Resíduos Sólidos

De acordo com a Lei Federal n° 11.445/2007, saneamento básico é definido como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relacionados ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, conforme apresentado abaixo.

Considerando a relação direta entre saneamento e saúde, surge um conceito mais amplo, denominado saneamento ambiental. Nesta temática, o ISAM atua em projetos de pesquisa, extensão e serviços com destaque para a elaboração e revisão de planos de saneamento básico e de planos de gerenciamento integrado de resíduos sólidos.

A excelência dos produtos elaborados e a expertise de uma equipe multidisciplinar com mais de duas décadas de atuação pode ser observada na qualidade dos trabalhos realizados pelo ISAM, inclusive em nível federal, como o "Diagnóstico dos Resíduos Orgânicos do Setor Agrossilvopastoril e Agroindústrias Associadas", publicado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). Trabalho utilizado como referência para a elaboração da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Outro exemplo de atuação em nível federal é o "Curso de Elaboração de Planos de Saneamento Básico", desenvolvido pelo ISAM e oferecido por meio da Rede de Capacitação Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica (RECEsa), com acesso disponível no Portal Capacidades, do Ministério das Cidades, pelo link.