4º Pitch-Day apresenta negócios e empresas inovadoras com potencial de mercado.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/11/2018 | Editado em 03/12/2020

 Encontro, realizado no dia 8 de novembro, evidenciou os negócios pré-acelerados neste ano durante o StartUCS, programa de incentivo ao empreendedorismo, startups e inovação da UCS.

A quarta edição do Pitch-Day do StartUCS, programa de incentivo ao empreendedorismo, startups e inovação da Universidade de Caxias do Sul, evidenciou o trabalho desenvolvido pela Instituição no fomento ao empreendedorismo regional. Os negócios das dez empresas participantes do programa neste ano – que oferecem soluções inovadoras para áreas como da saúde, agrícola, de varejo e de seguros – foram apresentados aos seus pares, a potenciais investidores e interessados na última quinta-feira, 8 de novembro, no auditório do Bloco E.

Em 2018, o StartUCS promoveu 30 encontros, de abril a novembro, voltados à consolidação, execução e constituição de negócios. A atuação contemplou a modelagem das ideias, mentoria jurídica, financeira, contábil, de marketing digital, sobre relacionamento com a equipe, pitchs, entre outras abordagens, todas a partir de mentores com vasta experiência no mercado. Ao final de sua participação no programa, as empresas constituídas têm a opção de permanecer no espaço de coworking, ingressar na Incubadora Tecnológica (ITEC-UCS) ou ir diretamente para o mercado.

O processo seletivo para a edição 2019 do StartUCS – Transformando Ideias em Negócio parte de edital para a chamada de projetos, que tem a divulgação programada para o mês de dezembro, na página do programa.

Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação
“O Pitch-Day é um momento de apresentação do trabalho desenvolvido em fomento ao empreendedorismo regional”, explicou o coordenador-executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, professor Enor Tonolli Jr., no evento em que contextualizou o suporte da UCS às iniciativas empreendedoras, a partir de seu Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação. Na oportunidade, o professor destacou a dedicação institucional à promoção do desenvolvimento e da inovação, que no StartUCS se dá a partir do suporte gratuito para a criação de negócios inovadores oferecido a acadêmicos, professores, egressos e funcionários. Agradecendo a apoiadores e parceiros, o coordenador relembrou a trajetória do StartUCS, iniciada em 2015, que resulta, hoje, na submissão de 99 projetos, 49 deles pré-acelerados no programa – e projetou sua inserção nacional e internacional, a partir da atuação das empresas participantes.

Uma das mais importantes aceleradoras de negócios do país, a Ventiur esteve representada no Pitch-Day por seu fundador e diretor-executivo, Sandro Cortezia. Parceira do TecnoUCS no processo de aceleração das empresas, a Ventiur atua na mobilização de redes de investidores para auxiliar empreendedores em seu desenvolvimento, impulsionando um ingresso mais rápido no mercado de trabalho. Cortezia apresentou o trabalho realizado pela empresa com  as startups e com a Universidade, e celebrou a evolução da consciência sobre a importância de inovar. “Investir em novos negócios é investir no Brasil, é o empreendedor que faz a diferença, e juntos a gente consegue chegar lá”, resumiu.

Empreendedorismo científico: pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico

Professora Geisa apresenta a Calíope 3D.

O Programa de Empreendedorismo atua também com um novo componente: o empreendedorismo científico, a partir de uma abordagem que busca conectar a produção científica, tanto em pesquisa como a partir de trabalhos de conclusão de curso, ao universo empreendedor. A professora Elóide Pavoni, coordenadora do Programa, ilustra essa conexão, lembrando que, neste ano, o StartUCS teve a participação de três projetos na área da saúde: um deles oriundo de pesquisa realizada na UCS; outro proveniente de trabalho de conclusão de curso e que migrou, durante o processo do StartUCS, para o segmento de pesquisa; e o último, que vinha sendo desenvolvido por uma aluna da Universidade em parceria com terceiros, também se dirigiu para a pesquisa. “Casos como esses nos mostram o quanto estar vinculado a uma universidade no desenvolvimento de projetos de novos negócios pode oportunizar o aprofundamento de produtos e processos e, consequentemente, aumentar significativamente a probabilidade de sucesso”, explica a coordenadora.

O negócio de produção de guias cirúrgicas com biomateriais por prototipagem 3D intitulado Calíope 3D ilustra o empreendedorismo científico. A atuação da startup formada pelos professores da área do conhecimento de Ciências da Vida Geisa da Silva Medeiros (física médica), Fernanda Miotto (química) e Felipe Corá (cirurgião dentista), volta-se a procedimentos de colocação de implantes dentários e de auxílio à reposição óssea, auxiliando nos processos com previsibilidade cirúrgica, na redução das taxas de insucesso e das etapas cirúrgicas. A ideia partiu de aplicações de pesquisas desenvolvidas na UCS, observando-se a realidade do cirurgião dentista quanto aos processos e procedimentos disponíveis. Geisa acredita que a participação no StartUCS possibilitou viabilizar a ideia da pesquisa científica em um modelo de negócios, com transformação real e consolidada do projeto. “Confirma que a hélice tríplice é possível, universidade-indústria-governo em consonância com as propostas de modelo de negócio escalável, como é o caso de nossa startup, em um movimento de empreendedorismo científico”.

A docente explica que os processos de mentoria auxiliaram a idealização, prototipagem e concretização das propostas que, anteriormente ao Programa, eram proposições mentais, além da realização de um plano de negócios. “O espaço disponível na UCS, pelo coworking, viabiliza o networking com pessoas de diversas áreas, das startups, professores, alunos e setores empresariais, aceleradoras e investidores”. A proposta, agora, é seguir aprimorando técnicas, procedimentos e aplicações dos biomateriais, desenvolver a Calíope 3D para tornar-se referência nas aplicações de biomateriais e processos compatíveis com as necessidades profissionais e “expandir as aplicações para outras áreas da saúde para propiciar qualidade de vida aos pacientes, através da pesquisa científica aliada com o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo científico”, define.

Up Bionics

Projetos apresentados no 4º Pitch-Day
Agaz – Plataforma que conecta clientes aos revendedores de água mineral e gás por meio de aplicativo.
Calíope 3D – Produção de guias cirúrgicas, por prototipagem 3D com biomateriais, para procedimentos de colocação de implante dentário e/ou cirurgias de reconstituição bucomaxilofacial e auxílio à reposição óssea.
Cicma Med – Protetor de fios que oferece proteção nas extremidades salientes de fios de Kirschner, possibilitando mais conforto e segurança a pacientes em pós-operatório.
CTe Brasil – Plataforma de emissão de conhecimento de transporte eletrônico, o CT-e, a partir de qualquer dispositivo com internet no país.
Demetra – Software para gestão agrícola.
Faaseg – Plataforma de cotações online que possibilita sugerir ou buscar corretoras próximas, facilitando e agilizando o processo de contratação de seguros.
Phigamma – Sistema de travamento eletromecânico para portas.
Otimalg – Métodos de otimização para o setor logístico.
Up Bionics – Desenvolvimento de próteses mioelétricas para membros superiores.
Vectis – Gerenciador de serviços inspirado no Kanban, através de ferramenta web e mobile.

 

Fotos: Claudia Velho