TecnoUCS: “Pensamento enxuto” é caminho para aumento de produtividade.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 07/10/2016 | Editado em 18/02/2019

Metodologia internacional em gestão de processos, que enfoca eliminação de desperdícios, foi debatida em workshop promovido pela UCS com executivos e gestores de 80 empresas

20161005_193914
Encontro reuniu executivos, gerentes, coordenadores, analistas de qualidade e demais gestores ligados à produção.

Responsável por 18% do custo médio de um produto no Brasil, o processo produtivo é a principal variável sobre a qual o empreendedor pode agir para reduzir custos e ganhar produtividade. E uma das medidas mais eficientes e de resultado imediato – tanto para a produção industrial como para o comércio e a prestação de serviços – é a eliminação dos diversos desperdícios, transformada em estratégia competitiva do negócio.

Com esta abordagem, o Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia (CCET) promoveu o workshop Aumento de Produtividade Através da Gestão de Processos na noite de quarta-feira, dia 5, na Sala Florense do Bloco M do Campus-sede da UCS. A atividade insere-se no contexto de transferência de conhecimento e relações com o mercado do Parque de Ciência, Tenologia e Inovação – TecnoUCS da Universidade de Caxias do Sul. Participaram cerca de 80 representantes de empresas de Caxias do Sul e região entre executivos, gerentes, coordenadores, analistas de qualidade e demais gestores ligados à produção.

Prioridade é redução de custos

custo-medio-de-produto-no-brasil-postit-01O encontro teve como palestrante o consultor e especialista em Engenharia de Confiabilidade, Frank Rudkowski, que abriu a exposição informando sobre a queda do Brasil do 57º (em 2014) para o 75º lugar (2015) em um ranking internacional de competitividade. O levantamento também constatou, junto a investidores, as razões para a retração da qualidade do empreendedorismo nacional, sendo apontados: baixo índice geral de educação, falta de capacidade de inovação, baixa eficiência produtiva, infraestrutura limitada, déficit das contas públicas e corrupção.

Para fazer frente a este cenário, o estudo revelou que a principal medida buscada pelas empresas, com 45% dos apontamentos, é a redução de custos de produção, pretendida por meio de melhorias de processo e pelo aumento de capacidade de linha produtiva.

Como, dentre as variáveis de custo (veja tabela), o processo produtivo é aquela com mais possibilidade de intervenção pelo empreendedor, o consultor apresentou, ilustrando a argumentação em estudos de caso, ações que podem assegurar maior qualidade e eficiência, propondo ajustes em organização e padronização, verificação de tempo real de produção, revisão de fluxo de processos, adequação de layout de fábricas, manutenção de qualidade de processos e melhor utilização de ativos.

Aplicação em qualquer empreendimento

20161005_193133
Para o consultor Frank Rudkowski, melhoria de processos é principal variável sob gestão da empresa.

A abordagem é sustentada no conceito lean thinking (pensamento enxuto), metodologia voltada à obtenção de rapidez nos processos mediante a eliminação de desperdícios – como produção em excesso, movimentação desnecessária e subutilização de recursos. Originalmente concebido pela montadora japonesa Toyota, nos anos 1980, o método vem sendo aplicado por um número cada vez maior de empresas, de diferentes portes e segmentos econômicos.

De acordo com o professor coordenador de Extensão do CCET, Daniel Faccin, o lean thinking não é um recurso exclusivo para grandes indústrias, conforme suposição comum no meio empreendedor. Ou seja, além de, no setor industrial, ser aplicável também em empresas de médio e pequeno porte, a metodologia é igualmente útil para os segmentos de comércio e de serviços.

“Reduzir desperdícios e melhorar eficiência são meios de agregar valor a qualquer tipo de negócio”, destaca Faccin. “O pensamento enxuto ajuda a aumentar a produtividade e a competitividade e a agregar valor ao empreendimento, pela capacidade de reduzir custos, melhorar o desempenho produtivo e proporcionar o conhecimento dos processos por toda a organização”, complementa.

UCS OFERECE FORMAÇÃO DE ANALISTAS

Em resposta à demanda de mercado – de contar com uma estratégia de redução de custos e de aumento da eficiência produtiva – o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia vai oferecer uma formação de analistas em lean thinking, na modalidade de extensão universitária. Com carga horária de 120 horas, o curso será ministrado por especialistas nas áreas de Gestão Estratégica da Produção; Custos Industriais; Engenharia da Produção; Six Sigma – Black Belt; e Gestão da Qualidade, Competitividade e Certificações. Mais informações: site www.ucs.br/portais/ccet/; telefone 54.3218.2883; e e-mail extensaoccet@ucs.br, com o prof. Daniel Faccin.