Curso, em parceria com o CBAB, aborda temas avançados em Biotecnologia.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/10/2016 | Editado em 14/02/2024

Realizado com recursos do CNPq/MCTI e do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia, curso é coordenado por professores do Instituto de Biotecnologia e da Universidad Nacional de Cuyo.

enzimas-0015Cerca de 14 alunos – graduados, estudantes de pós-graduação e jovens docentes das áreas de Biotecnologia, Biologia, Bioquímica e áreas afins – participam do curso de “Macromicetos: seleção, produção e aplicação de enzimas e outros metabólitos”, no Bloco 57, no Campus-Sede. Os participantes são do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Argentina e permanecem na UCS até o dia 21 de outubro.

O curso é realizado com recursos do CNPq/MCTI e do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia. A atividade é coordenada pela professora Marli Camassola e ministrada por professores e pesquisadores da UCS, da área da Biotecnologia, e da Universidad Nacional de Cuyo, na Argentina.

Destinado à formação de recursos humanos para atuar na identificação, isolamento e seleção de macrofungos produtores de enzimas e metabólitos para aplicações biotecnológicas, o curso visa ainda capacitar os participantes a atuarem em processos de produção de macrofungos e seus metabólitos em cultivos em estado sólido e submersos, bem como realizações de análises para determinações de atividades enzimáticas, atividades antioxidantes, além da realização de ensaios de aplicação de enzimas e metabólitos em cultivos de células, em processos de produção de produtos biotecnológicos (ex. etanol e xilitol) e em processos de biorremediação.

Esse curso é inteiramente gratuito para os participantes, por meio de uma parceria com o Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia, viabilizado com recursos obtidos através de submissão de proposta ao edital MCTI/CNPQ/CBAB Nº 16/2015 – Seleção pública de propostas de cursos para formação de recursos humanos em Biotecnologia. Os participantes foram selecionados mediante avaliação de currículo e justificativas sobre o porquê seria importante a realização deste curso para a sua formação.

O corpo docente é composto pelos doutores: Marli Camassola, Aldo J.P. Dillon, Mirian Salvador, Sergio Echeverrigaray Laguna, Roselei Claudete Fontana, Marisa Campos Santana e a professora convidada Dra. Stela Maris da Silva, egressa do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da UCS e professora da Universidad Nacional de Cuyo.

Foto: Daniela Schiavo