Estudantes apresentam seus trabalhos de iniciação científica e tecnológica no Encontro de Jovens Pesquisadores.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/09/2016 | Editado em 03/10/2016

Encontro começa nesta terça-feira, dia 4, e se estende até quinta-feira, dia 6, no Campus-Sede.

claudia-velho-1281

 

A 24ª edição do Encontro de Jovens Pesquisadores e a 6ª Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia reunirá, de 4 a 6 de outubro,  a apresentação de 296 trabalhos  de iniciação científica e tecnológica, 94 na área de Ciências da Vida, 101 na área das Ciências Exatas e 101 na área de Ciências Humanas e Sociais. Esses trabalhos são de alunos de graduação da UCS e de outras instituições de Ensino Superior: acadêmicos que pela primeira vez atuam na pesquisa, bem como aqueles que já participam da iniciação científica e tecnológica há mais tempo. Estudantes do Ensino Médio, que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq Ensino Médio, também apresentarão seus trabalhos.

A apresentação oral e as sessões de pôsteres,  este ano,  estão organizadas em três locais diferentes, conforme a área de conhecimento: no Bloco V (Ciências Exatas), no Bloco 57 (Ciências da Vida) e no Bloco H ( Ciências Humanas e Sociais).  coordenador de Pesquisa, professor Guilherme Holsbach Costa, destaca que “cada uma das três áreas terá uma programação especial com uma mesa-redonda, onde se discutirá a aplicação da pesquisa realizada na Universidade e seu impacto na sociedade. Nossa expectativa é que a comunidade veja as perspectivas que a Universidade têm na produção de conhecimento nas mais diferentes áreas”.

Assim, no dia 4 de outubro (terça), no Bloco V, das 8 horas às 12 horas, estarão concentradas as pesquisas na área de Ciências Exatas, com sessões de apresentação oral dos trabalhos de iniciação científica e, das 13h30min às 15 horas, a sessão de pôsteres. As contribuições da pesquisa da UCS para a sociedade nesta área serão tema da mesa-redonda, na Sala 309, às 15 horas, com a professora Vânia Schneider, Julio Salecker (CERTEL), professor Otávio Bianchi e Juliano Ernzen (da Mantova Indústria de Tubos Plásticos Ltda). Logo após, acontece a solenidade de encerramento e entrega da premiação da área de Ciências Exatas.

Na quarta-feira, dia 5, no Bloco 57, será a vez dos trabalhos da área de Ciências da Vida, com sessões de apresentação oral dos trabalhos pela manhã, sessão de pôsteres à tarde e mesa-redonda (no auditório) com a presença da Secretária Municipal de Saúde de Caxias do Sul, Dilma Tessari e os professores Karina Giane Mendes e Roberto Luis Bigarella. Em seguida, acontece a solenidade de encerramento e entrega da premiação da área de Ciências da Vida.

E, no dia 6 de outubro, quinta-feira, os 101 trabalhos da área de Ciências Humanas e Sociais são apresentados no Bloco H: pela manhã, ocorrem as sessões de apresentação oral dos trabalhos de iniciação científica; no início da tarde a sessão de pôsteres e, às 15 horas, no auditório, palestra com a Irmã Maria do Carmo Santos Gonçalves (AESC – Associação Educadora São Carlos), o professor André Brayner Faria e Abdou Lahat Ndiaye (Billy). E, às 16 horas, será realizada a solenidade de encerramento e entrega da premiação da área de Ciências Humanas e Sociais.

Conheça o resumo dos trabalhos que serão apresentados nos três dias de encontro.

Foto: Claudia Velho