de laboratório e para aulas práticas
Aquisição de novos microscópios para Laboratórios da Área da Vida
Instalação de nova capela de exaustão de gases no Laboratório A107
Realocação de Diretórios Acadêmicos para melhor acomodação
Manutenção de cadeiras de sala de aula com encosto e/ou assento desgastados
Manutenção de pisos, divisórias e pintura de salas de aula do Bloco B e do Bloco A
Manutenção de cortinas e/ou instalação de filme de controle solar em LINFs, salas de aula e no corredor do Bloco B
Revitalização da comunicação visual do Campus na entrada dos blocos principais e púlpito dos auditórios
Ações de Melhoria na Acessibilidade
Disponibilização de kit de acessibilidade para uso nos LINFs (3 teclados Braille e Baixa Visão + 3 fones de ouvido)
Instalação de placas em braile
Ampliação da demarcação de espaços para cadeirante em algumas salas de aula, auditórios e laboratórios
Pintura de locais de estacionamento para cadeirantes
Com base na avaliação dos estudantes através de registros nos formulários da avaliação, o Campus da Região das Hortênsias implementou as seguintes melhorias:
Cursos e Disciplinas
Em relação ao desempenho dos professores: Os coordenadores dos cursos de graduação conversaram com os docentes procurando, quando necessário, encontrar meios para superar dificuldades
Oferta de atividades - cursos, palestras, oficinas, orientações individuais, pela Universidade visando a formação continuada dos professores
Atualização constante do acervo - físico e virtual, da biblioteca do Campus
Incentivo à criação de Diretórios acadêmicos dos cursos do campus
Infraestrutura
Ampliação do Laboratório de Informática 104 com instalação de mais 12 computadores para um melhor atendimento das turmas da graduação em Direito
Instalação de 05 computadores nas salas de estudos da biblioteca utilizados para efetivação de trabalhos acadêmicos
Reposição permanente de materiais dos laboratórios utilizados pelas graduações em Gastronomia, Nutrição e Hotelaria
Manutenção constante em cadeiras e classes das salas de aula
Estruturadas mais três salas de aula no térreo, facilitando acessibilidade à sala de aula à pessoas com alguma restrição de locomoção
Efetivada a climatização de todas as salas de aula do Campus
Ampliação do Laboratório de Nutrição
Adequação do Laboratório de Design de Interiores com instalação de 12 computadores com programas específicos para Design
Adequação do Laboratório de Psicologia
Em relação à avaliação docente:
Os coordenadores de cursos analisaram, em conjunto com os professores, os resultados das avaliações procurando, quando necessário, encontrar meios para superar dificuldades
Em alguns casos, foram sugeridas capacitações específicas para professores
Os professores das disciplinas de EAD foram encaminhados para os cursos de atualização para o uso do sistema
Em relação à infraestrutura:
Renovação dos data-shows;
Instalação de novos computadores dos laboratórios de informática, na biblioteca, na sala dos coordenadores, no SAJU e secretaria
Substituição parcial dos quadros verdes para quadros brancos
Melhoria em acessibilidade:
disponibilização de teclados para baixa visão
disponibilização de fones para baixa audição
Substituição do telhado na área de entrada dos estudantes
Substituição do toldo na entrada do Auditório
Instalação de toldo na entrada do Coworking
Instalação de ar-condicionado no Coworking e na Sala de Estudos da Biblioteca
Melhorias de Infraestrutura
Atualização dos computadores do laboratório e aquisição de 10 computadores novos
Instalação de câmeras de segurança no Campus
Instalação de aparelhos de ar condicionado em algumas salas de aula totalizando 8 aparelhos
Instalação de climatizadores no auditório
Substituição do fornecedor de internet (de transmissão à rádio para fibra)
Aquisição de equipamentos, como câmeras com tripé, para transmissão das aulas
Melhorias no paisagismo/jardinagem e entrada do Campus
Ampliação da Iluminação da Rodovia (ERS 129) em conjunto com a Prefeitura
Substituição de 130 estofados das cadeiras nas salas de aula do Campus (2023 e 2024)
Substituição de 30 cadeiras nas salas de aula do Campus em abril de 2025
Melhorias na Experiência Acadêmica e da Comunidade
Alinhamento da programação para oferta de disciplinas presenciais
Colocação de puffs e disponibilidade de mesas no saguão para estudo e/ou convivência
Para locais mais amplos de estudo, estamos verificando parcerias para salas temáticas
Atualização do acervo da biblioteca
Instalação do Coworking
Instalação de Sala de aula corporativa ao lado do Coworking
Reforma na sala dos Diretórios Acadêmicos (em andamento)
Reforma no hall de entrada do campus, com instalação de arquibancadas para os alunos;
