Interesse pela educação musical reunirá estudantes, professores, músicos e artistas, no Campus 8.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/07/2016 | Editado em 07/07/2016

O curso de Licenciatura em Música irá promover, entre os dias 14 e 17 de julho, o 6º Encontro de Educação Musical e o 1º Seminário de Educação Musical, destinados, além da comunidade acadêmica, às pessoas que estejam envolvidas ou interessadas na educação musical.

As atividades – oficinas, mesas-redondas e palestras – visam promover as práticas musicais que potencializam a capacitação de músicos, professores, estudantes e artistas para o ensino de Música em diversos contextos, especialmente o escolar. A iniciativa é  também uma forma de fomentar, ampliar e aprofundar as discussões sobre os caminhos da educação musical no Brasil e as possibilidades de ação dos profissionais nesta área.

Para a professora Patrícia Pereira Porto, uma das coordenadoras do evento, “a educação musical proporciona ganhos que vão muito além da habilidade musical, visto que tem um importante papel no desenvolvimento do ser humano. Sua justificativa geralmente está relacionada aos processos de construção da sociabilização, segurança e autoestima, além do desenvolvimento cognitivo e psicomotor. De acordo com o educador musical inglês Keith Swanwick, a música é uma forma simbólica de discurso onde as ideias acerca de nós mesmos e dos outros são articuladas em formas sonoras e por isso persiste em todas as culturas e encontra um papel em vários sistemas educacionais (SWANWICK, 2003)”.