Mercopar: workshops sobre parques tecnológicos e empreendedorismo aproximam a universidade do setor industrial.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/10/2016 | Editado em 18/02/2019

Contribuições do conhecimento produzido na universidade para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado são destaque nas apresentações

Coordenador-executivo apresentará conceituação do TecnoUCS como gestor do conhecimento inserido entre a universidade e o mercado.
Coordenador-executivo Enor Tonolli Jr: conceituação do TecnoUCS como intermediador entre universidade e mercado.

A contribuição científica para o empreendedorismo será destaque nas atividades da Universidade de Caxias do Sul nesta quinta, dia 6, na 25ª Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que ocorre desde terça no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

De acordo com pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), 34% dos entrevistados deseja ‘ter seu próprio negócio’ contra 23% que preferem ‘fazer carreira numa empresa’. A taxa de empreendedorismo no país, conforme o levantamento, foi de 39,3% em 2015, a maior dos últimos 14 anos.

Com esta perspectiva, a UCS apresentará dois workshops em seu estande no evento na noite de hoje. Às 18h30, a coordenadora do Programa de Empreendedorismo da instituição, professora Eloide Pavoni, falará sobre as características do empreendedor nas novas condições de mercado, em que gerar inovação estabelece-se como o diferencial competitivo mais relevante. Em seguida, o coordenador-executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, professor Enor Tonolli Jr, apresentará a conceituação dos parques científico-tecnológicos, capazes de transformar o conhecimento produzido nas universidades em soluções para o mercado (veja sinopses abaixo).

300 expositores – A 25ª edição da Mercopar reúne cerca de 300 expositores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além da China. Estão em evidência na feira os lançamentos, novidades e produtos que são destaques nos setores de automação industrial, borracha, eletroeletrônica, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais, criando um ambiente para a troca de informações e encaminhamento de negócios. A realização é do Sebrae/RS e da Hannover Fairs Sulamérica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG.

WORKSHOPS UCS – Dia 6/10, quinta:

18h30 – Empreendedorismo – prof. Eloide Pavoni, coordenadora do Programa de Empreendedorismo da UCS

O momento histórico, o contexto econômico e os recursos tecnológicos mudam constantemente, mas as características fundamentais do perfil empreendedor atravessam épocas e situações como necessidade primordial para a competitividade. No atual mercado, persistência, criatividade e iniciativa devem orientar-se para a inovação, de modo ao empreendimento tornar-se bem-sucedido.

E, para que a inovação aconteça, a qualidade das percepções (das necessidades dos públicos, da realidade do ambiente e das potencialidades) precisa estar combinada com o estabelecimento de conexões (entre o que já existe no mercado, entre pessoas e entre conhecimentos) – formando a base conceitual e comportamental para os novos negócios.

19h45 – Parques Científico-Tecnológicos – prof. Enor Tonolli Jr, coordenador-executivo do TecnoUCS:

Os parques tecnológicos se caracterizam pela gestão do conhecimento produzido nas universidades e aplicados nas empresas. Se inserem entre os dois universos de modo a transformar aquilo que é gerado – pela pesquisa científica e multidisciplinaridade, dentro da Educação Superior –, em aplicações de mercado, contribuindo para a geração de inovação, ampliando a competitividade e favorecendo a configuração de empreendimentos de alto impacto.

Como parque de 4ª geração, o TecnoUCS se caracteriza pela estruturação de uma rede de conhecimento entre UCS, empresas e poder público, com atuação orientada para o desenvolvimento social e econômico local, regional e mundial.