Há três décadas, UCS marca a sua presença na Região das Hortênsias.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/09/2016 | Editado em 14/09/2016

A presença da UCS na Região das Hortênsias – que completa 30 anos – se manifesta através de práticas focadas no desenvolvimento de ações nas áreas de turismo e serviços, bases da economia local. Para marcar as três décadas de existência da unidade universitária em Canela, foi realizado na terça-feira, dia 13 de setembro, um encontro que reuniu a Reitoria da UCS, representantes das prefeituras da região, de associações e entidades empresariais e comerciais, representantes de entidades civis e militares.

Descerramento da placa comemorativa aos 30 anos.

Todo o trabalho desenvolvido até os dias de hoje no Campus Universitário da Região das Hortênsias é a base para o futuro da região. E, para essa região, a diretora da unidade universitária, professora Margarete Fátima Lucca, mencionou projetos que visam a atender as necessidades da população local, a oferta de ensino de qualidade focado no mercado e nas condições particulares da comunidade regional e “para manter viva a nossa missão, que é a geração e compartilhamento do conhecimento, motor impulsionador do desenvolvimento sustentado”.

rc1080_348
Diretora do Campus, Margarete Lucca, expõe projetos futuros.

Entre os projetos apresentados estão: o Programa UCS Sênior Hortênsias (implantado no ano passado), o curso de aprendizagem de auxiliar nos serviços de alimentação (destinado a menores aprendizes), novos cursos de graduação (como os tecnólogos em Gastronomia, em Gestão do Turismo, em Eventos e em Hotelaria), os projetos de Educação Financeira e Educação Nutricional (desenvolvidos nas escolas de Ensino Médio, na intenção de contribuir com a formação dos adolescentes) e o Turismômetro (que visa construir diversos indicadores sobre o turismo na região). “Essas são algumas ações que estamos desenvolvendo com vistas ao fortalecimento da região e, por consequência, da nossa Instituição para os próximos anos”, salientou.

rc1080_505
Reitor Kuiava aponta a importância de parcerias para o desenvolvimento da região.

As novas potencialidades para retomar a área de vocação da região das Hortênsias foram ressaltadas pelo reitor Evaldo Kuiava, que afirmou a necessidade de parcerias entre empresas, setor público e a Universidade. “A UCS, presente nesta região, não consegue realizar a sua missão sozinha. São necessárias parcerias para afirmar o compromisso que temos na busca da formação. Queremos servir à comunidade, mas buscando a sustentabilidade”, disse. E concluiu: “Vocês podem se orgulhar dessa Instituição, porque vocês têm uma universidade que busca a qualidade”.

rc1080_328
Representantes da Região das Hortênsias prestigiam ato comemorativo aos 30 anos do Campus Universitário.

Campus em Canela

Instalada no município de Canela desde 1986 – com a transferência do curso de Hotelaria, que funcionava em Atlântida, no litoral – , a UCS hoje oferece cursos de graduação (Administração, Ciências Contábeis, Direito, Eventos, Hotelaria e Nutrição), de pós-graduação e diversos cursos de qualificação, em diferentes áreas do conhecimento.

Em 1993 foi inaugurada a nova sede e, em novembro de 2012, uma solenidade marcou o ato de criação do Campus Universitário da Região das Hortênsias, que até então era denominado Núcleo Universitário de Canela. A transformação do Núcleo em Campus reafirmou a importância da região das Hortênsias para a UCS. A região onde o Campus Universitário está instalado é formada por quatro municípios: Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.
No segundo semestre do ano passado foi implantado no Campus o Programa UCS Sênior Hortênsias, que oportuniza às pessoas a partir dos 50 anos a aquisição de conhecimentos, o convívio e a qualidade de vida.

A UCS Hortênsias visa a atender as necessidades e interesses da comunidade regional, através da formação acadêmica de graduação e de pós-graduação; da oferta de cursos, oficinas e palestras com foco na capacitação e aperfeiçoamento profissional; da realização de pesquisas; da prestação de serviços de consultoria; do Serviço de Assistência Jurídica gratuita; do Polo de Educação a Distância; do Laboratório de Gastronomia; do Programa UCS Sênior Hortênsias e do Ambulatório Nutricional.
Em seus 30 anos de atividade, a UCS – Campus Universitário da Região das Hortênsias formou mais de 2.500 profissionais que contribuem, através da sua formação acadêmica, para o progresso da Região e do País.

Fotos: Dinarci Borges