Pitch-Day da 3ª edição do StartUCS ocorre no dia 9 de novembro.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 25/10/2017 | Editado em 03/12/2020
Característico do meio das startups, evento propõe apresentação sumária, em até cinco minutos, da ideia de negócio, oportunidade de mercado percebida e do estágio de desenvolvimento do produto ou serviço.

Aberto ao público, evento de apresentação dos projetos de negócios desenvolvidos na edição deste ano do programa busca atrair potenciais investidores e parceiros. 

Onze projetos de negócios inovadores, de base tecnológica, serão apresentados no terceiro pitch-day do StartUCS, programa de pré-aceleração de novos empreendimentos da Universidade de Caxias do Sul. A atividade ocorre no dia 9 de novembro, a partir das 19h, no auditório do Bloco E do Campus-Sede, em Caxias do Sul. A participação é aberta ao público em geral.

Destinado a estudantes e egressos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários, o StartUCS oferece suporte gratuito para a criação de negócios inovadores, preparando a inserção de novas empresas no mercado de forma sustentável e competitiva. Educação, finanças e plataformas digitais são as áreas abrangidas pelos trabalhos desta edição – a terceira do programa em Caxias do Sul e que contou também com uma primeira turma em Bento Gonçalves.

Consultorias – O trabalho presencial ocorreu em 30 encontros semanais, ao longo de seis meses. Os participantes receberam consultoria de especialistas do mercado e da Universidade em diversas áreas de implantação e gestão de empreendimentos, como Contabilidade, Direito, Finanças, Pesquisa de Mercado, Design e Business Model Canvas (ferramenta de planejamento estratégico para desenvolver e esboçar modelos de negócio). Pela primeira vez desde a implantação do programa, em 2015, foi inserida uma mentoria na área de formação de times com uma psicóloga para auxiliar a estruturação das equipes envolvidas nos projetos.

Ao mesmo tempo, as orientações foram sendo colocadas na prática em horários extras, com interações diretas dos participantes com seus potenciais clientes, fornecedores e parceiros. “A meta é que o empreendedor chegue ao final do programa tendo desenvolvido um produto ou serviço capacitado a receber aporte financeiro e habilitado a ingressar no mercado”, explica um dos coordenadores do StartUCS e coordenador-executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, Enor Tonolli Jr.

Tudo culmina no pitch-day, evento característico do universo das startups, destinado a apresentar, de forma rápida, sucinta e objetiva, o modelo de negócio desenvolvido, visando chamar a atenção de possíveis parceiros e investidores. As explanações devem ser feitas no tempo máximo de cinco minutos. “Os autores devem transmitir a ideia de negócio, a oportunidade de mercado percebida, o estágio de desenvolvimento do produto ou serviço e o que projetam como os próximos passos da empresa”, descreve Tonolli.

 

Instalações terão escritório do TecnoUCS e espaço de coworking

Conectado com o movimento mundial das universidades em torno da geração de empreendimentos inovadores por meio da ciência e tecnologia, o StartUCS integra o conjunto de iniciativas, estruturas e expertises (Programa de Empreendedorismo, Incubadora Tecnológica, institutos e coordenadorias de Pesquisa, de Projetos e de Serviços) da Universidade que se interconectam formando o parque científico-tecnológico da UCS.

Para o próximo ano, o conjunto receberá melhorias funcionais alinhadas aos modelos adotados pelas melhores universidades do mundo. Em reformulação, o Bloco 59 do campus-sede, onde estão instaladas as dependências do StartUCS, vai sediar um escritório do TecnoUCS, um novo espaço de coworking, espaço de convívio e salas para empresas residentes.

“Ao mesmo tempo, estamos buscando parcerias com empresários da cidade e da região que têm nos prestigiado com suas mentorias e conexões com aceleradoras de negócios, com investidores-anjo, com outros parques nacionais e com coaches internacionais para ampliar nossos relacionamentos e melhorar processos”, acrescenta o coordenador Enor Tonolli Jr.

Próxima edição – A quarta edição do StartUCS deverá ter o edital para chamada de projetos e a programação divulgados em dezembro. Em março e abril ocorrem as entrevistas com os interessados, seguida da seleção dos participantes. Os encontros, a exemplo deste ano, se estenderão de abril a novembro.

Projetos participantes do 3º Pitch-Day StartUCS

(nome-segmento-autores)

UALL – Edtech/Educação – Rodrigo Chernhak, Tiago Balbinoti, Eder Braz

Go Mining – Mineração de Texto – Simone de Oliveira, Jocimara Mauer, Daniel Epstein

Aura – Iot/Sensoriamento – Jeferson Rodrigues, Monica Melo

Fast2Pay – Fintech/Meios de pagamento – Fernando Pierozan, Teilor Valduga

Me Empresta – Fintech/Empréstimo entre pessoas físicas – Jardel Santos, Diego Dal Bó

Dianóia – Edtech/Ensino para crianças com deficiência – Maurício Knob, Karen Balen

Kong Comics – Plataforma para produtores independentes de quadrinhos – Luan Zuchi

Nossovoto – Plataforma política – Gustavo Masutti

Studd – Edtech/Ensino de inglês – Bruno da Silva

Bad Coders Interactive – Games – Douglas Marodin, Caio Augusto Pasqual

By Step – Edtech/Ensino de Matemática – Vinícius Bavaresco

Foto: Claudia Velho