Medicina veterinária dispõe de blocos cirúrgicos para animais de grande e de pequeno porte.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 03/11/2016 | Editado em 16/11/2016

Universidade é a única instituição de ensino superior da região a oferecer blocos cirúrgicos e radiologia digital tanto para animais de pequeno como de grande porte.

A Universidade de Caxias do Sul é a primeira instituição de ensino da região Nordeste do RS a oferecer duas clínicas com blocos cirúrgicos para atendimento de animais de pequeno e de grande porte. Com este diferencial, o curso de Medicina Veterinária da UCS permite a execução de aulas práticas de alto nível, conforme exigido em aproximadamente 55% das disciplinas. Instalada em 2013, a graduação, com programa de cinco anos, formará os primeiros profissionais no final do ano que vem.

Além das clínicas, o curso da UCS também é o único que conta com dois aparelhos de última geração para exames de radiologia digital, um dos sistemas de diagnóstico por imagem disponibilizados – o outro é o de ultrassom digital, para o qual são destinados três equipamentos (dois com dopler, tecnologia que permite imagens em cores, e outro convencional, para aulas práticas em campo). Os laboratórios da especialidade, por sua vez, asseguram a realização de exames como hemogramas, de bioquímica sanguínea, de citologia e outros auxiliares de diagnóstico.

Bloco Cirúrgico - Animais de Pequeno Porte
Bloco Cirúrgico – Animais de Pequeno Porte
Clínica de Animais de Grande Porte

 

“Com esta estrutura temos condições de qualificar a formação acadêmica dos alunos e também de ofertar serviços à comunidade, em atendimento clínico e cirúrgico, tanto para animais de pequeno como de grande porte”, observa o coordenador do curso, professor Leandro do Monte Ribas. Ele ressalva que, embora até o momento as cirurgias executadas sejam de baixa complexidade, a perspectiva é de, em breve, estender o atendimento para todo o tipo de demanda.

Como estruturas acadêmicas, as clínicas e laboratórios são utilizados para as aulas práticas e os estágios extracurriculares (na forma de plantões e monitorias). Já os serviços são prestados por meio de convênios firmados com ONGs de proteção animal e com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A Universidade atende aos animais sob cuidado da Prefeitura desde que o município assumiu a atividade da Soama, e planeja a oferta de serviços específicos – que não concorram com as clínicas particulares – à comunidade em geral.

Clínica para Animais de Pequeno Porte

Em funcionamento no Bloco 47 do Campus-Sede, a Clínica para Animais de Pequeno Porte conta com quatro ambulatórios para cães e um para gatos, blocos de internação e de isolamento (para doenças infectocontagiosas) para ambas espécies, sala de nutrição e dispensário de medicamentos.

O bloco cirúrgico tem capacidade para realização de três cirurgias simultâneas, com equipamento de anestesia inalatória e monitores cardíacos. É composto ainda por sala de preparação dos pacientes, sala de antissepsia, sala de recuperação e vestiário.

Clínica de Animais de Grande Porte no Bloco 56
Atendimento clínico para animais de pequeno porte
Atendimento clínico para animais de pequeno porte

 

Clínica para Animais de Grande Porte

No Bloco 56 está instalada a Clínica para Animais de Grande Porte, com duas áreas de atendimento com tronco de contenção para equinos e bovinos, seis baias para alojamento durante o tratamento clínico e sala de recuperação.

No bloco cirúrgico, a ser completado com a instalação de equipamentos, há sala de indução e recuperação anestésica e a sala cirúrgica. O setor ainda conta com um solário (área de pastagem e de banho de sol para os animais).

Ambas as clínicas serão extensões do Centro de Diagnóstico, Tratamento e Pesquisa Veterinária, conceito mais ampliado que o de um hospital (especialmente pela estruturação visando à pesquisa científica), cujo projeto está em fase de captação de recursos para a construção.

OUTROS RECURSOS

Unidade Móvel Veterinária – Além das clínicas, o curso dispõe de uma unidade móvel disponível para o treinamento dos estudantes e no serviço à comunidade. Composta por três ambulatórios para atendimento clínico de cães e gatos e sala de espera, a unidade é utilizada em campanhas educativas e prestações sobre saúde animal, além de projetos de extensão, que também se constituem em possibilidade de prática pelos alunos.

Jardim Zoológico – Um importante diferencial do curso de Medicina Veterinária da UCS é a integração com o Jardim Zoológico da Universidade. Inaugurado em 1997, o espaço ocupa uma área de 20 mil m² e abriga aproximadamente 120 animais de 48 espécies diferentes, entre répteis, aves e mamíferos.

O Zoo da UCS funciona como centro de recuperação e abrigo de animais silvestres apreendidos em cativeiro ilegal ou encaminhados pela comunidade quando encontrados debilitados, feridos ou órfãos, recebendo cuidados especiais e alimentação adequada conforme a espécie e idade. Os animais podem permanecer no Zoo, serem encaminhados para criadouros legalizados ou reintegrados à natureza.

Laboratório de Análises Clínicas
Laboratório de Análises Clínicas – Bloco S
Exame de Ultrassonografia
Exame de Ultrassonografia

 

Curso de dispõe de 70 vagas para 2017

O curso de Medicina Veterinária está integrado à área da Saúde e busca formar médicos veterinários capazes de relacionar-se com os diversos segmentos e atuar em equipes multidisciplinares. A formação está focada nas exigências sociais e nas necessidades do desenvolvimento regional e nacional, defendendo a saúde e o bem-estar animal, a saúde pública, a produção animal, a produção de alimentos saudáveis e a preservação ambiental.

clinica-de-grandes-2Com currículo de cinco anos, o curso tem aulas nos períodos da tarde, vespertino e noite. Para o próximo Vestibular de Verão UCS – cujas inscrições ocorrem até quinta, dia 10, e as provas no dia 27 de novembro – estão disponibilizadas 70 vagas de ingresso.

Pesquisa – o curso de Medicina Veterinária é responsável pelo Núcleo de Inovação e Desenvolvimento (NID) em Diagnóstico Veterinário da UCS, que tem o objetivo de organizar linhas de pesquisa que darão suporte a métodos diagnósticos.

Ligas acadêmicas – grupos de estudo são formados por alunos e professores do curso para discussão de temas visando à qualificação de áreas específicas de interesse. Atualmente, existem as ligas de medicina equina, de clínica de pequenos animais, de medicina de ruminantes e de produção animal, reunindo cerca de 100 estudantes.

Eventos o curso de Medicina Veterinária da UCS é responsável por diversos eventos do segmento exclusivos na região, destacando-se o Simpósio de Equideocultura, a Noite da Pecuária (com temáticas de produção animal) e o Nutrivet (de orientações em nutrição de cães e gatos), além de preventivas a tumor de mama em animais de pequeno porte, entre outras.

Saiba mais: www.ucs.br/portalcurso/216/

Coordenador: prof. Leandro do Monte Ribas – lmribas@ucs.br – 54.3218.2701 | Central de Atendimento UCS: atendimento@ucs.br – 54.3218.2145

Fotos: Claudia Velho  e Tsheislin Ramos.