Após incidente, Reitoria anuncia revitalização de lago do Campus-Sede.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/09/2016 | Editado em 02/09/2016

Claudia Velho-2581Técnicos e professores da UCS estarão reunidos na próxima semana para discutir a recuperação e a reconstituição do lago que vazou na tarde da última quinta-feira (1 de setembro), no Campus-Sede, com o rompimento de um talude durante o reparo de uma tubulação. Com o incidente, a UCS irá analisar e acelerar um projeto de revitalização apresentado por um aluno do Mestrado de Engenharia e Ciências Ambientais, que prevê o tratamento paisagístico, com melhorias no espaço de convivência, espaço para caminhadas e ampliação da ilha que existe no lago.

Desde o incidente, a comunidade acadêmica – alunos de diversos cursos de Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Engenharia Civil, Agronomia, técnicos do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM), funcionários da UCS e voluntários – buscou resgatar centenas de carpas, cascudos, joanas e tartarugas. Foram utilizados equipamentos do ISAM, do Projeto Lagoas Costeiras (LACOS) e redes do Campus Universitário da Região dos Vinhedos e da Patrulha Ambiental (PATRAM), que cooperaram com a operação de resgate da fauna aquática.

A Universidade decidiu doar as carpas maiores a duas entidades: ao Banco de Alimentos e à SUSEPE – Superintendência dos Serviços Penitenciários de Caxias do Sul, que, na manhã desta sexta-feira (2) receberam dezenas de peixes que ainda estavam sendo resgatados no lago.

Lago 2Claudia Velho-2725Lago

Segundo a diretora do Instituto de Saneamento Ambiental da UCS, professora Vânia Schneider, os peixes menores foram colocados no lago ao lado do que vazou, seguido da instalação de uma bomba de aeração, para insuflar o oxigênio da água, em função do aumento da população no local. “Os próximos passos serão o esvaziamento total do lago e a retirada do lodo no fundo, que pode prejudicar o repovoamento, e realizada a contenção da barreira que deslizou”, comenta.

Para o reitor Evaldo Kuiava, que acompanhou parte do trabalho de salvamento dos peixes desde quinta-feira, “é preciso enaltecer o empenho de nossos alunos e funcionários no resgate dos animais aquáticos, bem como a intenção de restabelecer o local, para que continue sendo um espaço de convivência”.

Fotos: Claudia Velho