UCStore e Farmácia Escola qualificam cursos e ampliam serviços à comunidade.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/11/2016 | Editado em 17/11/2016

Campus-Sede ganha dois novos espaços que fortalecem os laços entre a Universidade e a comunidade externa e qualificam os cursos de graduação da Instituição.

claudia-velho-1891claudia-velho-1886

Realizada no início da tarde desta quinta-feira, dia 17, a solenidade de inauguração da UCStore e do novo espaço da UCS Farmácia Escola marcou a concretização de uma importante etapa de dois projetos que, segundo depoimento do reitor Evaldo Kuiava, irão qualificar os cursos de graduação da Universidade, ampliar a gama de serviços oferecidos à comunidade interna e externa, e gerar recursos para serem aplicados em novas ações de qualificação institucional.

UCS Farmácia Escola: exercitando a prática de cuidar das pessoas

claudia-velho-2-9Desde 2004, funcionando no Bloco S, a Farmácia Escola passa a ocupar as salas 2 e 3 da Galeria Universitária e, temporariamente, está com os serviços de manipulação suspensos. Com a comercialização de medicamentos e produtos de perfumaria, a  Farmácia Escola mantém seu principal objetivo, que é proporcionar ao acadêmico de Farmácia um espaço para a vivência da prática profissional, conforme estabelecido nas diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (Resolução CNE/CES 2, de 19 de Fevereiro de 2002).O diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professor Dagoberto Vanoni de Godoy, destacou a nova localização da Farmácia Escola, que “favorece o acesso da comunidade” e a finalidade principal de oferecer ao acadêmico de Farmácia a vivência da prática profissional supervisionada, através dos estágios curriculares ou das bolsas trabalho. “Como laboratório de ensino, a Farmácia Escola irá proporcionar uma melhor formação para os estudantes que terão contato com o mundo real, com o atendimento à comunidade e a orientação sobre o uso correto de medicamentos”.

claudia-velho-2-7Conforme as Resoluções n° 44 (2009) da ANVISA e n°357/01 do CFF, a Farmácia Escola cumpre com os requisitos de funcionamento. Possui licença atualizada e expedida pela autoridade sanitária local e atende às Boas Práticas Farmacêuticas para o controle do funcionamento, dispensação, e comercialização de produtos e prestação de serviços farmacêuticos em drogarias.

A UCS Farmácia Escola funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h e das 16h às 20h. Camila Romana Dalpiccoli, farmacêutica responsável, coordena a equipe, que atualmente compõe-se de duas atendentes e três bolsistas – duas com bolsa trabalho do Projeto Integrar e uma em estágio curricular.

UCStore: fortalecendo e disseminando a marca UCS.claudia-velho-1948
Com a inauguração da UCStore, as pessoas interessadas em adquirir um produto com a marca da UCS já sabem aonde ir. Voltada para valorizar e disseminar a marca UCS, como disse a diretora do Centro de Ciências Sociais, professora Maria Carolina Rosa Gullo, a UCStore comercializará produtos variados e será também um espaço de aprendizagem para estudantes dos cursos da área de Administração, Marketing e Design.

Além do exercício da prática profissional de diferentes disciplinas, esse ambiente poderá ser utilizado para estudo de casos e Trabalhos de Conclusão de Curso. Entre suas finalidades também se destaca a prospecção, entre os projetos desenvolvidos na Universidade, de ideias para novos produtos que possam ser confeccionados e comercializados na UCStore, valorizando a criatividade e o espírito empreendedor da comunidade acadêmica.

claudia-velho-1688claudia-velho-1684Localizada na Galeria Universitária, a UCStore funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados, das 9h30min às 12h. O coordenador é Ladir Fabris, que tem a colaboração de duas funcionárias.

Fotos: Claudia Velho