TecnoUCS: gestão de processos enfoca maior eficiência produtiva com redução de desperdícios.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/10/2016 | Editado em 18/02/2019

Workshop sobre metodologia internacional voltado a executivos e gestores da indústria, comércio e serviços ocorre nesta quarta, às 19h, no Campus-Sede.

workshop-produtividadeA qualificação de processos – tanto para a produção industrial como para as atividades de comércio e para a prestação de serviços – será objeto do workshop Aumento de Produtividade Através da Gestão de Processos que o Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia (CCET) promove nesta quarta-feira, dia 5, a partir das 19h, na Sala Florense do Bloco M do Campus-Sede da UCS. A atividade se insere no contexto de transferência de conhecimento para o mercado, um dos contextos de atuação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS da Universidade de Caxias do Sul.

O evento deve reunir cerca de 80 representantes de empresas de Caxias do Sul e região, entre gerentes, coordenadores, analistas de qualidade e demais gestores ligados à produção, além de executivos interessados em agregar novas estratégias competitivas a seus negócios. A entrada é franca.

“Nosso objetivo é apresentar o conceito de lean thinking (pensamento enxuto), que pode ajudar a aumentar a produtividade e a competitividade de qualquer tipo de negócio, agregando valor, reduzindo desperdícios e custos, melhorando desempenho e o conhecimento dos processos por toda a organização”, descreve o professor coordenador de Extensão do CCET, Daniel Faccin.

Com palestra do consultor Frank Rudkowski, especialista em Engenharia de Confiabilidade, o workshop terá como programa temático:

  • O Brasil e sua posição competitiva
  • Os pilares competitivos das organizações
  • Estratégias internas para a gestão de custos e melhoria de desempenho: Organização e padronização; Tempo real de produção; Fluxo de processo; Layout; Administração da qualidade do processo; Otimização do uso de ativos.

Agregação de valor em qualquer modelo de negócio

O lean thinking  (pensamento enxuto) é uma metodologia para obter rapidez nos processos mediante a eliminação de diversos tipos de desperdícios – como produção em excesso, movimentação desnecessária e subutilização de recursos – tendo como resultado melhora na eficiência e diminuição de custos. Foi originalmente concebida pela montadora japonesa Toyota, nos anos 1980, e vem sendo aplicada por um número cada vez maior de empresas, inclusive na área de serviços (financeiros, de saúde, varejo, seguros, entre outros).

Um dos segmentos em que as vantagens do conceito são mais notórias é o das exportações. De acordo com Faccin, multinacionais que estão adquirindo empresas brasileiras e nacionais que desejam ingressar no mercado exterior deparam com a necessidade de implementar o lean thinking tanto para obter certificações necessárias no comércio internacional como para ter condições de concorrências com empresas de outros países.

Contudo, ressalva o professor, isso não significa que o método se restrinja ao setor industrial ou grandes corporações. “Muitas empresas do comércio e de serviços, por exemplo, ainda não sabem o quanto podem melhorar seus resultados baseados nessa metodologia. Reduzir desperdícios e melhorar a eficiência são meios de agregar valor a qualquer tipo de negócio”, destaca.

Formação

A partir disso, o TecnoUCS, por meio do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, vai oferecer uma formação de analistas em lean thinking, na modalidade de extensão universitária. Com carga horária de 120 horas, o curso será ministrado por especialistas nas áreas de Gestão Estratégica da Produção; Custos Industriais; Engenharia da Produção; Six Sigma – Black Belt; e Gestão da Qualidade, Competitividade e Certificações.

Informações: (54) 3218-2883 e extensaoccet@ucs.br, com o professor Daniel Faccin.