UCS sedia 1º Fórum Estadual de Biogás e Biometano.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/06/2017 | Editado em 27/06/2017

Evento segue até amanhã, no UCS Teatro, reunindo pesquisadores, especialistas da área, profissionais da área, representantes dos governos Estadual e Federal e estudantes.

Reitor Evaldo Kuiava dá boas-vindas aos participantes do evento, que segue até amanhã, quarta-feira.

Ao dar as boas-vindas aos participantes do 1º Fórum Estadual de Biogás e Biometano, no início da manhã desta terça-feira, dia 13 de junho, no UCS Teatro, o reitor Evaldo Kuiava enfatizou que a Instituição tem muitos projetos de pesquisas que buscam mudar a visão que temos no mundo, de “que não somos separados da natureza. Somos a natureza”. Citou o recente recebimento de uma carta-patente de modelo biorreator de tambor rotativo, um protótipo que aumenta a produtividade de enzimas utilizáveis nas indústrias alimentícia, farmacêutica e química. E, diante de especialistas do setor em nível nacional e internacional, profissionais do setor, empresários, representantes dos governos Estadual e Federal, estudantes e demais interessados no assunto, destacou a importância da parceria entre as entidades para a busca de soluções comuns.

O 1° Fórum Estadual de Biogás e Biometano acontece até amanhã, quarta-feira, apresentando informações relevantes para o setor industrial e do agronegócio, tanto para a redução dos impactos ambientais quanto na possibilidade de novos negócios no Rio Grande do Sul e no Brasil. Questões como regulamentação, medidas governamentais de incentivo, linhas de financiamento, panorama das cadeias de geração e distribuição de biogás e biometano e a contribuição dos centros de pesquisa e inovação são alguns dos temas que serão abordados por meio de palestras, mesas-redondas e apresentação de cases.

A abertura, antecedendo a palestra de Dr. Jules Van Lier, da Universidade de Delft, da Holanda, sobre “Panorama internacional de biogás e biometano” com a apresentação dos arranjos tecnológicos e comerciais para a geração e distribuição de biogás e biometano existentes no contexto mundial, contou com a presença do secretário Estadual Adjunto de Minas e Energia José Francisco Braga, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego Carlos Heinen, o diretor regional do SENAI RS Carlos Artur Trein, o vice-presidente da APL e vice-reitor da UCS Odacir Graciolli, o superintendente da Itaipu Binacional Maycon Georgio Vendrame e o diretor técnico da Sulgás Luis Felipe Poli.

O evento é uma realização do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), da Universidade de Caxias do Sul (UCS), do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia e da Itaipu Binacional.

Foto: Claudia Velho