UCS e três APLs debatem desenvolvimento tecnológico e possibilidades de network.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/11/2016 | Editado em 18/02/2019

Encontro reunirá empresas dos setores de Automação, Automotivo e de Tecnologia de Informação. Guilherme Holsbach Costa, coordenador de Pesquisa da UCS, falará sobre “Visão Computacional Aplicada aos Processos de Fabricação”.

Representantes dos arranjos produtivos locais (APLs) de três segmentos – Automação e Controle, Metalmecânico e Automotivo e de Tecnologia da Informação – reúnem-se nesta quinta, dia 10, na Universidade de Caxias do Sul, para um encontro no qual serão debatidas as oportunidades de desenvolvimento tecnológico e possibilidades de network entre as empresas e entre as empresas e a UCS.

A atividade, que se inicia às 14h, na sala Sincontec do Bloco J, no campus-sede, tem como base a reunião periódica do Automação de Eletroeletrônica, Automação e Controle, que envolve empresas, órgãos públicos, entidades e instituições de ensino superior de 10 cidades do eixo Porto Alegre-Caxias do Sul.

Com a presença de empresas do APL Metalmecânico e Automotivo e do Trino Polo (de TI), ambos de Caxias do Sul, será estabelecido o contexto para a discussão de parcerias e apresentações sumárias (elevator pitch).

Na ocasião, o coordenador de Pesquisa, professor Guilherme Holsbach Costa, apresentará palestra Visão Computacional Aplicada aos Processos de Fabricação.

Programação

14h – Apresentação da UCS – Professor Celso Ferrarini

14h20min – Apresentação do APL Automação e Controle – Ciro Copello

14h40min – Apresentação das empresas participantes (elevator pitch), no tempo de 2 minutos cada

15h30min – Coffee-break com troca de cartões

16h – Palestra Visão Computacional Aplicada aos Processos de Fabricação, com o coordenador de Pesquisa da UCS, Guilherme Holsbach Costa

17h – Encerramento

O que é um  APL

Um Arranjo Produtivo Local se caracteriza por reunir um conjunto significativo de empresas, com vínculo entre si e atividade produtiva dominante, distribuídas em um mesmo território, associadas a órgãos governamentais, instituições de ensino e entidades de classe.

O APL Eletroeletrônico Automação e Controle surgiu em 2008 tendo como missão articular e alavancar o desenvolvimento do segmento por meio de ações de capacitação em gestão, da inovação e da busca de novos mercados, resultando em aumento da competitividade das empresas integrantes.

Referente ao eixo Porto Alegre – Caxias do Sul, o APL reúne ainda organizações de outras oito cidades: Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.