Jubileu de Prata e Mérito Universitário: solenidade homenageia professores e funcionários.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/11/2016 | Editado em 21/11/2016

Funcionários que completaram 10 anos de atuação no Hospital Geral também foram homenageados.

Os acordes do Hino Universitário Internacional conduziram, na noite da última sexta-feira, 18 de novembro, os professores e funcionários com 25 e 15 anos de atuação na Universidade de Caxias do Sul, no Hospital Geral, no Centro de Teledifusão Educativa (CETEL), no Centro Tecnológico (CETEC) e os funcionários com 10 anos no Hospital Geral. A solenidade de outorga, no UCS Teatro, reuniu autoridades acadêmicas – entre Pró-Reitores, presidentes da Associação dos Docentes e dos Funcionários – e familiares dos homenageados, com uma apresentação especial do duo de violinos da Orquestra Sinfônica da UCS, com Emerson Aguiar e Rodrigo Maciel, que dedicaram a música “Primavera”, de Vivaldi, aos homenageados.

claudia-velho-2163
Professores e funcionários com 15 anos de atuação.

O reitor Evaldo Kuiava entregou aos professores e funcionários da UCS a medalha alusiva ao Jubileu de Prata e ao Mérito Universitário. Aos funcionários do Hospital Geral, coube ao diretor Sandro Junqueira, e aos funcionários do CETEC e CETEL, respectivamente, à diretora Ana Cristina Possapp Cesa e ao diretor Jacob Raul Hoffmann.

A funcionária do Hospital Geral Katiucia Andressa Selva Griboski falou em nome dos funcionários homenageados pelos 10 anos de atuação na instituição de saúde. Ela ressaltou o ambiente harmonioso – e de equipe – existente no hospital, onde todos fazem parte da “família HG”. “Aprendemos valores, competência, profissionalismo no cuidado da saúde do outro e a arte de cuidar de quem nunca se viu na vida. Estamos em uma instituição cada vez mais sólida e sabemos que nada se faz sozinho”, disse.

A solidariedade que há entre professores e funcionários da UCS foi enfatizada pelo professor João Vicente Franco de Godolphim, outorgado com a Medalha do Mérito Universitário, lembrando de um acidente com seu filho. “Somos uma grande família. Nossos colegas – e muitos nem conhecemos pessoalmente – mostram-se solidários com o que nos acontece. Aqui, todos nós temos nossas diferenças, mas temos um propósito em comum, um DNA que transforma nosso trabalho, nossos estudos, nossas pesquisas”.

claudia-velho-2167
Homenageados com 25 anos de atuação na UCS.

Coube à funcionária Luciane Bernardi falar em nome dos homenageados com a Medalha Jubileu de Prata. Para ela, “o sentimento é de gratidão. A data é especial, pois são um quarto de século de trabalho dedicado à Universidade. Temos tantas histórias vividas, momentos compartilhados, momentos também difíceis, mas cada um de nós construiu sua história de trabalho aqui para poder participar do crescimento dessa Instituição. Este é o reconhecimento que valoriza nossa contribuição à Universidade e cada um de nós cresceu junto com ela”.

Os 25, 15 ou 10 anos de uma caminhada de escolhas, muitas lutas e muitas conquistas foram destacados pelo reitor Evaldo Kuiava. Citando Confúcio – “Encontre um trabalho que ama e você nunca mais trabalhará um dia sequer em sua vida” – Kuiava comentou que “fazer o que se gosta alivia as dificuldades e os obstáculos que encontramos no dia a dia. Acredito que o mais importante foi cada um ter encontrado o seu caminho, projetar e realizar o seu projeto de vida com a UCS. E cada um conseguiu promover uma caminhada digna de se orgulhar e hoje obter o reconhecimento e a admiração dos familiares, das pessoas que amam e gostam de vocês, dos colegas da Instituição da qual fazem parte”.

claudia-velho-2173
Funcionários com 10 anos no Hospital Geral.

O orgulho que cada um sente ao ter contribuído com a construção da instituição também foi ressaltado pelo reitor: “O orgulho de ajudar a Universidade a cumprir a sua missão, o orgulho de quem ajudou essa Universidade que hoje ocupa, segundo o último ranking da Folha de São Paulo, a segunda melhor do Brasil em Inovação e a quinta em Pesquisa. No Rio Grande do Sul, é a segunda melhor Universidade e a quinta do país entre as comunitárias e privadas”.

Em nome da Fundação Universidade de Caxias do Sul, o reitor agradeceu aos homenageados que fazem da sua profissão um ideal, “mesclando a arte de ensinar com a capacidade de convivência, tornando-se um referencial para os alunos, partilhando suas próprias experiências acumuladas como testemunho de vida. Queremos agradecer pelas contribuições significativas ao longo desses anos à nossa Instituição”.

Fotos: Claudia Velho