Representantes da UCS e da Tramontina analisam novas soluções para produtos e processos.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/11/2016 | Editado em 18/02/2019

Pesquisas nas áreas de materiais plásticos, cerâmicos e metálicos podem resultar em aplicações na fabricação de utensílios domésticos.

Parceiras há mais de 20 anos em desenvolvimento de produtos e em prestação de serviços, a UCS e a Tramontina realizaram workshop para a avaliação de novas possibilidades de transformar em aplicações produtivas os resultados de pesquisas desenvolvidas na Universidade.

tramontina-e-ucs
No Laboratório de Utensílios Domésticos, que integra o LAMEC, pesquisadores realizam, entre outros serviços tecnológicos, testes e certificação de produtos Tramontina.

 

A ênfase da atividade, ocorrida na tarde de segunda-feira, dia 7, no Centro de Eventos da sede da empresa, em Carlos Barbosa, direcionou-se aos trabalhos científicos sobre materiais plásticos, cerâmicos e metálicos que podem vir a contribuir com a formulação de soluções inovadoras na fabricação de utensílios domésticos. Também foram abordados os processos que envolvem a Engenharia de Produção, conforme as linhas de pesquisa de programa de pós-graduação na área.

“Estamos avaliando juntos como essas tecnologias e conhecimentos podem colaborar com a empresa na otimização de processos de toda sua cadeia de produção”, observa o coordenador de Serviços da UCS, Celso Ferrarini.

A atividade reuniu cerca de 90 gestores, coordenadores e engenheiros das unidades da Tramontina sediadas em Carlos Barbosa, Garibaldi, Farroupilha e Canoas. Na ocasião, a Universidade esteve representada por:

– Odacir Graciolli, vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.

– Celso Ferrarini, coordenador de Serviços.

– Robinson Cruz, diretor do Instituto de Materiais Cerâmicos – IMC/UCS.

– Janaína Crespo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais.

– Gabriel Vidor, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

– Cícero Zanoni, diretor do Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Tecnologia do Campus Universitário da Região dos Vinhedos.

– Diego Piazza, professor da área de polímeros do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia.

– Miguel Ângelo Santin, sub-reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos.

– Carlos Figueroa, coordenador do Laboratório de Caracterização de Superfícies em Nanoescala.

 Fotos: Claudia Velho