Acadêmicos dos cursos UCS.Tec apresentam os projetos desenvolvidos no semestre.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/07/2016 | Editado em 18/07/2016

Alunos e professores dos cursos que integram o Programa UCS.Tec participaram na noite de quinta-feira, dia 14 de julho, da 1ª Mostra do Projeto Temático. A atividade ocorreu na sala Florense e serviu para apresentar os trabalhos desenvolvidos na disciplina de Projeto Temático I. Ao todo, sete grupos mostraram os resultados obtidos ao longo do semestre.

Conforme a professora Susana Elisabeth Neumann, uma das coordenadoras da atividade,  a proposta é aproximar os estudantes do mercado de trabalho, por meio de pesquisas teóricas e pesquisas práticas. Durante o período de estudos, os acadêmicos tiveram o apoio de mentores, profissionais que atuam diretamente em diferentes organizações e que colaboraram por meio do compartilhamento de conhecimentos com os integrantes do grupo.

Claudia Velho-8851

Os alunos visitaram ainda empresas e desses encontros desenvolveram seus trabalhos. Cada equipe ficou responsável por fazer um estudo de caso em diferentes empreendimentos. Para cada trabalho, os acadêmicos consideraram seus campos de estudos, como Marketing, Finanças ou Gestão Comercial.

Claudia Velho-8885
“Enquanto equipes, os alunos tiveram que colocar em praticas diferentes conhecimentos”, explica Suzana (foto à direita) lembrando que planejamento de ações e solução de problemas foram competências desenvolvidas durante os trabalhos.

Claudia Velho-8882Para a coordenadora pedagógica da Pró-Reitoria Acadêmica, Flávia Fernanda Costa, (foto à esquerda), os resultados obtidos durante o semestre demonstram a essência do programa UCS.Tec, que estabelece um vínculo mais profundo entre o mercado de trabalho e do universo acadêmico. Ela ressalta ainda que o programa se firma a partir de uma estrutura curricular baseada no modelo finlandês – um dos mais avançados no mundo.

 

O Programa UCS.Tec reúne Cursos Superiores de Tecnologia com um formato compacto, direcionados para áreas específicas de conhecimento, e com a vantagem de assegurar ao futuro profissional a rápida inserção no mercado de trabalho. Na Universidade, ele é coordenado pelo professor Rodrigo Marques de Almeida Guerra.

Fotos: Claudia Velho