2º Pitch-Day StartUCS ocorre nesta quinta, no Campus-Sede.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/10/2016 | Editado em 03/12/2020

Evento destina-se à apresentação de projetos de novos negócios, no tempo de cinco minutos cada, a potenciais investidores.

O programa de incentivo ao empreendedorismo, startups e inovação StartUCS realiza nesta quinta, dia 27, seu segundo pitch-day – evento de apresentação sumária de projetos de negócios para potenciais investidores. O evento é o desfecho da segunda edição da iniciativa, realizada de maio a outubro deste ano, e ocorre a partir das 19h30min, no auditório do Bloco E.

Os gestores dos seis empreendimentos, desenvolvidos em 20 encontros de geração de novos negócios do StartUCS, terão cinco minutos para apresentar suas ideias a investidores, aceleradores de negócios, empresários, autoridades e comunidade acadêmica. O encontro é aberto aos alunos do Programa de Empreendedorismo da UCS, cuja disciplina é ministrada em 33 cursos de graduação, e a demais interessados.

Os projetos, desenvolvidos por professores, alunos e egressos, possuem base tecnológica e propõem melhorias inovadoras para os setores de Biotecnologia, Saúde Humana, Saúde Animal, Educação, Internet das Coisas e Tecnologias Sociais (confira relação ao final da matéria).

No mês de novembro será aberto edital para a inscrição de participantes na terceira edição do StartUCS, prevista para ser executada durante 20 encontros entre abril e outubro do próximo ano.

Como funciona O StartUCS – Transformando Ideias em Negócios é um programa do Ecossistema Empreendedor UCS em funcionamento desde o segundo semestre de 2015. Tem por objetivo contribuir para a inserção de negócios inovadores de base tecnológica no mercado, de forma sustentável e competitiva, ao mesmo tempo estimulando a capacidade empreendedora de estudantes, professores, funcionários e egressos da Universidade.

O trabalho do StartUCS é caracterizado pela pré-aceleração de empreendimentos, o que significa, no universo da Administração, o desenvolvimento do modelo de negócio. Para tanto, cada reunião tem a mentoria de um ou mais especialistas e consultores, do mercado ou da Universidade, das áreas de tecnologia, modelagem de negócios, pesquisa de mercado, investimentos, contabilidade, finanças, jurídica e de gestores e empreendedores da Incubadora Tecnológica da UCS.

Ao longo do processo, os conhecimentos são testados diretamente no mercado, por meio de pesquisas de viabilidade e da interação com potenciais clientes, fornecedores e parceiros. Somadas às trocas de experiências entre os participantes e ao acompanhamento dos coordenadores e consultores, essas ações teórico-práticas embasam a montagem do plano de negócio de cada empreendimento, que é apresentado no pitch-day.

COMO PARTICIPAR DO STARTUCS

* Inscrições: devem ser feitas por formulário obtido no site www.ucs.br/site/startucs/ e entregue na sala 110 do Bloco 59 do Campus-Sede (de segunda a sexta, das 8h às 11h30 ou 13h30 às 18h).

* Processo seletivo: No mês de novembro será aberto edital para a inscrição de participantes na terceira edição do StartUCS. A seleção ocorrerá até março e os encontros de desenvolvimento de negócios ocorrem entre abril e outubro do próximo ano.

* Autoria: cada projeto pode ter de dois a quatro integrantes, sendo vedada a presença de uma mesma pessoa em mais de um negócio. A participação é aberta a alunos, professores, funcionários e egressos da UCS.

PROJETOS APRESENTADOS NO 2º PITCH-DAY UCS

Phyto Tech – (Biotecnologia) – André Zampieri – Plataforma tecnológica que envia alertas a produtores de cítricos sobre a necessidade de irrigação e aplicação de defensivos, com base em informações climatológicas.

Woundata – (Saúde) – Regina Helena Medeiros – Sistema para tratamento de lesões.

Tecer – Incluindo Pessoas, Potencializando Empresas – (Tecnologias Sociais) – Deise Campara de Lima – Plataforma virtual para o compartilhamento de informações voltadas à inclusão.

Savewg – (Internet das Coisas) – Esequiel Berra de Mello – Sistema de gerenciamento de consumo de energia elétrica, água e gás em tempo real, através de um aplicativo móvel.

Mynous – (Educação) – Marcelo Prado Amaral Rosa – Ferramenta online para organização e gestão de projetos/ideias.

Musle – (Saúde Animal) – Lucas Teixeira Sandre – Aplicativo para gestão da vida e saúde de animais de estimação.

CONTATO: Coordenação do Programa do Empreendedorismo da UCS – Bloco 59, sala 110 – Campus-Sede – (54) 3218-2034 – Empreendedorismo@ucs.br