Atualização de dados geográficos de Caxias é destaque em lançamento de curso de extensão.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/07/2016 | Editado em 13/07/2016

Evento de apresentação da terceira versão do sistema GeoCaxias, com informações e legislação sobre a urbanização do município, ocorre no Bloco J do Campus-Sede.

Desenvolvido pela Diretoria de Informações Geoespaciais da Secretaria Municipal de Planejamento, o Sistema de Informação Geográfica (SIG) GeoCaxias, criado em 2008, terá sua terceira atualização apresentada na Universidade de Caxias do Sul nesta quarta, dia 13. O evento, com início às 19h30min, no Bloco J do Campus-Sede, também marcará o lançamento do curso de extensão Qualificação para Corretores Imobiliários, promovido pela UCS e com início estabelecido para agosto.

O GeoCaxias reúne uma extensa compilação de dados técnicos e geográficos a respeito do território municipal, como a distribuição oficial dos 65 bairros, a dimensão de vias públicas, a delimitação dos lotes urbanos, edificações, áreas verdes, entre outros, além de apresentar interface com o Plano Diretor Municipal e a legislação de parcelamento e uso do solo. O sistema também permite acesso a imagens aerofotográficas e de satélite do território caxiense produzidas desde 1955, e às legislações sobre o perímetro urbano desde a primeira demarcação, feita em 1886.

Para o público externo (empresas, profissionais e estudantes das áreas da construção civil e do segmento imobiliário, ou qualquer pessoa que necessite consulta geográfica ou legal), o GeoCaxias oferece dados do informativo urbanístico como índices construtivos, normas de ocupação do solo e geolocalização (integrada ao Google Street View).

A gestão interna da Prefeitura também utiliza o mapeamento para a projeção de ações e instalações de serviços públicos. Isso inclui, por exemplo, atividades preventivas em saúde; oferta serviços (transporte escolar, energia e saneamento); implantação de UBSs e escolas; projetos de arborização e licenciamento ambiental; monitoramento de áreas de risco e de populações em situação de vulnerabilidade; e planejamento em segurança pública, entre outros.