Cerimônia de titulação de mestres e doutores, nesta sexta-feira.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/09/2016 | Editado em 12/07/2017

A UCS, por meio da pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, passa a realizar, a partir desta sexta-feira, 2 de setembro, a Cerimônia de Titulação de Mestres e Doutores da Instituição. Nesta primeira cerimônia, que se realiza às 19 horas no Salão de Atos da Reitoria, no Bloco A, do Campus-Sede, serão titulados 47 mestres e três doutores.

Segundo o reitor Evaldo Kuiava, “essa cerimônia é organizada com o intuito de valorizar e destacar o mais alto grau da formação acadêmica e tem também a finalidade de reforçar um  dos  princípios de uma instituição de ensino superior, o da formação integral, que desafia o profissional para a pesquisa de excelência e a produção de conhecimento, através do ingresso na pós-graduação stricto sensu”. A UCS oferece 16 cursos de mestrados e sete de doutorados.

Diferentemente de outros rituais de diplomação – nos cursos de graduação ou de certificação e nos cursos de Especialização, MBAs, Aperfeiçoamento ou Extensão já fazem parte da tradição universitária e estão incorporados aos calendários – a conclusão de um curso de Mestrado ou de Doutorado tem seus rituais próprios, com as sessões públicas de defesa das Dissertações ou Teses resultantes dos estudos investigativos dos profissionais durante o curso, com arguição de uma banca de avaliação. ” Esse é um dos momentos em que os resultados das pesquisas são tornados públicos”, explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação,  Nilda Stecanela. Porém, muitas vezes, a retirada do diploma, que confere o título de Doutor ou de Mestre, “acaba sendo um momento solitário e que não enaltece suficientemente o vigoroso processo de imersão e de entrega que acompanha a construção de uma Tese de Doutorado ou de uma Dissertação de Mestrado. Assim, espera-se que a cerimônia de titulação seja mais um momento de celebração no calendário acadêmico da UCS, mas, principalmente, na trajetória da pesquisa e de cada um dos mestres e doutores que a produziram”, avalia Nilda.

A cerimônia de hoje inaugura mais um momento de reconhecimento e valorização dos percursos acadêmicos e saúda os 47 mestres e três doutores que concluíram seu mestrado ou doutorado. “Por meio desse grupo, congratulamos também os mais de 1, 3 mil mestres e 60 doutores que conquistaram seus títulos ao longo dos 23 anos da existência dos programas de pós-graduação stricto sensu da nossa Universidade. Muitos hoje são professores, pesquisadores e formadores de pesquisadores em nossa instituição, outros tantos o são em outras instituições do país e do exterior. Registramos assim nosso orgulho e satisfação com esse feito”, conclui a pró-reitora.