UCS recebe certificação de universidade finlandesa para difundir a Pedagogia da Inovação.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/10/2017 | Editado em 03/10/2017
Professores Douglas, Flávia, Liisa e Mina (ambas da Finlândia), reitor Kuiava, Ana Lúcia, Juliano, Vania e Mateus: certificação do método de aprendizagem.

A Universidade de Caxias do Sul é a segunda instituição internacional a ser certificada pela Turku University of Applied Sciences (TUAS), da Finlândia – a primeira é uma instituição na Polônia – para difundir nas Instituições de Ensino Superior a Pedagogia da Inovação – INNOPEDA®.

Na última sexta-feira, dia 29 de setembro, sete professores da UCS – Ana Lúcia Buogo, Douglas Onzi Pastori, Flávia Fernanda Costa, Juliano Rodrigues Gimenez, Roberto Birch Gonçalves, Mateus Panizzon e Vania Elisabete Schneider – foram certificados pela universidade finlandesa para serem os trainers do Programa INNOPEDA® no sul do Brasil.

Liisa Kairisto-Mertanen, diretora da Faculdade de Tecnologia, Meio Ambiente e Negócios, que representava a universidade da Finlândia, explica que a pedagogia da inovação é uma abordagem de aprendizagem que define, de uma nova maneira, como o conhecimento é assimilado, produzido e utilizado, de modo a incentivar a criação de inovações.

Durante a semana, Liisa, juntamente com Mina Scheinin, chefe do Programa Future Leaning Design, concluíram, na UCS, o processo de formação dos docentes na Pedagogia da Inovação, que formaliza a certificação da Instituição para capacitar outras universidades que têm interesse na metodologia INNOPEDA®. Sobre as atividades formativass desenvolvidas na UCS, Liisa afirma: “Foi ótimo ver o progresso que os professores da Universidade de Caxias do Sul tiveram durante esses dois últimos anos na capacitação da Pedagogia da Inovação. Ficamos realmente impressionadas com o trabalho da equipe INNOPEDA nesta Universidade”.

Em 2015, em Caxias do Sul, o reitor Vesa Taatila, da TUAS, assinou convênio de cooperação que visava disseminar nas Instituições de Ensino Superior da região sul do Brasil a Pedagogia da Inovação – INNOPEDA®, com a formação de um grupo de professores a serem capacitados nesse método e a constituição de uma pesquisa sobre essa temática. No ano passado, a UCS enviou à Finlândia um grupo de professores – os que agora receberam a certificação – para se capacitarem na Pedagogia da Inovação.

O reitor Evaldo Kuiava lembra que a Pedagogia da Inovação começou a ser discutida na UCS em 2014, em um curso ministrado por professores da TUAS, com o objetivo de capacitar docentes para atuar como multiplicadores do método. “A INNOPEDA® apresenta-se como uma excelente estratégia para auxiliar as Instituições de Ensino Superior de todo o mundo. E a UCS, acompanhando os processos de inovação da TUAS, passou não só a acreditar nessa metodologia, mas a segui-la e a disseminá-la, agora, em nossa região”.

A parceria com a TUAS resultou, também, no lançamento, pela EDUCS, do livro “Pedagogia da Inovação: a experiência finlandesa”, organizado por Liisa Kairisto-Mertanen e Taru Penttilä (ambas da universidade finlandesa) e Vania Elisabete Schneider (UCS). A publicação traz artigos de autoria de professores e técnicos da TUAS, com a tradução e revisão técnica do Instituto de Saneamento Ambiental e do UCS Línguas Estrangeiras, acerca do método INNOPEDA ® e de suas diferentes aplicações na universidade finlandesa. Uma nova publicação está prevista para ser editada na Finlândia: mas agora com os artigos de autoria dos professores certificados na UCS.

Cooperação com TUAS
Desde 2005, a UCS mantém relações com a Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, que possibilitou, entre outras ações, o intercâmbio acadêmico de estudantes e professores e a interação técnico-científica nas áreas de gerenciamento de resíduos sólidos e gestão de recursos hídricos.
Em 2012, o MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior, realizado pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) com a coordenação da UCS, teve as atividades do seu primeiro módulo internacional realizadas na Finlândia, país que se destaca pela qualidade de ensino, mensurada através de índices e indicadores de uso global.

Em 2014, a segunda turma do MBA, novamente escolheu a Finlândia, e especialmente a TUAS, para aprofundar seus conhecimentos sobre a Pedagogia da Inovação. Ainda em 2014, um seminário com professores da TUAS, na UCS e na Unijuí, teve a participação de 50 professores das duas instituições e permitiu a compreensão dos fundamentos da Pedagogia da Inovação e a discussão de novas abordagens intercurriculares com a utilização de novos dispositivos e ferramentas de aprendizagem.

Fotos: Claudia Velho