28º Festival de Turismo de Gramado tem participação dos cursos da área de Turismo e Hospitalidade.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/11/2016 | Editado em 08/11/2016
Plantio da Árvore da Integração.

A Universidade de Caxias do Sul teve participação destacada no 28º Festival de Turismo de Gramado (FESTURIS), realizado nos dias 4 e 5 de novembro. Além da divulgação de cursos e ações na área da Hospitalidade, foi realizado o lançamento da UCS Escola de Eventos e houve a celebração de parcerias com empresas do setor e a participação da Universidade como apoiadora do Plantio da Árvore da Integração.

Na Feira de Negócios, o estande da UCS recebeu a visita de empresários e formadores de opinião do trade turístico, alunos, professores e profissionais formados pela Instituição, que puderam conhecer os cursos de extensão, de graduação, de especialização, de mestrado e de doutorado nas áreas de Eventos, Gastronomia, Hotelaria e Turismo oferecidos pela UCS.

Um dos acordos de cooperação assinados pelo vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli foi com o Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Sul (SINDETUR-RS), representado, na ocasião, por seu presidente, Paulo Arthur Chagas de Queiroz, visando à capacitação e qualificação dos associados do sindicato por meio da UCS Escola de Viagens. O vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli e o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), Evandro Schütz, assinaram acordo de cooperação para o desenvolvimento de ações conjuntas para qualificação desses segmentos e a realização do estudo de impacto ambiental do evento Abeta Summit 2016 a ser realizada por professores e estudantes do Curso de Engenharia Ambiental, em Três Coroas, de 6 a 10 de novembro. Autoridades do trade turístico nacional e estadual prestigiaram a celebração das parcerias, entre eles, Michel Tuma Ness, vice-presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTUR); João Augusto Machado e Rita Vasconcelos, presidente e vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS), além dos diretores da Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos, promotora do Festuris,  Eduardo Zorzanello e Marcos Vinícius Rossi.

Silvio Luiz Gonçalves Vianna, Michel Bregolin, Rita Vasconcelos, Evandro Schütz, Bruna Dachery, Odacir Deonisio Graciolli, Michel Tuma Ness, Paulo Artur Chagas de Queiroz, Margarete Fátima Lucca, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi.

Ao destacar a importância da aproximação entre a UCS e o setor de Hospitalidade e Hotelaria, os representantes das entidades enfatizaram o papel das parcerias que visam melhorar o turismo como um todo.  Em seu pronunciamento o vice-reitor ressaltou a atenção da UCS às demandas da sociedade e dos setores, bem como sua capacidade de colaborar com o desenvolvimento por meio do conhecimento, condição cada vez mais reconhecida pelas colocações de destaque obtidas pela UCS em diferentes rankings de ensino, pesquisa e inovação do país.

Durante a cerimônia, foi anunciada a implantação, no próximo ano, da UCS Escola de Eventos, no Campus Universitário da Região das Hortênsias, com funcionamento similar às escolas de Gastronomia e de Viagens, já implantadas. Por fim, o vice-reitor participou em conjunto com os diretores da Rossi e Zorzanello e de outras autoridades, do plantio da Árvore da Integração, que teve como homenageado neste ano, o senhor Evandro Schütz, presidente da ABETA, instituição parceria da Universidade.

 

Fotos: Antônio Carlos Cardoso