Reitoria planeja ações para o Campus Universitário Vale do Caí.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/09/2016 | Editado em 21/09/2016
Diretora do Campus Vale do Caí, Janete Maria Bonfanti, reitor Evaldo Kuiava e representante da CDL de São Sebastião do Caí, Renata Schaeffer.

Inserida na diretriz de aproximação da administração da UCS com as unidades da Universidade na região, representantes da Reitoria estiveram, na tarde desta quinta, dia 15, em reunião de planejamento com a direção do Campus Universitário Vale do Caí, em São Sebastião do Caí. Entre as prioridades, foram avaliados os procedimentos para a oferta de novos cursos de tecnologia e extensão, a melhoria de recursos técnicos e o aperfeiçoamento de recursos humanos da unidade. O encontro foi seguido da apresentação da nova diretora do campus, Janete Maria Bonfanti, e da assinatura de convênios entre a UCS e as CDLs dos municípios de São Sebastião do Caí e Brochier.

O reitor Evaldo Kuiava pautou seu pronunciamento em agradecimentos. Primeiramente, à comunidade de São Sebastião do Caí, por intermédio do prefeito Darci Lauermann, pelas providências para viabilizar o campus no município. “Se hoje temos a oportunidade de crescer e contribuir com esta região é graças a essa parceria, que esperamos que possa frutificar para exercermos cada vez mais a missão da Universidade”.

Agradecendo também à professora Carmen Schmitz pelos oito anos à frente da gestão do campus local, Kuiava explicou que a escolha da nova diretora seguiu o critério de manter a proximidade com a comunidade. “Decidimos por alguém que convive diariamente, entende os modos de pensar e agir das pessoas daqui, podendo dar continuidade a um trabalho sempre direcionado a atender melhor à comunidade”, apontou.

Participaram das atividades, além de Kuiava, o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilda Stecanela; o diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Bernardi; o chefe de Gabinete da Reitoria, Gelson Rech; o assessor de Planejamento e Orçamento, Roberto Boniatti; e o coordenador de Serviços da UCS, Celso Ferrarini.

Inserção na comunidade

Mestre e doutora em Filosofia, a nova diretora da unidade ingressou no corpo docente da UCS em 2004, tendo atuado como professora nos campus de Caxias do Sul, da Região das Hortênsias (Canela) e do Vale do Caí.

Destacando as “inúmeras possibilidades de inserção da UCS na região”, a nova diretora ressaltou a importância do diálogo com a comunidade visando ao atendimento das demandas locais. Entre suas prioridades iniciais estão a implementação de novos cursos na modalidade de Tecnologia (UCS.Tec) e o aumento da oferta de cursos de extensão, em parceria com entidades e empresas. “Pretendemos, com isso, atender à comunidade em geral, além da acadêmica”. Janete também pretende trabalhar pelo impulsionamento do polo tecnológico da região, com enfoque em tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Reitoria planeja inovações para o Campus Vale do Caí 2
Prefeito Darci Lauermann destacou apoio ao desenvolvimento da região proporcionado pela presença da UCS.

Desenvolvimento conjunto

Relembrando as ações do poder público de São Sebastião do Caí em parceria com a Universidade, o prefeito Darci Lauermann destacou a importância do funcionamento do Campus Vale do Caí há 15 anos na região. “Uma das melhores empresas que vieram para o Caí foi esta Universidade, por que é a empresa do conhecimento, e conhecimento ninguém nos tira”, considerou.

A partir disso, Lauermann enfatizou que a ampliação de parcerias públicas e privadas com a instituição “é vital para o desenvolvimento da UCS, para criar mais raízes aqui, e fundamental para o desenvolvimento de São Sebastião do Caí e região”.

Reitoria planeja inovações para o Campus Vale do Caí 3
Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli, destacou participação do Instituto de Materiais Cerâmicos no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS

TecnoUCS Vale do Caí

O vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli, lembrou que o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS teve início no Vale do Caí, com a instalação do Instituto de Materiais Cerâmicos (IMC), em 2011, no município vizinho de Bom Princípio, em parceria com o Estado. “Este campus é a porta de acesso a todos os recursos disponíveis em toda a Universidade, incluindo aqueles que constituem o conceito do parque: valor agregado, inovação e desenvolvimento científico-tecnológico”, explanou.

Apontando, como exemplo, as possibilidades locais no segmento do agronegócio, Graciolli reforçou a premissa do TecnoUCS de desenvolvimento conjunto com a comunidade em que a Universidade está inserida, a partir do fomento à pesquisa científica como base para a criação de soluções inovadoras.

Convênios com CDLs

A presença do Gabinete da Reitoria da UCS no Campus Universitário Vale do Caí também deveu-se à assinatura de convênios com as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) dos municípios de São Sebastião do Caí e Brochier. Os acordos visam à oferta de cursos de extensão destinados a gestores e funcionários do comércio. O coordenador de Serviços da UCS, Celso Ferrarini, destacou que a iniciativa aproxima a instituição da comunidade, por intermédio dos setores público e privado, permitindo a oferta de oportunidades para empresas e trabalhadores da região. “Estamos empenhados em conhecer as demandas das comunidades para levar a Universidade aonde suas soluções possam ser necessárias”, descreveu.

Campus abrange região com 170 mil habitantes

Oferecendo graduação em Direito, Administração, Ciências Contábeis e, na modalidade de Ensino à Distância (EaD), em Pedagogia, além de cursos de tecnologia, extensão e pós-graduação, o Campus Universitário Vale do Caí atende a uma região de cerca de 170 mil habitantes. Desde agosto de 2001 a unidade funciona em prédio próprio, às margens da RS-122, em uma área verde de 40 hectares.

A presença da UCS no Vale do Caí contribui para o desenvolvimento sustentável da região, principalmente nas áreas da cerâmica e da fruticultura, bases da economia local. As ações envolvem projetos de pesquisa em caracterização de matérias-primas para a indústria da cerâmica, no IMC; e para a melhoria tecnológica em fruticultura, em parceria com a Câmara Setorial da Citricultura do Vale do Caí.

O campus – assim como ocorre com as demais unidades da UCS na região – também é utilizado comunitariamente, por meio de convênios com a rede pública de ensino e pela disponibilização de espaços para atividades do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Vale do Caí, da Brigada Militar, entidades, associações comunitárias, entre outras. Além disso, tornou-se importante espaço de lazer e convivência aberto à população em geral.

Fotos: Claudia Velho.