O papel da segurança da informação para a competitividade das organizações.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 20/06/2017 | Editado em 26/06/2017

Painel no dia 28 de junho discutirá os desafios e aspectos jurídicos nesta área.

O perigo da Internet não ronda somente o nosso dia a dia quando buscamos praticidade ou lazer ao utilizarmos sites ou participarmos de redes sociais. Na mesma proporção que a Internet possa ser um benefício aos usuários, ela pode ser utilizada contrariamente em benefício de outro. Imagine para uma empresa, para uma organização… e é aí que surge uma preocupação: a segurança da informação.

Segundo a professora Maria de Fátima Webber do Prado Lima, da disciplina de Segurança da Informação dos cursos da área de Informática da Universidade de Caxias do Sul, “no momento atual, de economia globalizada, as organizações precisam cada vez mais apresentar diferenciais para poderem ser competitivas. Nesse cenário, a informação tem um importante papel. A gestão adequada da informação leva a organização a diferenciar-se competitivamente, dando apoio à tomada de decisão. As organizações precisam assimilar que é necessário primeiro entender os problemas de segurança para depois buscar a solução”.

Os problemas de segurança da informação crescem de forma vertiginosa, por isso é necessário qualificar profissionais para enfrentarem as ameaças de segurança que estão presentes nas organizações.

Qualificação profissional
Atenta a essa discussão, a UCS promoverá no dia 28 de junho, a partir das 19 horas, o painel “Segurança da Informação: desafios e aspectos jurídicos”, no auditório do Bloco S, no Campus-Sede, com entrada franca.

O painel irá reunir Cassio Henrique Furtado Ramos (diretor da Qualytool Consulting Group), Emerson Wendt (chefe da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul), Luis Carlos Alberti (gerente de TI das Lojas Colombo) e Luiz Fernando Del Rio Horn (professor da UCS e diretor geral do Procon/Caxias), tendo como mediadora a professora Maria de Fátima Webber do Prado Lima.

Outra frente da UCS para essa preocupação é o lançamento de três cursos de especialização na modalidade a distância: em Gestão da Segurança da Informação Corporativa, Segurança da Infraestrutura da Tecnologia da Informação e Direito Digital. “Com a oferta dos cursos, a UCS contribui com a sociedade, auxiliando na qualificação de profissionais que estejam preparados para atuar nesse cenário de insegurança”, enfatiza Maria de Fátima.

A professora Patrícia Montemezzo, da área de Conhecimento de Ciências Jurídicas, compartilha a necessidade da qualificação de profissionais do Direito na área de segurança da informação. “O número de conflitos envolvendo a segurança da informação e a Internet cresceu vertiginosamente. O Judiciário e também os demais operadores do Direito precisam de uma formação e de conhecimento específico sobre o tema”.

Gestão da Segurança da Informação Corporativa
Destinado a gestores, auditores e consultores com diploma de curso superior que possuam conhecimento em tecnologia da informação, a Especialização da Segurança da Informação Corporativa tem como objetivo principal capacitar o egresso a auxiliar as organizações a enfrentar os desafios globais de segurança da informação, visando a proteção do negócio, da visão e da missão da empresa.

Segurança da Infraestrutura da Tecnologia da Informação
Capacitar o aluno a intervir na infraestrutura da Tecnologia da Informação, implantando mecanismos de seguranca adequados, diminuindo a probabilidade de ataques cibernéticos nas organizações é o objetivo da Especialização em Segurança da Infraestrutura da Tecnologia da Informação, destinado a portadores de diploma de curso superior nas áreas de Tecnologia, Informática ou graduados com experiência em projetos, implantação, suporte e gerência da infraestrutura de Tecnologia da Informação nas organizações.

Direito Digital 
Debater a segurança da informação com foco no Direito Digital é o objetivo desta especialização destinada a graduados em Ciências Jurídicas, Sistemas de Informação, Computação, Análise em Desenvolvimento de Software, Tecnologias Digitais e profissionais graduados em outras áreas do conhecimento que tenham interesse na temática do curso.

Imagem: Shutterstock