Mercopar: TecnoUCS apresenta contribuições para a inovação industrial.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 03/10/2016 | Editado em 06/10/2016

Oportunidades para empresas e setor público, surgidas com o Parque de Ciência Tecnologia e Inovação (TecnoUCS) , estão alinhadas aos conceitos da Indústria 4.0.

detalhes-mecanica-daniela-schiavo-1920A Indústria 4.0, também chamada de 4ª Revolução Industrial, será destaque na 25ª edição da Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que ocorre de 4 a 7 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Conceitos sobre inovações em automação, controle e tecnologia da informação com aplicação em processos de manufatura, troca de dados por sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem, proporcionando planejamento e execução de produção on line, serão enfocados em dois espaços do Salão da Inovação do evento – o de Realidade Virtual e outro de Simulação da Indústria 4.0.

Segunda melhor universidade (entre as comunitárias e privadas) do país em Inovação por cinco anos consecutivos, e quinta melhor em Pesquisa, conforme o Ranking Universitário Folha deste ano, a UCS, alinhada ao contexto da 4ª Revolução Industrial, vai apresentar, na Mercopar, diferenciais em qualidade em prestação de serviços, ações de fomento ao empreendedorismo e a conceituação dos parques científicos-tecnológicos de 4ª geração, no qual se enquadra o TecnoUCS – Parque de Ciência Tecnologia e Inovação, lançado no final do ano passado.

Qualidade e Inovação

Além da temática do estande e do enfoque no estreitamento de relações entre a universidade, o poder público e o setor privado na construção de soluções para o desenvolvimento econômico e social da região, o posicionamento da UCS no evento será marcado pela apresentação de quatro workshops abertos ao público (veja conteúdos e programação abaixo).

“O TecnoUCS opera com a oferta do conhecimento gerado na Universidade, transformado diretamente em aplicações de mercado, seja pela criação ou aperfeiçoamento de produtos, como também de métodos e processos”, define o coordenador de Serviços da UCS, Celso Ferrarini. “Assim, a Mercopar se constitui em um contexto de identificação de oportunidades de atuação conjunta, com o setor produtivo, em inovação e desenvolvimento tecnológico”, complementa.

A MERCOPAR

A 25ª edição da Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial reúne cerca de 300 expositores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além da China. Estarão em evidência os lançamentos, novidades e produtos que são destaques nos setores de automação industrial, borracha, eletroeletrônica, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais, criando um ambiente para a troca de informações e encaminhamento de negócios.

O evento é realizado pelo Sebrae/RS e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação pode ser obtido pelo site www.mercopar.com.br. O horário de visitação é das 14h às 21h, e a entrada, gratuita.

WORKSHOPS:

Dia 5/10, quarta:

18h30 – ISO 17.025 e a Qualidade nos Laboratórios da UCS – prof. Iraci Stedile, coordenadora da Qualidade dos Laboratórios de Serviços Tecnológicos

Apresentação do Programa de Gestão e Qualidade da UCS, de seus indicadores de desempenho, e dos serviços dos laboratórios – inseridos no contexto do TecnoUCS para o atendimento de demandas e para o relacionamento com o mercado. Também serão abordados os principais conceitos técnicos da norma ISO 17025 (para o uso de laboratórios de calibração e ensaio no desenvolvimento de seu sistema de gestão da qualidade).

19h45 – Avaliação da Conformidade e Certificação de Produtos com o professor Jadison Fabricio de Souza, coordenador do Laboratório de Tecnologia e Pesquisa da UCS:

Abordagem do histórico e do funcionamento dos processos de certificação de qualidade no Brasil, estruturados na tríade Inmetro (órgão regulamentador)/ Organismo Certificador/ Laboratório Acreditado.

Com laboratórios acreditados por órgãos federais e estaduais, a UCS é hoje uma referência, no segmento industrial, para os setores da metalurgia, eletroeletrônica e construção civil, entre outros, na execução de ensaios certificadores, tanto compulsórios como voluntários, tendo como parceiros permanentes, por exemplo, empresas como grupo Randon e Tramontina.

Dia 6/10, quinta:

18h30 – Empreendedorismo – prof. Eloide Pavoni, coordenadora do Programa de Empreendedorismo da UCS

O momento histórico, o contexto econômico e os recursos tecnológicos mudam constantemente, mas as características fundamentais do perfil empreendedor atravessam épocas e situações como necessidade primordial para o sucesso. No atual mercado, persistência, criatividade e iniciativa devem orientar-se para a inovação, de modo ao empreendimento tornar-se bem-sucedido.

E, para que a inovação aconteça, a qualidade das percepções (das necessidades dos públicos, da realidade do ambiente e das potencialidades) precisa estar combinada com o estabelecimento de conexões (entre o que já existe no mercado, entre pessoas e entre conhecimentos) – formando a base conceitual e comportamental para os novos negócios.

19h45 – Parques Tecnológicos – prof. Enor Tonolli Jr, coordenador-executivo do TecnoUCS:

Os parques tecnológicos se caracterizam pela gestão do conhecimento produzido nas universidades e aplicados nas empresas. Se inserem entre os dois universos de modo a transformar aquilo que é gerado – pela pesquisa científica e multidisciplinaridade, dentro da Educação Superior –, em aplicações de mercado, contribuindo para a geração de inovação, ampliando a competitividade e favorecendo a configuração de empreendimentos de alto impacto.

Como parque de 4ª geração, o TecnoUCS se caracteriza pela estruturação de uma rede de conhecimento entre UCS, empresas e poder público, com atuação orientada para o desenvolvimento social e econômico local, regional e mundial.