Comunidade acadêmica reúne-se para discutir e aprofundar a história dos 50 anos da UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/08/2017 | Editado em 23/08/2017

Seminário “UCS 50 anos: momentos decisivos” aborda a história da Universidade e o envolvimento da Instituição no desenvolvimento regional.

Reitor Evaldo Kuiava enfatizou a importância de honrar o passado.

O ponto de partida da constituição do Ensino Superior na região e a trajetória de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de Caxias do Sul marcaram, na noite de terça-feira, dia 22 de agosto, o início do seminário “UCS 50 anos: Momentos Decisivos”, coordenado pelos professores Jayme Paviani e José Clemente Pozenato e promovido pelo Gabinete da Reitoria e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

A atividade, que tem continuidade no dia de hoje, integra a programação comemorativa aos 50 anos da Universidade de Caxias do Sul e tem como objetivos evidenciar a repercussão social da Universidade e o seu papel no desenvolvimento regional, bem como as transformações que ocorreram na sua natureza e estrutura ao longo da história; aprofundar estudos sobre a história e as características da UCS como instituição de inserção regional e nacional; e compor um acervo de história oral com depoimentos dos atores que constituíram a UCS.

Representantes da comunidade acadêmica presentes no Seminário UCS 50 anos.

Na abertura, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilda Stecanela, salientou a satisfação em colaborar na organização dessa atividade juntamente com os professores José Clemente Pozenato e Jayme Paviani, “que ajudaram a compor a história da Universidade. Nós só temos a aprender com as pessoas que deixaram um legado na Instituição e seguirmos lançando novas sementes e desenhando o futuro da Universidade”.

O reitor Evaldo Kuiava, que foi o moderador da mesa-redonda “Percursos da UCS 50 anos – Momentos Decisivos, o Ponto de Partida”, ressaltou a importância de aprendermos a “honrar o passado, a história e as pessoas que construíram essa história. A origem da UCS se deu na dimensão cultural, para que a Instituição pudesse ajudar o desenvolvimento da região como um todo, se voltasse para a sua comunidade. Precisamos demarcar e defender a ideia de uma universidade comunitária. Na necessidade de se pensar o futuro da Universidade, agregamos aspectos maiores além do ensino, da pesquisa e da extensão. A tecnologia e a inovação também cumprem um legado social e precisamos nos orgulhar com o que fazemos”.

A atividade, com continuidade nesta quarta-feira, discute ainda:

Professores Dalcy Angelo Fontanive, Jayme Paviani e Isidoro Zorzi abriram as discussões na manhã de hoje.

– “UCS Momentos Decisivos: sob o ponto de vista institucional”, com os professores Dalcy Angelo Fontanive e Isidoro Zorzi, tendo como moderador o professor Jayme Paviani.

Professores Nilva Stédile, Marcelo Rossato e Marcia Cappellano dos Santos abordaram sobre o ensino de graduação.

– “UCS Momentos Decisivos: o ensino de graduação em pauta”, com as professoras Marcia Maria Cappellano dos Santos e Nilva Lúcia Rech Stédile, tendo como moderador o pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato.

– “UCS Momentos Decisivos: a evolução do conceito de extensão”, com os professores José Carlos Köche e Mára Zeni Andrade, tendo como moderador o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonísio Graciolli.

-“UCS Momentos Decisivos: a Institucionalização da Pesquisa e da Pós-Graduação”, com o professores José Clemente Pozenato e Vania Beatriz Mertotti Herédia, tendo como moderadora a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilda Stecanela.

– “Percursos da UCS 50 anos – Momentos Decisivos”, com a participação dos professores Evaldo Antonio Kuiava e Dalcy Angelo Fontanive, tendo como moderadores os professores Jayme Paviani e José Clemente Pozenato.

Fotos: Claudia Velho.