Orquestra Sinfônica realiza concerto especial de aniversário.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/11/2016 | Editado em 12/07/2017

Espetáculo será apresentado dia 20 de novembro, no UCS Teatro, e contará com o violinista italiano, radicado no Brasil, Emmanuele Baldini.

emmanuele-baldini-queila-susa-clicart-studio-04
Violinista Emmanuele Baldini (Foto Clicart Studio)

A Orquestra Sinfônica da UCS, que completa 15 anos neste mês, irá realizar um concerto especial de aniversário, no dia 20 de novembro, às 19 horas, no UCS Teatro. A apresentação receberá, como convidado especial, o violinista italiano, radicado no Brasil, Emmanuele Baldini, atualmente spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, a Orquestra apresentará duas obras muito conhecidas de Pablo de Sarasate, a Zigeunerwisen (Arias Ciganas), Op. 20, e a Fantasia sobre temas da Ópera “Carmen”, que serão soladas pelo violinista convidado na primeira parte do programa; e, na segunda parte, a obra mais popular de Rimsky-Korsakov, a Suite Sinfônica Scheherazade, que descreve em música o conto “As Mil e Uma Noites”.

A Orquestra Sinfônica integra os vários programas que a Universidade possui em prol da formação artístico-cultural da cidade e da região. Teve sua estreia no dia 22 de novembro de 2001 e, desde então, busca fomentar a música de concerto para contribuir no desenvolvimento cultural do indivíduo, com vistas no resultado coletivo, agindo em prol da construção de uma sociedade culturalmente enriquecida.

2001_orquestra-e-borghetti
Orquestra Sinfônica, em 2001, em apresentação no UCS Teatro com a participação do acordeonista Renato Borghetti e maestro convidado Cláudio Ribeiro (Foto: Berenice da Silva)

Sua estrutura é formada pela coordenação artística, pela equipe de produção e apoio, e pelos músicos distribuídos entre cordas, madeiras, metais, percussão e piano.
Suas atividades são planejadas com a finalidade de estabelecer um papel educativo e social, afinadas com as diretrizes da UCS.

A Orquestra tem como objetivo a formação e a consolidação de uma cultura artístico musical constante, com influência na rotina das pessoas, no âmbito local e regional. Atua fomentando a cultura, a difusão artística com ações de acesso à música de concerto, e o intercâmbio com maestros, solistas e grupos convidados, nacionais e estrangeiros.

Neste ano, a Orquestra completa 15 anos de existência com uma significativa trajetória, tanto para a Universidade, como para Caxias e para o estado do Rio Grande do Sul. Em 2014, ela recebeu o prêmio Referência Educacional da 20ª edição do Prêmio Líderes & Vencedores, conferido pela Assembleia Legislativa do Estado do RS e Federasul. Ainda no ano de 2014, a Orquestra lançou seu primeiro CD e, em 2015, seu primeiro DVD, com a participação da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul.

A coordenação geral da Orquestra é de Moacir Lazzari e a direção artística é do maestro Manfredo Schmiedt.

Os ingressos à disposição no valor de R$ 10,00 (dez reais) para o público em geral, e a 5,00 (cinco reais) para idosos e estudantes, na Loja Spaço Omini, na Galeria Universitária; na Livraria do Maneco, no Centro; e no Posto Deltha (em frente à Prefeitura Municipal de Caxias do Sul).

A Orquestra Sinfônica da UCS tem o patrocínio da Unimed Nordeste e o apoio do Simecs e do LionsEduC.