Instalação de uma torre para os acadêmicos carregarem celulares, com apoio da Unimed Vale das Antas
Instalação de 2 novos datashows
Reforma da sala de aula (em andamento)
Reforma da Sala de Audiências e Sessões de Julgamento (NPJ- Direito) (em andamento)
Doado pela OAB Subseção de Guaporé 30 cadeiras com braço para a Sala de Audiências e Sessões de Julgamento (NPJ- Direito)
Novas instalações do SAJU, NAF, UCS Consultoria Jr e SEPA (em andamento)
Sala temática OAB (parceria)
Curso de Psicologia implantado e com conceito 5; outros cursos novos em implantação
Melhorias em Acessibilidade
disponibilização de teclados para baixa visão
disponibilização de fones para baixa audição
Infraestrutura em Geral:
Substituição de 54 cadeiras nas salas de aula do Campus no final de 2023
Substituição de 100 cadeiras nas salas de aula do Campus em fevereiro de 2024
Instalação de uma torre para os acadêmicos carregarem celulares, com apoio da Unimed Vale das Antas
Instalação de 2 novos datashows
Instalação de ar condicionado nas salas 206, 207, 208 e 311
Pintura do primeiro andar (área de Agronomia)
Instalação de tomadas de 3 pinos nas salas de aula
Disponibilização/Organização de novos espaços:
Organização de sala para a Empresa Júnior
Salas dos Diretórios Acadêmicos
Salas de Estudos para Acadêmicos (308)
Instalação de sala assinada pelo Sicredi Ibiraiaras RS/MG (setembro 2024)
Infraestrutura de Laboratórios:
Engenharias
Instalação de programas para engenharias: AutoCad 24 (Slinf450); SolidWorks no Laboratório de Informática no 1º Andar (102)
Instalação de ar condicionado
Informática
Novo laboratório com 17 novos computadores (Sala 308)
Instalação de 2 aparelhos de ar condicionado
Melhorias nos laboratórios e área experimental de agronomia
Laboratório de Análises Agronômicas instalado na casa da área experimental para apoio na execução de TCCs e aulas práticas
Instalação da Estação Meteorológica
Pomar e irrigação
Cercamento da área experimental
Estufa
Contratação de funcionária técnica agrícola para a área experimental
Melhorias nos laboratórios do curso de agronomia: laboratório de química; laboratório de lupas e microscopia; laboratório de alimentos; laboratório multidisciplinar
Biblioteca:
Atualização da biblioteca com novos livros para o curso de Direito:
Vade Mecum: Vade Mecum RT 2024; Vade Mecum Saraiva - Tradicional - 37ª edição 2024; Vade Mecum Acadêmico de Direito Rideel 38ª Edição - 2024
CLT (atualizada): CLT-LTr 2023: Edição Comemorativa dos 80 anos da CLT; Clt Acadêmica Saraiva - 23ª edição 2023
Direito do Trabalho (atualizado): Curso de Direito Do Trabalho - 15ª edição 2023; Direito do Trabalho Esquematizado - 9ª edição 2023; Direito do Trabalho - 2023
Código de Processo Civil (atualizado): Código de Processo Civil Comentado - 21º edição 2023 - RT; Código de Processo Civil e Legislação Processual em Vigor - 54ª edição 2023; Curso de Processo Civil - 2023 - RT
Atualização da biblioteca com novos livros para Engenharias:
Duas edições de Introdução à Engenharia
Fundamentos de Desenho Técnico Mecânico
Desenho Técnico Mecânico
Instalação de 2 aparelhos de ar condicionado
Disponibilização de nova área para estudos e convivência
Infraestrutura:
Aquisição e instalação de novos equipamentos Data Show para as salas de aula
Trocas de cortinas nas salas de aula e demais espaços do Campus
Melhorias no paisagismo/jardinagem e entrada do campus
Aquisição de equipamentos, como câmeras com tripé, para a transmissão das aulas
Substituição parcial dos quadros verdes para quadros brancos
Laboratório de Análises Agronômicas instalado na casa da área experimental para apoio na execução de TCCs e aulas práticas
Criação e capacitação da Brigada de Incêndio
Revitalização dos Pomares do CAMVA - replantio
Irrigação e cuidados com a área Experimental do Curso de Agronomia
Melhorias na Estufa - utilizada pelo curso de Agronomia
Ações Acadêmicas:
Capacitação e atividades de formação continuada para professores
Alinhamento da programação acadêmica para oferta das disciplinas presenciais
Capacitação periódica dos funcionários técnico-administrativos
Oferta de atividades - cursos, palestras, oficinas, orientações individuais visando a formação continuada dos professores
Atividades de Extensão e Pós-Graduação
Realização de Cursos de Extensão nas áreas de Educação e Cidadania, ofertados em parceria com as Secretarias de Educação da Região de Abrangência do Campus
Especialização em Proteção de Plantas Cultivadas - 2ª edição em andamento
Pós-Graduação MBA em Fruticultura de Clima Temperado em andamento
Oferta de turmas dos Mestrados em Direito, em História, em Administração, em Letras e Cultura e em Ensino de Ciências e Matemática
Oferta de turma do Doutorado em Educação em andamento