Programa UCS Sênior – Educação e Longevidade recebe homenagem do parlamento caxiense.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/10/2016 | Editado em 18/10/2016

Evento da tarde desta terça-feira, dia 18, foi marcado com música e elogios ao êxito do programa extensionista da UCS.

b2c4e2f1a8f6bf546244b6f1db98f949

O Programa UCS Sênior – Educação e Longevidade chegou aos 25 anos de existência em 2016 com reconhecimento do Legislativo Caxiense. Na tarde desta terça-feira, dia 18 de outubro, antes da sessão ordinária, a Câmara Municipal prestou uma homenagem ao Programa. De autoria coletiva, o requerimento 49/2016, que propôs a cerimônia desta terça-feira, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Abrindo a cerimônia, o Coral Vívere, formado por integrantes do Programa e comandado pelo Maestro José Dotti, entoou a canção ‘Vira, Virou’, de Kleiton e Kledir. Apresentaram, ainda, o jingle do Programa UCS Sênior e um pot-pourri de músicas italianas.

Ao relembrar que, em julho deste ano, participou da cerimônia de colação de grau de Celestino Costella, de 90 anos, o reitor Evaldo Antonio Kuiava parabenizou os professores e participantes do Programa, que atualmente é coordenado pelo professor Delcio Antônio Agliardi. Para o reitor, o UCS Sênior é referência em âmbitos regional e nacional, além de servir de exemplo para outras instituições de ensino. “Viver é experimentar continuamente, e o UCS Sênior consegue exercer isso na prática”, elogia. Também participou da homenagem o professor Marcelo Faoro de Abreu, coordenador de Extensão da Universidade, que abrange o Programa UCS Sênior.

Representando os demais vereadores, o parlamentar Rafael Bueno salientou que Caxias do Sul é referência em qualidade de vida para a Terceira Idade, citando os grupos de convivência e espaços de lazer existentes no município. Alda Ludgren, diretora de Proteção Social da Fundação de Assistência Social (FAS), comentou que, no final de sua formação acadêmica, atuou diretamente no UCS Sênior. Ainda segundo ela, participar do Programa reflete positivamente na saúde dos participantes.

Sobre o UCS Sênior

Ainda no início da década de 1990, percebendo o aumento da porcentagem da população com mais de 60 anos, a Universidade de Caxias do Sul passou a arquitetar uma iniciativa que estimulasse o envelhecimento ativo, ampliando sua vocação de desenvolver a cultura do cuidado humano.

A existência de pesquisas nessa área e a articulação com a sociedade civil foram fatores de influência. Inicialmente, surgiu a ARATI, Associação Regional de Apoio à Terceira Idade. Posteriormente, o programa estruturou-se como UNTI (Universidade da Terceira Idade). Finalmente, em 2014, passou a se chamar Programa UCS Sênior – Educação e Longevidade. Em julho, o Programa completou 25 anos de existência.

mont

Fotos: Rodrigo Rossi.