Exposição reúne trabalhos do 10º Salão Campus 8 e 3º Prêmio Koralle.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/10/2016 | Editado em 18/10/2016

Até o dia 31 de outubro, a comunidade poderá prestigiar os trabalhos selecionados e premiados no 10° Salão Campus 8 – Cidade das Artes e 3º Prêmio Koralle. A exposição encontra-se no hall inferior do Centro de Artes e Arquitetura. Em dezembro, de 1º a 17, a mesma exposição estará na Sala de Exposições Temporárias do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

O Salão – que tem como objetivos divulgar, valorizar, mostrar, discutir as produções dos alunos e integrar os cursos que trabalham com criação ( Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Design, Música, Design de Interiores, Design de Moda, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Tecnologias Digitais) – recebeu, nesta edição, trabalhos de 18 acadêmicos e, desses, foram selecionados, pela comissão julgadora composta por cinco membros convidados da área de artes visuais, produções de 15 inscritos. Pinturas, fotografias, colagens digitais, instalações, uma escultura, uma intervenção e um videoarte foram as linguagens escolhidas pelos participantes.

Premiados

1-lugar-marina-rombaldi
1º lugar – Trêsporquatro – Reproduções de pinturas em técnica mista aplicada em bastidores de madeira. Autora: Marina Rombaldi – Bacharelado em Artes Visuais.
2º lugar – Política Fóssil (Eduardo Cunha, Marco Feliciano, Michel Temer, Jair Bolsonaro, Levy Fidelix, Silas Malafaia) – Fotografia em Marrom Van Dike sobre pedra. Autora: Carolina Luchese – Bacharelado em Artes Visuais.

 

3-lugar-nicole-martinato-02
3º lugar – Viva haste Morta – Cabelo, fita crepe e caneta nanquim sobre Moleskine. Autora: Nicole Martinato – Bacharelado em Artes Visuais.
mencao-aurora-nunez-frente
Menção honrosa – Canales – Instalação com objetos encontrados. Autora: Aurora Nunez – Bacharelado em Artes Visuais.

O trabalho vencedor foi a obra Trêsporquatro, composta por nove reproduções de pinturas a óleo sobre canvas aplicadas em bastidores de madeira, medindo 23 x 23 cm (cada) e 81 x 81 cm (total), da acadêmica em Artes Visuais (Bacharelado), Marina Costamilan Rombaldi. Sobre o seu trabalho, a vencedora diz: “Trêsporquatro surgiu a partir de uma série chamada ‘Coleção de Faces’ composta de 20 retratos fictícios, coletados da minha memória visual ao longo dos anos e dos sketchbooks, pintados a óleo sobre canvas. Após, os retratos foram fotografados, impressos em tecido e trabalhados manualmente. A referência de estudo veio, principalmente, das pinturas murais do artista Rodrigo Branco. Porém, o trabalho também sofreu influência das faces despreocupadas e distorcidas, ilustradas por Amy Hunting.”

 

Além da oportunidade de apresentarem suas produções nas exposições, todos os acadêmicos selecionados receberam atestados de participação. Já os três melhores classificados e a menção honrosa foram contemplados com as seguintes premiações: 1º lugar, uma disciplina de 4 créditos em um dos cursos de Artes Visuais no ano de 2017 + 1 Kit Koralle; 2º lugar, 50% de desconto do valor em um curso oferecido pelo Programa de Linguagens da Arte (PLA), equivalendo como horas de Atividade Complementar, no ano de 2017 + 1 Kit Koralle; 3º lugar, 25 % de desconto do valor em um curso oferecido pelo Programa de Linguagens da Arte (PLA), equivalendo como horas de Atividade Complementar, no ano de 2017 + 1 Kit Koralle e, a menção honrosa, um Kit UCS.

O 10º Salão Campus 8 e o 3º Prêmio Koralle é uma realização do Centro de Artes e Arquitetura e Koralle Comércio e Materiais de Desenho, com apoio do Arte na Escola/Polo UCS, Unidade de Artes Visuais, Cooperativa Vinícola Nova Aliança e Pastifício Giulian, com parceria da Associação Chico Lisboa e Atelier Plano B.

Selecionados

Aline Chaves, do curso de Artes Visuais – Bacharelado: “Entre o céu e o inferno onde andam os homens – Ato I e Ato II” – Colagem digital

Ana Bertoldi, do curso de  Artes Visuais – Bacharelado: S/ Título – Instalação

Bruno Eder, do curso de Arquitetura e Urbanismo: S/ Título – Mista s/ lona

Ciana Moraes e Carina Pasqual, do curso de Artes Visuais – Licenciatura: “Desespero em três atos” – Fotografia digital manipulada em alto contraste

Fernando Costa, do curso de Artes Visuais – Licenciatura: “Entre nós” – Intervenção com laser e espelhos no prédio do Campus 8

Júlia Aguiar, do curso de Artes Visuais – Bacharelado: “Tênue – pequenos êxitos, restos, lixos, acervos e coleções” – Instalação]

Ketlim Favero, do curso de Artes Visuais – Licenciatura: “10´8” – Videoarte

Mel Gonçalves, do curso de Artes Visuais – Licenciatura: “O resignado” – Óleo s/ tela

Rejane Ghellar, do curso de Artes Visuais – Licenciatura: “Guerreiro crucificado” – Escultura com materiais descartados na natureza

Renan Isoton, do curso de Design de Moda: “Lado B/G” – Óleo s/ tela

Fotos: divulgação