12ª Feira de Arte e Tecnologia do CETEC celebra criatividade e carreira artística
Entre os convidados, destaque para o produtor de shows Ivan Dill e os músicos Edison de Lima Espíndola e Ralfe Alexandre Peruffo
A 12ª edição da Feira de Arte e Tecnologia do CETEC – Centro Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul (UCS) – reuniu dezenas de atrações entre trabalhos artísticos, técnicos e culturais produzidos pelos estudantes na manhã desta quinta-feira, 27 de novembro, no pátio da escola.
Nesta edição, a programação contou com convidados de destaque. O produtor de shows Ivan Dill abriu o evento com a palestra “Um Cara de Sorte”, compartilhando sua trajetória de superação pessoal e no meio artístico. Dill contou como saiu de casa, em Passo Fundo, para trabalhar como lixador de geladeira em Caxias do Sul e deu uma guinada na carreira ao se transformar em produtor da banda Engenheiros do Hawaii e, posteriormente, do Jota Quest. Há 15 anos, ele se tornou dono de uma produtora de shows que traz à região Sul do país os maiores expoentes da música brasileira. Ele destacou aos jovens a importância de ir em busca de seus sonhos.
“Eu não imaginava que me tornaria milionário, mas eu decidi que trabalharia com a música e soube aproveitar as oportunidades”, ressaltou.
Na sequência, quem também compartilhou um pouco da experiência de trabalhar com música, em formato de jam session musical, foram os residentes do tradicional bar porto-alegrense Sgt. Peppers. Edison de Lima Espíndola e Ralfe Alexandre Peruffo integram a banda Corações Solitários que atua há mais de 30 anos na casa. São músicos com décadas de experiência atuando em grandes centros e que já trabalharam com ícones da MPB como Frenéticas, Lulu Santos, Erasmo Carlos, Oswaldo Montenegro, Zé Ramalho, Zizi Possi, Nara Leão e Bebeto Alves.
Os convidados abordaram temas ligados ao direcionamento de carreiras artísticas. Além das palestras e oficinas, a feira apresentou uma programação diversificada, com exibição de curtas-metragens produzidos pelos estudantes de Cinema do Itinerário de Design e Processos Criativos. A programação ainda incluiu karaokê, apresentação de tango e toda uma praça de alimentação com comidas preparadas pelos estudantes, incluindo a massa feita pelos alunos do curso técnico de Gastronomia.

No pátio do CETEC, um dos grandes destaques deste ano foi a pista de skate, construída pelos próprios alunos, que atraiu participantes durante todo o evento, e os lambe-lambes espalhados por todo o CETEC, cartazes anunciando as atrações da feira. Brechós, exposição de trabalhos artísticos e manifestações culturais também chamaram a atenção na edição deste ano.
A feira contou ainda com a exposição dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do curso técnico de Informática e a campanha de doação de brinquedos promovida pelo curso de Administração.
O evento foi organizado pelos alunos do Itinerário de Design e Processos Criativos, do 2º ano, por meio do componente curricular Criatividade e Inovação. A professora Liliane Viero, coordenadora artística da Feira de Arte e Tecnologia desde sua criação, destaca que o engajamento do grupo coordenador deste ano foi responsável pelo sucesso de mais uma edição do evento que é considerado a principal confraternização de fim de ano dos alunos do Ensino Médio do CETEC.
Fotos: Gustavo Ascari
Compartilhar