Revitalização do Campus-Sede tem parceria da Rio Grande Energia (RGE).

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/10/2016 | Editado em 28/10/2016
claudia-velho-0231
Reitor Evaldo Kuiava e diretor presidente da RGE José Carlos Saciloto Tadiello plantam um Ipê Amarelo em frente à Reitoria para formalizar convênio.

O plantio de uma muda de Ipê Amarelo, a flor símbolo do Brasil, em frente ao Bloco A, marcou o início da revitalização do Campus-Sede. Um convênio entre UCS e a Rio Grande Energia (RGE), para a recomposição florística e a harmonia paisagística do Campus-Sede, foi assinado na tarde desta sexta-feira, 28 de outubro, entre o reitor Evaldo Kuiava e o diretor presidente da RGE, José Carlos Saciloto Tadiello.

Esta iniciativa, que enfatiza o compromisso das instituições com ações sustentáveis que buscam o aumento da qualidade de indicadores ambientais do Campus-Sede, terá ações de reflorestamento e adensamento com essências florestais nativas, em locais de lazer e em áreas de preservação permanente. O projeto “Revitaliza UCS” também irá proporcionar a criação de locais de lazer, com bosques e pomares de árvores frutíferas nativas, bem como atividades associadas à pesquisa acadêmica, a serem desenvolvidas por alunos da universidade.

claudia-velho-0217
Parceria foi formalizada nesta sexta-feira e início da revitalização já contabiliza mais de 100 mudas.

Na primeira etapa do projeto, a ser desenvolvida ainda este ano, serão plantadas 200 mudas de espécies nativas diversas do Rio Grande do Sul, de até dois metros de altura, com atrativos estéticos e frutíferos objetivando o embelezamento e a atração da avifauna – na manhã desta sexta-feira, mais de 100 mudas já haviam sido plantadas. Placas acrílicas identificarão o projeto, contendo informações e logomarcas da UCS, ISAM e da RGE. O plantio das mudas maiores será realizado pelos funcionários da RGE. A revitalização contará com 45 espécies de árvores nativas, distribuídas em locais próximos aos blocos, calçadas, estacionamentos e áreas de lazer.

A RGE entregará lotes anuais de mudas próprias para adensamento e diversificação florística das áreas de preservação permanente, de acordo com os estudos das necessidades e importância das espécies para a biodiversidade local, bem como serão plantadas mudas de grande porte.

Fotos: Claudia Velho