Acadêmicos de Música encenam a ópera “Dido e Enéias”, de Henry Purcell.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/06/2016 | Editado em 22/06/2016

 

received_1032689850151672Os acadêmicos da disciplina de Canto, do curso de Licenciatura em Música, preparam, para a próxima semana, a encenação da Ópera “Dido e Enéias”, de Henry Purcell.  Eles irão interpretar vocal e cenicamente as diferentes cenas da história de amor entre Dido, rainha de Cartago, e Enéias, príncipe troiano.

Com entrada franca, a apresentação será na próxima quarta-feira, 29 de junho, às 21 horas, no auditório do Centro de Artes e Arquitetura (Campus 8).

A direção cênica e preparação vocal são coordenadas por Suelen Scholl Matter, professora de regência e canto, disciplinas do curso de Licenciatura em Música.  Os figurinos são de Cristiane Schiavenin e Braicon Silva. Os pianistas Fábio Chagas e Gislaine Maria Nicola também participam do espetáculo.

 

 

Os personagens e os atores

  • Dido: Caroline Gobbato, Manuela Guerra, Tayná Soares, Bruna Mesalira Pontel e Camila Farina.
  • Belinda: Cláudia Marchioro dos Santos, Marieli de Oliveira da Costa Ortiz, Rakel Mazetto Kannenberg, Camila de Almeida Santos e Karen Detoni.
  • Enéias: Josué Ferreira dos Santos, Braicon da Silva Carvalho, George Souza Soares Chaves, Daniel Luciano Araujo e Mikael de Almeida Marques.
  • Marinheiro: Augusto Tubbs de Lucena Scheifler.
  • 2ª mulher: Gabriela da Silva Dambros.
  • Feiticeira: Carolina Mantovani da Silva e Simone Laura Cemin.
  • Bruxas: Cristiane Schiavenin e Priscila Bortolosso.

1º ATO 
Cena: O palácio. A Rainha de Cartago, Dido, confessa à sua fiel confidente, Belinda, o seu sofrimento e angústia por estar apaixonada pelo príncipe troiano Enéias.
Cena: A caverna. O Império e a fortuna de Dido estão crescendo. Em razão disso, bruxas planejam destruir o seu reino por odiarem todos aqueles que são prósperos. Seu plano é enganar o Enéias fazendo-o partir e abandonar a Dido.
2º ATO
Cena: O bosque. Dido e Enéias se apaixonam e vivem uma cena de amor no bosque. Nesse lugar Enéias recebe uma mensagem das bruxas, que fingem ser um chamado de um deus. Esse chamado anuncia que ele precisa partir e seguir a sua viagem.
3º ATO
A feiticeira comemora o sucesso de seu plano. Enéias comunica Dido de sua partida e ela, enfurecida, manda-o embora. Enéias parte e, em seguida, Dido morre.