UCS e APL Metalmecânico qualificam empresas do setor automotivo visando exportações.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/10/2016 | Editado em 21/10/2016
vagner-espeiorin-7985
Reitor Evaldo Kuiava destacou importância da aplicação do conhecimento produzido na Universidade pelas empresas, melhorando a produtividade e gerando inovação.

Universidade é capacitadora no único projeto em execução no Estado – abrangendo Marcopolo e 31 fornecedoras – que integra programa do Ministério da Indústria e Comércio

A Universidade de Caxias do Sul vai atuar na capacitação de 31 empresas da cadeia do setor automotivo caxiense, parceiras da Marcopolo SA, como fornecedoras de classe mundial, de acordo com normas do comércio internacional.

O grupo faz parte do Programa de Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores (PDCF), pelo qual o Ministério da Indústria e Comércio financia ações de capacitação nos setores metalúrgico e de óleo e gás, por meio de Instituições de Ensino Superior. Em parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico de Caxias do Sul, a UCS é a única universidade, no Estado, a estar a frente de um dos 25 projetos atualmente em curso em todo o país.

A conjugação entre o ministério, UCS, APL e Marcopolo (como empresa-âncora), em torno do programa, se iniciou em 2014. As atividades estenderam-se ao longo dos últimos dois anos até a transição para a etapa atual, de qualificação empresarial, que se inicia em novembro. Conforme o diretor do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (IPES-UCS), Roberto Birch Gonçalves, que coordena o projeto na Universidade, a capacitação abrange seis dimensões: gestão, processos, estratégias, sustentabilidade, inovação e resultados. “O objetivo do programa é o fomento econômico, desenvolvendo redes de fornecedores capazes de atuar mundialmente”, explica.

Esta fase, composta por oficinas e eventos de capacitação, ocorre até o final de fevereiro de 2017, sendo sucedida por consultorias individualizadas junto às empresas até julho. Por fim, ocorrerão auditorias de avaliação e a documentação das participantes, com certificação conferida pela UCS.

Incentivo à inovação – O cronograma e o planejamento de ações foram definidos em reunião realizada esta semana entre o IPES e representantes da Marcopolo e das 31 fornecedoras. Na ocasião, o reitor da UCS, Evaldo Kuiava, observando a classificação da Universidade como segunda melhor do Brasil em Inovação e quinta em Pesquisa Científica, de acordo com a edição 2016 do Ranking Universitário Folha, entre as instituições comunitárias e privadas, destacou a importância da relação da instituição com mundo empresarial.

“Queremos, além de formar profissionais e empreendedores qualificados para o mercado, oferecer serviços e transmitir conhecimentos que não fiquem restritos ao universo acadêmico, mas que possam impactar no dia a dia das empresas, qualificando processos, melhorando a produtividade, impulsionando o desenvolvimento e promovendo a inovação”, ressaltou.

Desenvolvimento – O Ministério da Indústria e Comércio investiu R$ 1,1 milhão no PDCF do setor automotivo aplicado em Caxias do Sul, com contrapartida da Universidade. Em acordo com o APL Metalmecânico, que congrega mais de 2 mil empreendimentos do setor, foi definida a participação apenas de empresas caxienses, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e econômico local. “A expectativa é que estas empresas habilitem-se a fornecer produtos com capacidade de entrada em qualquer mercado, podendo desenvolver novas parcerias no comércio internacional”, destaca Birch.

Foto: Vagner Espeiorin